Crossovers de heróis

Televisão quarta-feira, 09 de dezembro de 2009

Hoje em dia, todo mundo conhece a origem e as histórias da maioria dos grandes heróis, como Homem Aranha, Batman, Quarteto Fantástico, Super Homem, etc.

Mas na década de 80 (sempre ela), os estúdios tinham umas ideias interessantes, algumas vezes bizarras, outras geniais, como fazer histórias paralelas, versões exclusivas ou simplesmente animações das mais trashs possíveis. Alguns com as misturas mais estranhas possíveis.

Abaixo listo algumas que achei interessante envolvendo heróis e desenhos nesses, digamos, crossovers oitentistas:

Defensores da Terra

Agora vejam esse outro vídeo com sugestões para uma série live action

Conhecem Flash Gordon, Fantasma, Mandrak e Lothar? Não?! Então pare de ler aqui e pesquise no Google.

Voltou?

Ótimo, agora que já sabe quem são, essa animação foi uma parceria entre a King Features, detentora dos direitos dos heróis, e a Marvel, um estúdiozinho safado de quadrinhos americanos. Claro que só poderia sair algo fodástico e deu em um dos melhores e bem feitos desenhos daquela época.

Aparentemente, mantiveram a origem dos personagens, só criando uma continuação da história, onde Flash Gordon, após ter sua esposa morta pelo vilão Ming. Ao fugir das tropas de Ming, Gordon cai na Terra e, após se unir com Mandrak, convoca outros heróis para defender o planeta de Ming.

O desenho era bem ágil, cheio de cenas de ação e com uma animação bem caprichada. Teve 65 episódios e teve seus episódios lançados em DVD, inclusive em português.

Homem Aranha e seus Incríveis Amigos

Rolava umas participações especiais também, mesmo assim, sem sentido

Esse é bizarro. Não lembro se passou por aqui, mas vi na internet e achei meio surreal. Esta animação conta a história do amigo da vizinhança, o Homem de Gelo (?), e da Flama (??), personagem criada para o desenho.

A história era a de praxe, o Aranha sentando a porrada nos vilões com uma força do x-men gelado e da doida já citada. Não sei porque raios tiveram essa ideia de juntar esses personagens, mas no final, até que ficou legal e fez um certo sucesso nos States.

Engraçado que inicialmente era para o Tocha Humana ser o companheiro do Aranha, no lugar da Flama, mas como tiveram problemas de licenciamento (???), preferiram criar um personagem com fogo como base para manter o original.

Agora, pergunto, se os personagens são da Marvel, o Tocha Humana é da Marvel, a produção é da Marvel, como diabos tiveram problemas com licenciamento??? Aliás, por que juntar o Aranha justo com o Bobby Drake e com o Tocha? Muito bizarro. Interessante que durou 3 temporadas e teve 24 episódios produzidos.

Tentaram juntar com o Hulk, mas aí não deu certo. Abusaram demais da sorte.

O Incrível Hulk

Esse Hulk dava medo.

Único que passou perto da história do original, mesmo assim, por conta da censura, o desenho teve que sofrer algumas adaptações, como transformar as armas do exército em armas futurísticas e os vilões soviéticos (os vilões do entretenimento, seriam os terroristas da época) em alienígenas.

Como a série era meio xarope, foi cancelada após uma tentativa frustrada de exibi-la em conjunto com o desenho do Homem Aranha anterior. Durou 13 episódios.

Superamigos

Bem Tanga esse desenho, principalmente o Aquaman.

Imagine juntar os heróis clássicos da DC e heróis criados pela Hanna-Barbera?

Bem, não podia sair coisa muito boa, na minha opinião, mas foi um sucesso absoluto, pois teve 60 episódios em 6 temporadas.

O mote é basicamente o da Liga da Justiça, mas com um pouco mais de humor, lição de moral e vários personagens criados especialmente para série, como já explicado. Os mais lembrados, com certeza, são os Super-gêmeos (ativar!), dois irmãos do planeta Exxor, que ao juntar suas mãos se transformavam, ela em qualquer animal, ele em qualquer estado da água (bem inútil). Junto com um macaco de estimação, também davam o tom cômico da série.

Sério, eu não gostava.

A Coisa

O verdadeiro Coisa destruiria esse, quem criou o desenho, quem aprovou e quem assistiu.

Para encerrar, o mais trash de todos, A Coisa.

Hanna-Barbera de novo envolvida, desta vez inventaram de fazer um desenho derivado de Os Flintstones, onde Fred e Barney encontram o Coisa (sério, não vou usar mais interrogações). Como a ideia, aparentemente não foi para frente, resolveram criar um desenho só do cara de pedra, mas destruindo toda a história e origem do personagem. Esse desenho foi avacalhado até pelo Brasil, provavelmente o estúdio responsável pela dublagem era fã do original e resolveu batizá-lo de A Coisa e ‘brasileirar’ todos os nomes do desenho (bizarrices como Ronaldo Gente Fina, Célia, Betty, Dona Marta e Espirro, o personagem principal ficou como Benja).

A história era em cima de um magricelo que ao juntar dois anéis mágicos (Anéis Mágicos, entrem em ação! Dá raiva só de lembrar) se transformava no monstro de pedra que conhecemos e enfrentava uma gangue de motoqueiros.

Merecia até processo um negócio desse.

Enfim, lembrei apenas desses, vocês lembram de mais algum herói que foi modificado ou teve sua reputação quase destruída por algo semelhante? Se lembra, desembucha aí embaixo.

Leia mais em: , , , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • tiago

    Nossa, Superamigos era muito ridiculo, principalmente os Super-gêmeos, quem foi o idiota que criou um herói que se transforma num balde de água…

  • V-loso

    Defensores da Terra!!! UAhsuahs, Desenterrou totalmente. Acho que eu tenho um VHS disso ate hj.

  • Destes, o único do qual assisti alguns capítulos foi o da Liga da Justiça. Não gostava mto de desenhos de super heróis.

    T+

  • POrra VHS dos defensores da terra?
    eu tb tinha um uashuhsauhsa
    mas não era tão ruim qto os super amigos…

busca

confira

quem?

baconfrito