Destaques da Semana em DVD – 10 á 14/03

Cinema sexta-feira, 14 de março de 2008

Primeiramente, gostaria de agradecer á distribuidora Warner pelo excelente cronograma de lançamentos, pois seus dois filmes previstos para 20 de março foram lançados semana passada. Valeu pela organização!

Valente: Lançamento da Warner, inédito nos cinemas, chama atenção por se tratar de um filme policial – o que pode-se considerar comercial. Com direção de Neil Jordan (deslocado) e um elenco com nomes como Jodie Foster e Naveen Andrews (o Sayid, de Lost). Na trama, Erica (Jodie Foster, de O Quarto do Pânico) é uma popular apresentadora de rádio de New York que viu seu noivo morrer; e ela mesma quase virou vítima fatal de um inesperado ataque também. Agora, ela descobre dentro de si uma pessoa que lhe é totalmente desconhecida, alguém que vaga pela cidade á noite armada e em busca de vingança, em conflito com si mesma. O filme também conta no elenco com Terrence Howard (ator já indicado ao Oscar por Ritmo de um Sonho) como um policial determinado que a persegue.

O Assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford: Não deixe nem a longa duração nem o nome muito comprido assustá-lo; O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford é um dos grandes filmes do ano. Protagonizado por Brad Pitt (de Sr e Sra Smith) e Casey Affleck (de Um Beijo A Mais), respectivamente nas peles de Jesse James e de Robert Ford, a trama se caracteriza por apresentar momentos de tensão, aproximando o faroeste de um suspense psicológico. Robert Ford é um fracassado aspirante a pistoleiro que tem como grande ídolo o temido Jesse James, um bandido que ganhou fama por toda a América. Ford quer entrar para o bando de James, que está ficando cada vez mais isolado e temperamental depois de anos na marginalidade. Quando o novato finalmente consegue, um jogo psicológico começa entre os dois e ainda entre James e os outros homens de seu bando. Esse jogo é construído aos poucos pelo diretor Andrew Dominik que, em seu segundo trabalho, já mostra talento estético e narrativo suficientes para chamar a atenção. As cenas são pintadas aos poucos e o diretor explora a psicologia de seus personagens a fundo, criando cenas em que o conflito silencioso entre eles diz mais do que muitos tiros. Assim, o que se vê é um filme complexo que ultrapassa apenas um gênero, capaz de prender qualquer tipo de espectador que gosta de uma trama contada com muito talento e, acima de tudo, com beleza e sensibilidade até mesmo para uma história de assassinato.

Sobrevivente: Dirigido pelo alemão Werner Herzog, cineasta mais associado á filmes documentários, como o excelente Homem-Urso. Na trama do filme, um piloto alemão cai no Laos durante a Guerra do Vietnã, sendo preso e torturado. Ele passa a planejar um meio de fugir, juntamente com outros prisioneiros. Reparem na transformação física de Christian Bale (novamente, quem viu O Operário sabe do que estou falando) e na participação competente do comediante Steve Zahn num papel dramático.

Chumbo Grosso: Finalmente chegou em dvd esta excelente comédia, dirigida pelo cineasta Edgar Wright e com os atores Simon Pegg e Nick Frost. Depois da divertida sátira inglesa dos filmes de zumbis Todo Mundo Quase Morto, decidiram se unir novamente para atacar uma outra frente do cinema: as produções policiais. Aqui é contada a história de um policial que é considerado o melhor de Londres, tanto que seu sucesso causa inveja em seus companheiros de trabalho e até em seus superiores. Com isso, eles acabam dando um jeito de tirá-lo de jogo e o colocam em uma afastada cidade no Sudeste, onde praticamente não existe crime. Ali ele conhece seu novo parceiro, um aficionado por filmes de ação que vê, com a chegada do policial da cidade grande, uma chance de finalmente participar de todas as cenas que sempre imaginou, com direito a muitos tiroteios e perseguições de carros. A surpresa é geral para os dois lados, quando eles começam a perceber que a cidade não é assim tão calma como sempre pareceu.

Novo Mundo: Passou rapidamente pelos cinemas esta produção de Martin Scorsese. Na trama, o diretor (Emanuele Crialese, o mesmo de Respiro) faz uma bela homenagem ás raízes do povo italiano ao narrar a história de uma família que sai da Sicília e segue em busca de uma vida mais digna na América, no final do século XIX. Eles enxergam na América uma terra cheia de oportunidades, mas se deparam com as diferenças culturais, além de muitos outros desafios.

Viagem A Darjeeling: Os personagens dos filmes de Wes Anderson parecem habitar um planeta paralelo ou pertencerem todos á uma mesma, e estranha, família. Foi assim em os Excêntricos Tenenbauns e o tema familiar volta a aparecer em seu novo filme, em que, mais uma vez, comédia e um tipo sutil de drama convivem bem. No centro da trama estão três irmãos que, após a morte do pai, partem para a Índia em busca da sua mãe. Eles querem tirar satisfação com ela sobre o porquê de ela não aparecer para o enterro. Nesse caminho, os três acabam fazendo uma viagem de trem, salvam a vida de crianças de uma aldeia (onde também enterram uma delas que não se salvou) caem em um templo católico e reconhecem suas diferenças.

Escocês Voador: Inédito nos cinemas esta produção da Fox Filmes, conta a emocionante história real de um homem (Johnny Lee Miller, atualmente, na série Eli Stone) que, apesar de todas as dificuldades, conseguiu superar limites e se tornar uma lenda do ciclismo mundial. Com origem modesta e um distúrbio bipolar, um homem criativo monta uma veloz bicicleta feita com sobras de metal e peças de uma máquina de lavar roupa. Ele parte para uma competição contra os melhores do mundo e acaba quebrando o recorde mundial no esporte. Mais tarde, esse recorde seria batido de maneira controversa.

Ela e os Caras: Inédito nos cinemas com a ídola teen dos americanos Amanda Bynes, pelo menos até aparecer sem calcinha em algum evento. Na trama, uma caloura da faculdade é banida pelas amigas ciumentas da fraternidade onde mora e precisa encontrar um novo local para ficar. Assim, ela acaba se juntando a um grupo de nerds. Com o tempo, ela começa a ficar inconformada com a maneira como seus novos amigos são tratados pelas estudantes mais populares. Decidida a mudar isso, organiza a sua gangue para começar uma campanha que pretende mudar esse sistema. Para isso, ela contará com a ajuda de um conquistador. Tudo para transformar os rejeitados em verdadeiros vencedores.

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito