Como saber se você é indie

Música quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Se você não sabe como identificar um indie, provavelmente você não é um deles ou acha que não é, mas aí vai um checklist para você saber do que eu estou falando:
– óculos com aros grossos;
– tênis Adidas ou All Star;
– no inverno, casaco ou cachecol obrigatórios;
– cabelo estilo Playmobil, mas com um diferencial: a franja milimetricamente desleixada, com uma parte da franja maior que a outra (Não achei descrição melhor que essa)
– lêem aqueles livros chatos que você sabe muito bem que não devem ter passado da primeira página (James Joyce, vai se fuder!)

Essas características foram as que eu observei no Festival Coquetel Molotov, aqui em Recife. Nunca tinha visto tanta gente parecida no mesmo lugar! Os indies também são muito ligados em cultura: Livros inteligentes, filmes inteligentes, conversas idem (Engraçado, eu também!). Entretanto, há variações no que significa ser inteligente. Torcer o nariz é algo bem indie, assim como o ar blasé (Como eu sou foda, escuto isso e aquilo outro e você, seu inútil, nunca nem ouviu falar nas merdas que eu escuto). Eu, pessoalmente, descreveria isso como uma certa falta de entusiasmo, ou um medinho parecer entusiasmado. Aí eu descobri que, definitivamente, não sou indie, pois eu sempre ponho os pés pelas mãos quando me entusiasmo com qualquer bobagem. Quer coisa mais indie do que isso?

Mas e você, é indie?

O principal jeito de você descobrir se você é um indie é olhar para o que você escuta. Bandas que não lançam discos por grandes gravadoras e fazem rock de garagem de sonoridade crua. Quanto menos conhecidas, melhor. Todo indie adoraria que as suas bandas ficassem desconhecidas para todo o sempre. Indies sempre têm ciúme das bandas que pouca gente conhece, só ele. Se faz sucesso, deixa de gostar. Entretanto, é um circulo vicioso bastante peculiar o que vivem as bandas que cercam um indie. Todo indie quer guardar para si as bandas que ele descobriu, mas não se aguenta muito tempo nessa atitude. Um dia ele tem que se vangloriar das bandas que garimpou, e aí, mostra praquele amigo que ele julga burro e devagar suas preciosidades, afim de humilhá-lo musicalmente, e é nesse ponto que ele contribui pra acabar com o status de underground de qualquer banda. Logo ele vai ver que a banda preferida dele na última semana estará na MTV ou sendo usada como trilha pra alguma reportagem ridícula no Fantástico. Pronto, virou mainstream, não gosta mais.

Indie que é indie conhece as histórias das bandas. Indies gostam de dizer que são qualquer coisa, menos indies, e de estilos com nomes estranhos e em outras línguas. Gostar de shoegazer (Música de bandas do final dos anos 80 que cantavam olhando para o sapato, como Ride e Lush). Tem que odiar ser rotulado. Assiste a filmes alternativos americanos, como Pulp Fiction e Party Monster, e principalmente europeus, como os de Almodóvar, Godard, Truffaut ou Michelangelo Antonioni. Gostar de filmes que não são hollywoodianos, como Elefante, do Gus van Sant ou independente do que estiver gravado nos discos, continuar ouvindo o Radiohead. Indie, na balada, faz a egípica, ou seja, fica sempre com o rosto de lado, sem nunca olhar para ninguém. É blasé e não fala com as pessoas: Espera que venham falar com ele. Para fazer amizade com eles teríamos que conversar sobre filmes cult e bandas de rock desconhecidas. Indies não conversam com qualquer um. Selecionam gente que tem a mesma vibe, que não viraram indie do dia para a noite. São como os Jedis: Tem sempre um, metido a fodão, que saca de todas as bandas da Islândia e um outro, geralmente mais novo e mais burro, se preparando pra virar o grande mestre indie. Na noite, todo mundo é indie, inclusive os emos. Mas se você chegou até aqui, riu mas não se identificou, vamos ver nessa pequena lista, o quanto você é indie:

Usa:

( ) All Star
( ) Adidas

Já usou:

( ) Terninho do seu avô
( ) Roupa de brechó
( ) Camiseta com frases
( ) Camisetas de banda que quase ninguém conhece
( ) Calça Skinny

Se acha:

( ) Anti-machistas
( ) Feministas
( ) Apolitico
( ) Ateu
( ) Agnóstico

Quando bebe:

( ) Conta a todo mundo que bebeu
( ) Aumenta pra muito a quantidade
( ) Sempre diz que misturou com drogas
( ) Fica bêbado primeiro que todo mundo

Idolatra:

( ) The Cure
( ) Radiohead
( ) The Smiths
( ) The Strokes
( ) Belle & Sebastian
( ) Queens of the Stone Age (Primeiro que todo mundo, tá?)
( ) Qualquer banda que não está aqui

Fuma:

( ) Lucky Strike
( ) Charm
( ) Black
( ) Cigarro com saborzinho
( ) Não fuma porque é vegan

Bebe:

( ) Café
( ) Chá gelado
( ) Chá verde
( ) Red bull com qualquer coisa
( ) Alcool (Mas faz careta)

Já teve banda e desistiu:

( ) Por ninguém enxergar o seu talento
( ) Os outros integrantes saíram da banda
( ) Você é o único integrante da banda
( ) Nunca desistiu, o pessoal que nunca ouviu falar da sua banda

Bem, acabado o teste, sinto te informar que se você pensou (Eu disse: SÓ PENSOU) em marcar qualquer uma dessas alternativas, você é, foi e sempre será indie. Mas não se preocupe. Todos somos. O problema é que alguns sempre são mais do que os outros. Eu mesmo, devo ser apenas mais indie que você.

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito