Frank “The Voice” Sinatra

Música sábado, 27 de março de 2010

Antes de mais nada, a boa educação manda eu me apresentar, já que este é o meu primeiro texto oficial pro Bacon… E eu já odeio todos vocês. Certo, não odeio todos, só vocês, leitores. Enfim, eu costumava participar do Inclusão Digital do finado AOE – Escrevi três textos pra bagaça, dos quais apenas dois foram publicados – e uma coisa leva a outra e estou aqui, como um dos mais novos escraviários. Aos que já tiveram o desprazer de ler um dos meus textos: Oi; Aos que não me conhecem ainda: VSF.

Vamos começar este texto com a premissa de que tudo o que vocês já falaram sobre música estava errado (q). Isso foi meio Oasis, eu me acho melhor que Beatles e as Spice Girls. Juntos. Bem legal isso, pena que eu acho Oasis uma bosta. Divago. Nada melhor do que começar falando sobre o melhor cantor de todos os tempos. Afinal, depois disso podemos dizer que só escutamos bandas com cantores ruins, então chutemos logo o saco de todos e falemos de Frank Sinatra.

 Aaaaay, então esse peru é MEU?

Dou um motivo para todos respeitarem o cara assim, logo no começo, mesmo: Ele é pai da Nancy Sinatra. E, lógico, sabendo que você provavelmente nunca ouviu falar dela, apresento. Nancy puxou uma pequena coisa de Frank: A voz. Além de representar o padrão de beleza da época, Nancy era sim dona de uma voz descomunal – não chegava aos pés do pai, claro, mas porra, o que é uma mulher cantando bem pra você, afinal? Janis Joplin? VSF – em adição a um controle impressionante dos tons. É comum citar a música Bang Bang, que se tornou relativamente famosa após aparecer na introdução do primeiro filme da série Kill Bill, dirigida pelo Quentin “Queixo Rubro” Tarantino. Entretanto, como citar essa música é coisa de noob, apresentarei uma música que deve ser referência para duetos: Something Stupid.

Nancy cantava bem. Frank cantava bem. Colocar os dois pra cantar juntos é apelação, do tipo bater em um vegetariano com um pedaço de costela mal-passada. Sem Frank Sinatra, Nancy Sinatra nunca haveria existido. Seja grato, fdp.

Frank nasceu em 1915. O início de sua cantoria se dá lá pela década de 1940. Você sabe o que não existia nos estúdios daquela época? Técnicas de mixagens. Ou seja, não conseguiam transformar um cantor ruim em um cantor bom apenas alterando os graves, agudos ou tacando um efeito por cima. Você imagina o vocalista do CINE cantando Fly Me To The Moon decentemente, e sem ajuda do estúdio? Agora, você escutaria CINE se Frank Sinatra voltasse do túmulo e falasse “caralho, mano, vocês não cantam porra nenhuma. Dá aqui essa merda pra eu mostrar como é que faz, seus viadinhos”. Afinal, ele simplesmente pegava uma música e cantava. Isso virava um sucesso, sem ele ter escrito uma vírgula na letra.

O que realmente pesa na música é o quanto a pessoa influencia os outros cantores. Já me compararam Jim Morrison com Frank Sinatra, falando que ambas as vozes eram parecidas, o jeito de cantar, o sofrimento no âmago eBULLSHIT. Jim Morrison escutava Frank Sinatra. Depois de escutar uma faixa de qualquer álbum dele, quem não tem vontade de pegar um chapéu, uma bengala, vestir um terno e sair cantando pela rua (q)? Desculpa, vocês acham que quem imita o Frank Sinatra é idiota, mas não acham que covers dos Beatles são duplamente ruins. Enfim, você pode sofrer influências, querer cantar igual, mas isso não vai acontecer. Jim Morrison, A.K.A. Mojo Risin, foi um cantor bacana e fazia música bem, só. Primeira lição do dia, crianças: Morrison não era poeta, médium ou xamã. Ele fazia música, só. E música não é poesia, logo, quem faz música não é poeta. Tirando Vinicius de Moraes, claro, que era antes poeta e músico. Antes também era diplomata. Antes era super herói. Porra, o cara era o Homem de Ferro.

Não se contentando apenas com a posição de cantor, o A Voz também foi ator e ganhou um Oscar por sua atuação no filme From Here To Eternity, um drama que se passa no Havaí pós ataque de Pearl Harbor. Não lembro de detalhes do filme, entretanto os estagiários de cinema tão aí pra isso. E a Uiara e o Vassourada também. Antes de participar do filme, a carreira de Sinatra não estava em um momento tão bom – tanto que a premiação que o tirou da fossa. Ao invés dele ter fracassado como ator e terminar de enterrar a carreira, ele apareceu gritando AVE FÊNIX!!1 e voltou a tocar a parte musical.

Caso você não tenha se convencido até este ponto que Francis Albert Sinatra foi o maior e melhor cantor de todos os tempos, quero que você morra deixo meu último apelo:

Agora, poetas do século XXI:

 PRECIOSSSSSSSSO

Diferença visível. Onde está seu estilo Deus agora?

Aliás, qual o seu cantor favorito? E cantora? Deixa aí nos comentários, véi. Quem sabe eu faço um texto inteiro falando mal do que você tanto escuta do fundo do coração? Só não vale comentar que o texto ficou uma bosta. Não é que não vale, é que eu JÁ SEI disso.
E se quiserem me xingar gratuitamente, eis o meu Twitter. Adicione-me e faça parte do meu cremoso círculo social (q).

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • André

    Pô, eu prefiro o Plant. Mas o Sinatra não deixa de ser fuderosão, haha. Eu acho que quando você chega num patamar muito alto de qualidade, dizer um melhor é difícil. É tipo aquele debate infinito de Neil Peart X John Bonham X Keith Moon, =P.

  • K

    @André
    aí já são estilos diferentes, não dá pra fazer uma comparação decente. e a questão, muitas vezes, nem é melhorar: é manter a qualidade do trabalho.
    e sou mais o Keith Moon, mas aí é opinião e devemos respeitar (tirando o fato que eu estou certo sobre, CLARO).

    e em tempo: essa nota no começo tá aí porque foi o primeiro texto que eu escrevi pro site, mas não foi o primeiro a ser publicado. e não sei o motivo de explicar isso, ninguém liga.

  • André

    Sim, são estilos diferentes, por isso mesmo que é difícil dizer quem é “O MELHOR”, porque tem vários e vários estilos, ué :P.

    E eu, por outro lado, prefiro o Neil Peart… =x

busca

confira

quem?

baconfrito