Fast Forward #03 – White Blood Cells (The White Stripes)

Música quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

 Eu sei, vocês devem ter torcido o nariz quando leram o que eu escolhi pra ouvir pra servir de assunto pro quadro. Isso se vocês tiverem um gosto musical parecido comigo, mas quase ninguém que eu conheço respeita The White Stripes como uma banda BANDA. É uma banda, só. Ou nem chega a ser isso, até porque, por mais que seja legal tentar bancar uma carreira com dois músicos apenas, dá pra sentir muita falta de outros instrumentos. E a bateria, nas mãos da Meg White, que deveria empolgar, é sem sal. Mas tudo bem, pra não dar uma de babaca que fala sem nunca ter ouvido, eu me sacrifiquei. Por todos vocês, aliás. Sou uma espécie de Jesus 2.0.

White Blood Cells não é um álbum ruim. Ok, é ruim mesmo, não vou ficar enrolando. Não sei se é geral isso, mas nesse trabalho os dois tentaram manter tudo na simplicidade. Todas as faixas. E, puta que pariu, que saco ouvir coisas assim. Nenhuma faixa empolga de verdade, e as que são mais calmas, mais melódicas, não têm nada demais. Ninguém canta bem ou toca bem nesse álbum. Eles só tocam, cantam, e tentam imitar um som puxado a blues – um pouco de jazz também – mas, convenhamos, se você não consegue cantar no tom correto desses estilos, fica parecendo forçado. E é isso que o White Blood Cells é: Um punhado de músicas com melodia forçada que não empolgam. A não ser a última faixa por, bom, ser a ÚLTIMA. Não dá pra ficar pior depois disso.

Faixas:

    1 – Dead Leaves and the Dirty Ground
    2 – Hotel Yorba
    3 – I’m Finding it Harder to be a Gentleman
    4 – Fell in Love With a Girl
    5 – Expecting
    6 – Little Room
    7 – The Union Forever
    8 – The Same Boy You’ve Always Known
    9 – We’re Going to be Friends
    10 – Offend in Every Way
    11 – I Think I Smell a Rat
    12 – Aluminum
    13 – I Can’t Wait
    14 – Now Mary
    15 – I Can Learn
    16 – This Protector

Eu fico me perguntando quem consegue realmente gostar disso. Porque, sinceramente, acho que até dormi um pouco no meio das músicas. Ou foi um estado de transe mental, só pra não enlouquecer de tédio. Desculpae se você é fã da banda, mas eu só curto músicas que empolgam. CDs que só te fazem ter vontade de morrer são pra emos e suas variações. De todas, as melhores (O que não quer dizer que são BOAS, longe disso) são Fell in Love wite a Girl e We’re Going to be Friends. Mas passe longe, mesmo assim.

Veredito final:

Não vale a pena. Só se você for tanga e não saber o que é um rock elaborado. Não, nem elaborado. Rock BEM FEITO. Tudo bem tentar ser rústico, mas uma coisa é seguir esse estilo e funcionar, outra é não saber tocar, cantar e não empolgar com nenhuma faixa. Aliás, a banda acabou? Digam que sim, pelo amor!

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Eduardo

    Até eu que sou fanzinho da banda não gosto desse álbum. É uma péssima primeira impressão para se ter sobre a banda.
    Se bem que eu colocaria Dead Leaves and the Dirty Ground e I Think I Smell a Rat na lista de músicas empolgantes (e talvez Expecting, mas enjoa depois de um tempo).
    Álbuns como o Icky Thump e o crássico Elephant são melhores para começar a gostar da banda, ou melhor, gostar de Jack White. Porque a guitarra é o que empolga, a bateria só está la para dar o ritmo (Meg só toca o basicão).

  • Cara, a respeito do álbum, não posso comentar porque não cheguei a ouvi-lo.
    Mas, falando sobre o White Stripes em si, não sou um grande fã apenas admiro. Concordo com você que a Meg na bateria enfraquece um pouco talvez se fosse Jack White e Travis Baker a coisa seria mais interessante, já que assim como o Eduardo falou: “a bateria só está lá pra dar o ritmo”.
    Particularmente, não senti falta de outros instrumentos e gostei muito do som cru. Talvez seja porque você esteja ouvindo o cd errado mano.
    Experimenta o outro que está na lista dos “1001 discos para ouvir antes de morrer”.
    White Stripes | Elephant
    White Stripes | De Stijl
    Se você ouvir Hello Operator, Walking with a ghost (não está nesses cds), Hypnotize e falar que é emo daí tu vai tá zoando.

busca

confira

quem?

baconfrito