Eu não sei ouvir música

Música sexta-feira, 28 de maio de 2010

Toda civilização tem seu apogeu. Roma teve seu apogeu depois de ter chutado a bunda de Cartago nas Guerras Púnicas. Atenas teve sua época, depois de ter liderado a Grécia na Segunda Guerra Médica, fundando a Liga de Delos. Depois disso, o que veio? Declínio, é claro. Roma sofreu com a crise do sistema escravista, não conseguiu manter nem a política do pão e circo e, além disso, com a crise interna, não manteve a segurança nas fronteiras; Atenas entrou em guerra contra Esparta – e a Liga do Peloponeso – e perdeu. A Grécia foi tombando por causa dessas coisas. Caralho, que começo de texto intelectualizado. Nem parece que foi feito pra vocês.

Minha vida musical é igual à vida dessas civilizações. Eu estava CONTENTE em perceber que existe muita gente que não manja nada de música por ai. Isso se chama “complexo de Deus”, mas eu não deixo de ter razão: Comparado ao pessoal que escuta Justin Bieber e lê o Bacon – só não conseguem comentar porque a soma é demais pros dois neurônios – eu sou um cavaleiro do zodíaco que atingiu o sétimo sentido. E é uma bosta ouvir certas coisas e se sentir um cavaleiro de aço de novo.

 Oi.

Eu tava conversando com um amigo meu sobre música esses dias. Vale dizer que eu não chegava a me identificar com o gosto do cara, mas respeitava o que ele falava. Afinal, cê prefere respeitar alguém que acha que j-rock é bom? PQP VOCÊS. Fato que a conversa foi passando pra álbuns – não um álbum específico, a PALAVRA álbum e tal – e eu soltei que gosto dessas coisas lançadas que só contêm singles. Nenhum bebedor começa tomando Guinness, você começa com Skol, prova coisas melhores e, depois, vai subindo. Claro, se você fica parado em um álbum desses, você é um bosta (Isso vale pra cerveja também).

Senti Newton, Einstein, Gauss e Hawking me aplaudindo por tamanha afirmação de genialidade e, claro, humildade. Ok, se você não entendeu a piada: Stephen Hawking nunca conseguiria me aplaudir. Sim, humor negro. Mas alegria de escritor do Bacon pobre dura pouco e, 10 segundos depois, lá estava eu, tomando uma puta resposta que mudou a forma de como eu escuto música.

Quem escuta CD assim não manja de banda nenhuma e é pior que eclético: É vagabundo – não se dá ao trabalho de procurar as origens pra começar a gostar desde o começo; gosta de tudo mastigadinho. Quem gosta tem que começar das origens.

Consigo escutar alguns leitores que já ficaram putos com os meus textos gritando: “FINALMENTE FDP TOMA ESSE FATALITY!!1”, mas calma ai, caralho, bora ler isso de novo:

É. VAGABUNDO. GOSTA. DE. TUDO. MASTIGADINHO. ORIGENS.

Porra, fui pra casa pensando nisso. Segurei meu choro no caminho inteiro e só abri a cascata quando eu cheguei em casa e me tranquei no banheiro. Esse sou eu, me colocando no seu lugar. Escutar música era uma das poucas coisas que eu pensava saber fazer direito, e tava acima de RESPIRAR. Esses 19 anos foram… MAL GASTOS? Tenho feito tudo errado. Eu não sei ouvir música. Eu sou um noob, sou um protozoário musical.

 Oi.

Sempre pensei que pra conhecer o trabalho de uma banda, tudo era válido, menos dar o cu. Bom, ai depende de cada um. Quando você vai a um show, a banda nunca toca todas as faixas do último trabalho lançado. Cê já pensou em um show do AC/DC sem T.N.T. ou, por mais batida que seja, Highway To Hell? Claro que não. Ok, são singles, mas você não vai SE PRENDER a singles e ser um parasita pro resto da vida; você vai pegar uma música, pesquisar de qual álbum ela vem e ir atrás disso. Também, você não precisa gostar de TODOS os álbuns de uma banda pra entender alguma coisa. Eu mesmo acho The Who foda pra caralho e consigo odiar o The Kids Are All Right – não odeio todas as músicas, só acho o álbum fraco (Também, outros álbuns melhores têm as músicas que eu curto).

Ainda usando The Who – porque, novamente, eu tenho o teclado e eu quero – como exemplo, pega a fase inicial dos caras: Ela não se compara com a fase final, aquela do Who’s Next. Tudo bem, não são álbuns ou músicas ruins, mas porra, os caras ficaram fodas MESMO bem depois. É como vinho: Vai melhorando com o tempo. E algumas bandas ainda conseguem PIORAR com o tempo, o que é incrível.

Eu realmente me considerava um cara que sabia escutar música. Descobri que sou bem o contrário, porque, bom, parece ter uma ordem no que se deve escutar pra poder manjar de alguma coisa. Não consigo usar uma ORDEM cronológica pra começar a ouvir uma banda. Sou aleatório pra escolher álbuns. Sou pior que um eclético, sou um noob. Aliás, qualquer um ai nos comentários manja mais de música que eu, até quem curte Legião Urbana. Podem me substituir quando quiserem, mas… Quem iria querer algo assim?

Chat MSN do Bacon!!1

É isso mesmo: Como dito neste texto, o Bacon tem um chat MSN. Ele já existia, mas o Pizurk não liberava pra vocês (heh) por motivos maiores, como falta de criatividade pra criar regras e tal, mas finalmente a bagaça saiu. Adicione group1185561@groupsim.com aos seus contatos e pronto, agora você pode conversar com quem faz essa bagaça (E quem lê também). E vão sem medo, a SE morreu e nós não mordemos ninguém. Só xingamos e matamos.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito