Fight the Power! Rockstar força a barra pra lançar Manhunt 2.

Games sexta-feira, 03 de agosto de 2007

Manhunt foi um dos jogos mais originais do Playstation 2, quando lançado em 2003. Não foi nenhum primor técnico, é verdade: os gráficos eram meia-boca e escuros demais, o jogo era lento, sem vídeos espetaculares e nem efeitos surpreendentes. Mas o jogo quebrou todos as barreiras aceitáveis de violência em um jogo (Hell, yeah!) e é, provavelmente, um dos jogos mais atmosféricos a sair pra um console, tão assustador e opressivo como o primeiro Silent Hill, por exemplo. Se você ainda não conhece, dê uma olhada aqui e aqui.

 

Manhunt: Gente boa da melhor qualidade.

4 anos depois, a Rockstar (Grand Theft Auto, Max Payne) tenta lançar Manhunt 2. E nesse ano podemos acompanhar uma das mais absurdas coisas que podem acontecer em qualquer indústria de entretenimento: a censura prévia.

Ou seja, SEM NEM MESMO VER O JOGO, os órgãos responsáveis pela avaliação e classificação etária (Nos EUA e Europa), decidiram que não iriam avaliar Manhunt 2, ou que ele só poderia sair com a classificação AO (Adults Only). Essa classificação equivale a dizer que o jogo seria comparável a um filme pornô com anões, cabritos e transformers homicidas, e que só deve ser visto por pessoas de mais de 85 anos e que já participaram de alguma guerra com mutilações de membros. A alegação é de que o jogo é “violento e perturbador demais”. Me sinto aliviado por saber que os órgãos responsáveis me protegem da violência DE MENTIRA que eu poderia ver no meu Playstation 2.

A classificação, mais do que indicar aos pais que o jogo é inadequado para crianças, serviu para banir o jogo nos países de língua inglesa e boa parte da Europa. Além disso, Nintendo e Sony declararam que não lançariam o jogo para seus respectivos consoles com essa classificação (o que me faz respeitar a Microsoft um pouquinho mais nesse momento, que preferiu não se declarar). A situação gerou comoção na comunidade gamer, e mesmo quem não gostava do primeiro jogo, passou a defender o direito de cada jogador decidir por si mesmo o que acha adequado ou não jogar, ao invés de deixar a decisão nas mãos de órgãos reguladores hipócritas.

E agora a Rockstar resolve reagir. Nesta semana a distribuidora de Manhunt 2 declarou:

Take-Two Interactive Software, Inc. confirmed today that Rockstar Games has appealed the British Board of Film Classification (BBFC) decision that prohibited the release of any version of Manhunt 2 in Britain.” (Fonte: aqui)

Traduzindo: A Rockstar apelou ao órgão regulador oficial (BBFC) que tinha proibido o
lançamento de qualquer versão de Manhunt 2 no Reino Unido.

E, ao contrário do Brasil, lá as apelações são coisa séria, e não apenas uma forma de prorrogar um processo. Com a apelação aumentam as chances do lançamento de Manhunt 2, pelo menos no Reino Unido. Mais do que uma vitória da Rockstar, seria uma vitória de todos os jogadores, que começam a ser levados a sério como uma comunidade que sabe pensar e escolher por si mesma. Way to go Rockstar!

Leia mais em:

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Bahamuto

    Essa do manhunt foi uma das maiores sacanagens que eu já vi. Quantos amigos eu conheço que não conseguem jogar o Silent Hill por exemplo? Isso só serve para provar que o próprio jogador sabe muito bem o que ele quer jogar e é assim que cada gamer escolhe a sua plataforma preferida.

    Imagine avacalhar e já proibir um jogo sem nem sequer jogá-lo ao menos… palhaçada mesmo!!!
    GO GO GO ROCKSTAR!!!

    PS: ótimo senso de humor no texto, parabéns!

  • Friederichs

    A velho, oq seria dos novos garotos bomba, ou mesmo terroristas escolares, sem os jogos q tenham violencia, sexo, cabeças rolando, sangue, e um pouco de diverção!?

    Sensura o escambau! Jogar é escolha, oq jogar é mais ainda! q as comunidades anti-violencia me perdoem! Mas eu quero arrancar mais cabeças com um taco de baseball(assim parece q sou um louco^^)

    Espero ancioso pelo lançamento do 2.

  • Sirius

    Só eu que achei o final uma grande babaquice? “Mais do que uma vitória da Rockstar, seria uma vitória de todos os jogadores, que começam a ser levados a sério como uma comunidade que sabe pensar e escolher por si mesma. Way to go Rockstar!”

    Apaporra… :P

  • atillah

    Babaquice?
    Mesmo?
    Mas assim, babaquice porque ele não combina com o resto do post? Ou porque está mal-escrito? Ou porque minhas opiniões são fracas? Ou porque babaquice é a vitória da Rockstar ser vitória dos jogadores também? Puxa gostaria muito de saber o que você quis dizer.

    Brincadeirinha. Nem ligo não. Felicidades, marujo.

  • Joao

    affff EXPLODEM O IRAQUE E ACHAM ISSO VIOLENTO!

busca

confira

quem?

baconfrito