Crítica – Ultimate X-men

Bíblia Nerd sexta-feira, 07 de dezembro de 2007

Ultimate X-Menr

Tudo começou em 2000, com o lançamento de Ultimate Spider-man. A revista era o ponto de partida para um novo universo na Marvel, e recontava as histórias do personagem de uma forma divertida e inovadora. Um ano depois, veio Ultimate X-Men. Inicialmente, Joe Quesada e Bill Jemas, os homens por trás do Ultiverso, chamaram Brian Michael Bendis para escrever os roteiros de Ultimate X-Men, mas ele recusou, e só foi assumir a revista na edição 34. A Marvel contratou então o escocês Mark Millar, que não sabia absolutamente NADA sobre os X-Men. Bom, fora o que ele tinha visto nos filmes.

Millar não teve escolha a não ser RECRIAR os X-Men, junto ao desenhista Adam kubert. A sua primeira formação foi composta por Charles Xavier,o telepata mais poderoso do mundo e fundador dos X-Men; Ciclope, pupilo de Xavier, cujas rajadas concussivas podem partir montanhas; Jean Grey, a segunda maior telepata e possuidora de telecinese; Tempestade, manipuladora de climas; Fera, cuja agilidade só é superada pelo seu intelecto; Homem de Gelo, dotado de poderes criocinéticos; e o russo Colossus, capaz de transformar sua pele em um metal tão duro quanto o adamantium, e possuidor de grande força.

A versão Ultimate a 616 (o universo mainstream) tem uma série de diferenças. Uma delas é que no Ultiverso, os mutantes são uma minoria racial reconhecida, o que fortalece a idéia de “vítimas do preconceito”. Outra diferença é que a identidade dos Ultimate X-Men é completamente pública, chegando a ter até alguns fã-clubes pelo mundo. Mas não se iluda, eles possuem muitos inimigos humanos, parte deles membros da elite governamental.

World Tour

A revista já começa mostrando o maior ato de repressão mutante já usado pelos humanos, os Sentinelas. Capazes de identificar possuidores do gene mutante, e programados para matar, eles são os soldados nazistas do século 21. Magneto, visando acabar com essa perseguição, sequestra a filha do presidente dos Estados Unidos, e como resgate ele pede a desativação dos robôs. Obviamente, isso não foi bem visto pelos humanos. Para evitar que a situação piore, Xavier manda seus X-Men numa missão de resgate, mesmo com a discordância de alguns membros. Com o início de uma rivalidade com a Irmandade de Mutantes e seu líder, Magneto, a primeira missão dos X-Men pode ser a sua última…

E está é a trama do primeiro arco (Povo do Amanhã, edições 1 á 6) de uma forma resumida. Eu queria falar dos outros, mas não é minha intenção acabar com a surpresa. O que nos leva a outro ponto forte da revista, as surpresas. Não pense que os personagens mudaram apenas em aparência do uniforme. Muitos deles agem de forma diferente de suas contrapartes do universo 616, o que torna a leitura mais empolgante. É como se todos os personagens fossem Wolverine. E com isso eu quero dizer que são misteriosos, não que são peludos e nervosinhos.

Em certos momentos, a equipe sofre alterações na formação, seja a saída de um mebro ou a entrada de novos membros. Mas não se acostume demais com formação alguma, pois chega um momento que a equipe passa por uma alteração drástica.

Ultimate X-Mene você só saberá na hora certa

A revista, que acaba de chegar á edição 88 nos EUA, passou por vários roteiristas e desenhistas de qualidade, e agora está nas mãos de Robert Kirkman (Marvel Zombies, Walking Dead) e Yanick Paquette (Civil War: X-Men). A qualidade da revista se manteve de alto nível durante todas as 88 edições e 2 anuais, e digo isso sem exageros. A única coisa que eu poderia criticar são os desenhos do arco “Tour Mundial” (edições 15 á 20), mas tudo isso é superado pelo brilhante roteiro.

“Ahn, Nip, porque você disse ‘manteve’?”. Porque tudo indica que em 2008, Jeph Loeb irá assumir a revista, como consequência do evento “Ultimatum”, que dará fim ao Ultiverso. Eu espero com todas minhas forças que seja apenas um boato ou que a Marvel mude de idéia, pois se ele conseguiu foder The Ultimates… Tenho medo do que fará com Ultimate X-Men.

Ultimate X-Men é uma excelente hq, e recomendo á todos que ainda não leram que ao menos dêem uma olhada. É uma prato cheio para quem curte as aventuras da equipe mutante, e para leitores novos, que desconhecem os personagens. Enfim, Ultimate X-Men faz jus ao Ultiverso. Aqui no Brasil, a publicação é em “Marvel Millenium Homem Aranha”, pela Panini. Loeb, morra de câncer.

Cable?você PENSA que sabe quem é ele

Leia mais em:

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Friederichs

    Cara, se sabe algum link onde eu possa achar o Ultimate X-men?

  • joao

    Porra, eu não sei….mas o logan fico muito foda com aquela pistolinha =D

  • Niptuck

    Eu baixei todas minhas scans aqui neste fórum http://komics-live.com/SMF/index.php

    Basta você se registrar, postar uma vez, e todo o conteúdo estará liberado. Tem de tudo de todas as editoras aí. Ah, só em inglês.

  • Eliseu – AquatyMen

    eu sei

busca

confira

quem?

baconfrito