Filmes Conselheiros

Primeira Fila sexta-feira, 02 de novembro de 2007

Quando você achava que sua família e seus amigos já metiam o pitaco suficiente em sua vida, os produtores e diretores resolveram que obras de “auto-ajuda” poderiam muito bem render filmes que ganhassem tanto dinheiro quanto no mercado editorial, portanto, agora os filmes, também, são conselheiros ou psicólogos ou psiquiatras ou seu pai ou sua namorada (para achar que manda em você).

Estes filmes se inserem, talvez, em um novo gênero, o de filmes de auto-ajuda. É, agora temos um novo gênero para filmes. Prepare-se, essa moda já está pegando. E os primeiros são sempre fenômenos de vendas. Quem não gosta de ler, pode agora assistir um filme e se auto-ajudar (?). O primeiro neste gênero talvez tenha sido Quem Somos Nós?, documentário que relaciona conceitos da física quântica com acontecimentos do nosso dia-a-dia, o que o filme não relata é que estes conceitos são utilizados pelos físicos, normalmente, para o “mundo subatômico”.

Em seguida, fazendo tanto sucesso quanto Quem Somos Nós?, foi O Segredo, este baseado no que chamam de “Lei da Atração”, prega, através de depoimentos de especialistas (não me perguntem quem são eles!), que semelhante atrai semelhante. Pensar coisas ruins atrai coisas ruins. Pensar coisas boas atrai coisas boas. Resumindo, é a mesma lógica do pensamento positivo, só que agora com outro nome. A fórmula é antiga: dar nova roupagem para algo já velho, batido. Utilizar um nome novo para falar do que não é segredo nenhum. E, na carona de O Segredo, chegaram em dvd á pouco tempo os documentários O Segredo por trás de O Segredo (muito original este nome inclusive), O Segredo da Felicidade (deve ser mulher, carros, dinheiro e mais alguma coisinha) e Somos todos Um (este meu pai sempre fala quando pede pra mim colaborar com alguma coisa em casa).

segredoFenômeno Mundial: interessante ou Zzzzzzz?

Nem só de documentários vive este subgênero, o filme Poder Além da Vida (o melhor destes que estou citando aqui na coluna), é baseado no livro O Caminho do Guerreiro Pacífico, tem no elenco Nick Nolte e Amy Smart e conta a história de um ginasta que após um acidente tem que lhe dar com uma nova perspectiva através do contato com Sócrates, um estranho frentista que surge em sua vida. Mesmo utilizando frases de efeito sobre encontrar o destino e o poder do espírito humano, Poder Além da Vida é um filme muito interessante de ser assistido.

podervale uma espiada

A Profecia Celestina e Conversando com Deus têm uma falha grave como filme, são produções de orçamento baixo com qualidade duvidosa de roteiro, elenco e efeitos. O primeiro é uma aventura esotérica que versa, principalmente, sobre o poder da energia que cada ser humano possui, no entanto, como filme falha ao inserir aventura e críticas sociais rasa como um pires. Em Conversando com Deus, recém lançado em dvd, temos a história de Neale Donald Walsch, um cara que após um acidente perde emprego, casa e se vê morando na rua até que começa a escrever cartas direcionadas para Deus pedindo ajuda. Não posso questionar o conteúdo dos filmes e documentários pois os mesmos dependem da crença de cada um, mas, como produções cinematográficas são fracos.

O que todos eles têm em comum é a mensagem típica dos livros de auto-ajuda. Basicamente, pregam o otimismo e a esperança, evitando o pessimismo frente á situações da vida cotidiana, o que é uma mensagem óbvia, no entanto, quando contado, seja em livro ou filme, por um estranho ganha contornos de novidade e verdade universal, basta acreditar.

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Uma amiga minha viu o segredo e se empolgou, diz que o filme mudou sua vida. Tudo porque ela tinha uma prova e, pensando positivo, ela conseguiu passar com uma baita nota. Não sei, mas algo me diz que, diferente das outras vezes, ela também deve ter tomado uma boa dose de vergonha na cara e estudado.

  • Ow cara, fiz um post com filmes trash, dá uma olhada lá: http://censuradopeloatoouefeito.com.br

    Desses filmes não vi nenhum…

busca

confira

quem?

baconfrito