Desenhos animados Made in Brazil?

Televisão segunda-feira, 03 de dezembro de 2007

YEAH! Coluna NOVA no AOE! Mas não se acostumem com meu nome por aqui, a verdade é que estamos sem um colunista fixo pra esta coluna de desenhos animados e animes. Então, pretendo revezar com o NM e o resto da equipe por tempo indeterminado. Se você conhece alguém PERFEITO para esta coluna, entre em contato.

Após publicar este artigo, percebi que o assunto de que o governo está “incentivando” desenhos animados produzidos no Brasil é no MÍNIMO… interessante. Afinal, o “incentivando” acima, na verdade, seria um “obrigando”. Em cinco anos, querem que a exibição de desenhos animados por aqui seja de 50% produzidos aqui. É óbvio que não temos animações o suficiente pra isso, mas brasileiro tem um jeito pra tudo.

A primeira coisa que vem á cabeça é a desordem. É mais porcaria que está por vir. Imagine se eles fazem um ZORRA TOTAL em desenho animado, ou PIOR: Fazem do Sílvio Santos, um super herói. Se bem que o Faustão tem mais cara de super herói. Mas enfim, é claro que muita merda virá, mas nós nos esquecemos fácil fácil de coisas BOAS por vivermos na merda. Quem se lembra da Super Liga de VJ’s, da MTV, por exemplo? A animação era filhadaputamente FODA, a MTV que cagou com as dublagens. Já temos alguém promissor, enfim. É só não deixar a MTV tocar nele.

Navegando em fóruns por aí, principalmente aqueles voltados a programas de animações, você também pode encontrar muita coisa boa. Assim como pode encontrar muito brasileiro que faz bonito no exterior e não ganha reconhecimento por aqui. Desenhista nós temos de sobra, mas, é aquela história: Falta espaço. Assim como o Rock não tem espaço no país do Carnaval, o desenho não tem espaço na nação das Novelas. Querem ver as rugas da Nair Belo (seja lá quem for ela, não me lembro MESMO) e ver sempre a mesma história em Malhação; de resto os gringos cuidam. Aí que eu digo: Nós, até então, perdemos um PUTA tempo. Veja o cinema brasileiro, tá começando a bombar lá fora. Se já tivéssemos desenhos animados, é certeza que já teríamos alguns mundialmente conhecidos, certeza. Esqueçam a política, esqueçam a MTV, esqueçam o resto. Pra começar, o nosso Folclore tem histórias sensacionais, algumas nem tão absurdamente infantis, mas já temos um começo. O Maurício de Souza é um gênio e pode abrir as portas pra muita gente. Por falar nele, e o Ziraldo, chegou a fazer uma animação pro Menino Maluquinho?

Mas é claro, nossa cultura vai se firmar em favela, sotaque nordestino e outras coisas mais que você vê no cinema brasileiro, e é essa a pena. Estamos correndo em círculos, e temos recursos pra uma ficção, pra algo que fuja da nossa realidade, sei lá. Pra mim, idéias não faltam, estou cursando design e SECO pra escrever uma Graphic Novel, mas ainda falta muito. Mas, voltando ao assunto, eu acho a proposta do governo meio radical. Obrigar desta forma realmente não vai incentivar e vai trazer muita coisa provisória, tornando um sonho em um fracasso. Mas é essa a chance para os animadores de plantão: Se esforcem ao máximo para divulgarem o trabalho de vocês. PROVEM que a gente pode fazer algo que preste.

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • joao

    Desenhos animados made in brazil………..sei não!

  • Friederichs

    Eu tenho um baita preconceito com desenhos nacionais, mas vamos ver, se sair, como fica.

  • sandrine

    Não quero ver as rugas da Nair Belo. Ela já morreu, ok.
    E se eu não tou ficando louca, acho que o Ziraldo fez animação pra turma do Saci. Pro menino maluquinho eu não me lembro.

  • bel

    “otaku é a MÃE!”?
    fui eu que sugeri esse nome ou alguém tinha sugerido antes e meu subconsciente sugou e me fez acreditar que foi uma idéia minha?

  • théo

    @bel
    Eu mesmo havia sugerido antes, mas pra coluna de HQ’s e mangás. Se eu não me engano, você viu na época e deve ter esquecido.

  • The Eldar

    Caras, pode até dar certo… alguém lembra de um “mangá” (sim, entre aspas) nacional chamado Holy Avenger? começou pequeno, em uma revista de rpg, até que a estória ganhou a própria revista… eu lembro que até cogitaram um desenho animado, mas não sei “que pé que deu”. Seria legal pois era uma aventura medieval com traços de mangá, com bom roteiro e muito bem desenhado pela equipe, que só lembro os nomes de Marcelo Cassaro e Rogério Saladino (principais mentes nessa coisa). Aliás, Marcelo Cassaro era o criador da maior parte dos personagens, e não sei se vcs vão lembrar, tb é o criador do Capitão Ninja, um personagem que apareceu em algumas revistas sobre games.

  • na época que eu jogava RPG (jogo hoje as vezes), cogitei a possibilidade de entrevistar o cassaro, só pra perguntar sobre isso. tem até uns videos no youtube, se procurar bem, mas não dá pra saber se é verdade ou não. parei de ouvir boatos sobre faz um ano, mais ou menos. mas tinha potencial pra ser um bo mdesenho, tinham até feito os personagens pra versão animada e talz, mas não foi pra frente…

  • black

    Bom… Holy Avenger está pra virar desenho há anos, acho até que se você procurar no YouTube você pode encontrar a abertura produzida, mas não esperem grande coisa. De repente com esse “investimento” Nacional a coisa realmente sai do papel. Outro que poderia aproveitar era o Fábio Yabu finalmente fazendo o desenho dos Combo Rangers, uma ótima história satirizando o mundo dos Tokusatsus e que durou anos, até que começou a falta grana.

  • Planeta Malkavo

    na verdade se lançarem um anime dublado que nínguem saiba ser nacional aposto que todos vão gostar XD

  • The Eldar

    bom… se continuar nessa levada, até a liga do saco roxo vai querer essa boquinha…

  • DiH

    Tô até vendo que merda tanto que vai sair. É fato que gente de fato BOA não tem reconhecimento aqui no Brasil. Algumas raras excessões salvam, o Mauricio é uma delas. O jeito é os bons desenhistas recorrerem a canais de televisão menores, igual a Rede Tv! que sempre aposta em coisas assim. A Globo, por exemplo, no MÍXIMO vai voltar a exibir a Turma da Mônica mais vezes. Quem perde nisso é o Sbt que em sua programação apenas animes e desenhos norte-americanos.

    SObre a obrigação do Governo ás televisões, é rídiculo. Incentivar, OKAY, obrigar, nunca. Só podia ser o Brasil mesmo..

  • Anderson Sena

    … eu sei que esse post n é novo… mas eu andei pesquisando e vi que realmente Holy Avenger está sendo produzido, porem as animações que andam correndo na net n é deles(os produtores), são de fãs e etc… até uma que se diz entrada rejeitada so foi vista um dia desses pelo Cassaro(Ele ficou curioso pq disseram que tava no youtube…) mas o anime mesmo ta sendo produzido(claro que sem muito apoio…) Mas quem ta desenhando é Denise Akemi, Erika Awano e uma outras aí que n lembro o nome agora. Mas eu acho que esta em boas mãos(pelo menos de desenhistas) pra mim a Erica Awano e a Denise Akemi são umas das melhores desenhista de mangá nacional!… Entaum agora é so esperar!

  • eu sei que esse post n é novo… mas eu andei pesquisando e vi que realmente Holy Avenger está sendo produzido, porem as animações que andam correndo na net n é deles(os produtores), são de fãs e etc… até uma que se diz entrada rejeitada so foi vista um dia desses pelo Cassaro(Ele ficou curioso pq disseram que tava no youtube…) mas o anime mesmo ta sendo produzido(claro que sem muito apoio…) Mas quem ta desenhando é Denise Akemi, Erika Awano e uma outras aí que n lembro o nome agora. Mas eu acho que esta em boas mãos(pelo menos de desenhistas) pra mim a Erica Awano e a Denise Akemi são umas das melhores desenhista de mangá nacional!… Entaum agora é so esperar
    na época que eu jogava RPG (jogo hoje as vezes), cogitei a possibilidade de entrevistar o cassaro, só pra perguntar sobre isso. tem até uns videos no youtube, se procurar bem, mas não dá pra saber se é verdade ou não. parei de ouvir boatos sobre faz um ano, mais ou menos. mas tinha potencial pra ser um bo mdesenho, tinham até feito os personagens pra versão animada e talz, mas não foi pra frente…
    fui eu que sugeri esse nome ou alguém tinha sugerido antes e meu subconsciente sugou e me fez acreditar que foi uma idéia minha?

  • Ches

    Super liga dee Vj’s da mtv…
    eita desenho bom pra passar o tempo…

busca

confira

quem?

baconfrito