Como garimpar música boa

New Emo quarta-feira, 03 de outubro de 2007

Você devia ter bom gosto musical, sabia? Então, vou te ajudar nessa. Vamos procurar por coisa boa.

Já não estamos mais naquela época em que você devia passar o dia inteiro grudado na MTV com um caderno na mão pra anotar nomes de bandas e ir até a Galeria do Rock pra pesquisar por cd’s usados. Estamos na época em que você abre seu browser, digita “http://atoouefeito.com.br/musica” ali em cima e abre uma aba com um site de torrents, pra não deixar passar nada. Então, prepare-se: Esqueça as fitas K7 e os clipes na MTV, só não esqueça dos CD’s usados na Galeria do Rock. E daí que existe MP3, não tem nada mais bacana do que ter uma parte inteira do seu guarda-roupas lotada de cd’s.

Pra começar, corre pro Last.fm e cria uma conta. Pra que serve isso? Bom, após você se cadastrar gratuitamente, é só instalar o plugin do player que você usa pra escutar música no PC, podendo instalar ele em quantos PC’s quiser. Só toma cuidado se o PC for compartilhado, alguém pode usar o player pra escutar música ruim; então pesquisa no tutorial do plugin como bloquear algumas pastas. Assim, música ruim não vai aparecer na sua página. Como assim, aparecer? Quando você começar a usar o player, tudo que você escutar vai pra lá, se transformando em um banco de dados de tudo que você escutou hoje, durante a semana e até mesmo durante o tempo todo que você tem o plugin instalado aí.

lastfm-topartistsoverall.jpgMuito bom gosto, né não?
Os botões azuis indicam que a banda tem uns trechos de músicas em sua página e, os amarelos, indicam sons completos.

É, todo mundo aqui deve conhecer este site, ele ainda é uma rede social, é claro, voltado a música. Mas, afinal, por que DIABOS você tornaria seu gosto pessoal público? Eu explico. Agora que você já se cadastrou e instalou o plugin, vá até seu Dashboard.

lastfm-kddashboard.jpgLá no canto direito superior da página.

Nota: Eu não vou ensinar muita coisa sobre o site, a idéia aqui é te deixar com bom gosto, ok?

Depois de uma semana, e se você já tiver amigos, no seu Dashboard terá uma parte onde seus amigos te indicam músicas, e outra mostrando o que eles estão ouvindo. Mas nada disso importa, o que importa MESMO tá abaixo do lance de Recent Event Updates, onde tem uma lista de eventos pelos quais seus amigos estão de olho.

lastfm-recommendedartists.jpgÉ isso aí o que importa. E, convenhamos, quanta coisa ruim.

O Recommended Artists funciona de uma maneira que eu vou explicar após explicar o essencial do site: As tags.

Na página de um artista, você pode definir o estilo musical dele. Por exemplo, vá até a página do Motörhead e defina as tags “emo, dance, hip hop”. Se a maioria das tags forem essas, outras bandas com as mesmas tags vão ser “comparadas” ao Motörhead. Por exemplo, se o Judas Priest também for recordista nas tags “emo, dance, hip hop”, ele vai aparecer no topo de Similar Artists da página do Motörhead. Então, agora que vem a coisa bacana: Sabe isso aí que eu disse acima, o Recommended Artists? Baseado nas tags que das bandas você mais ouve, o site irá te recomendar semanalmente uma lista de bandas semelhantes ás tags mais “populares” no seu perfil. Pode aparecer muita porcaria, claro, é o usuário que define as tags das bandas alojadas no site, e muitas vezes isso pode dar merda. Como assim? Imagina se todo mundo coloca a tag “heavy metal” em… The Killers. O robô do site poderá te indicar a banda se você escuta bandas com essa tag, manja? Aí cê se fode. Outra coisa que também é usada pra fazer essas recomendações são as bandas que você escuta, independente das tags, aí que entram os Neighbours.

Os Neighbours são, literalmente, vizinhos. São os usuários que escutam as mesmas bandas que você escuta. É claro que nem sempre tudo vai ser perfeito, ainda mais se você escuta vários estilos diferentes. Não é fácil achar quem ouça Pantera e Johnny Cash, por exemplo. Mas você pode achar alguém que tenha a tag “Doom Metal, por exemplo, como a mais usada em bandas mais escutadas. Se você curte Doom Metal, é só se basear nisso pra navegar pelas bandas que seu vizinho escuta pra descobrir bandas sensacionais que você não conhecia.

lastfm-neighbortopartistsoverall.jpgTaí o que meu ” top neighbour” escuta. De 50, este é o que mais se aproxima do meu gosto, segundo o Last.fm.

Enfim, agora vamos de cabeça ao Recommended Artists.

lastfm-recommendedartists.jpgSó pra relembrar. Vamos ver o que dá pra se aproveitar aqui.

Pearl Jam, Muse, Incubus, Jimmy Eat World, Oasis e Green Day eu já descarto logo de cara. Bush foi uma boa lembrança, vou pegar o cd que meu irmão tem e dar uma ouvida pra lembrar dos caras. Spiritual Beggars é Stoner Rock, coisa boa TEM que ser. Clicando no botão azul, você já vai pra página da banda e trechos de algumas músicas começam a rolar. Ouvi o que tinha por lá, me agradou, tá anotado pra lista de downloads pra quando eu conseguir um HD maior. Masters of Reality é outra banda Stoner, mas não me agradou mais que a primeira, então vou descartar por enquanto. Mustasch, mais Stoner! Mas pouca influência, dessa vez é mais Heavy Metal. O vocal lembra The Cure, e o som é bem legal. Mais uma banda pra ser explorada. Clicando ali em (see all), achei mais recomendações que eu já conhecia e outras que eu não conhecia, como Rebel Meets Rebel, banda com o finado guitarrista ex-Pantera, Dimebag, só que não tinha trechos por lá. Lógico que eu vou baixar, olha quem tá na banda. Outra recomendação foi Helmet, os sons até são bacanas, to pensando em baixar.

lastfm-recommendedartists.jpgTags favoritas não são as que você mais usa – são as que você mais ouve.

Enfim, entenderam onde eu queria chegar? Fazer isso é sensacional, e dá certo. Do top 14 que eu mostrei acima com meu Top Artists Overall, as bandas SikTh, Kyuss, Down e Jello Biafra with the Melvins foram frutos desse tipo de pesquisa. Se você olhar o meu perfil, vai achar Monster Magnet, Superjoint Ritual, Mondo Generator, Eagles of Death Metal, Clutch, Lard, Backyard Babies, Celtic Frost, Lamb of God, enfim, muita banda que eu achei por lá mesmo, e comecei a ouvir. Infelizmente não tenho lá muito tempo de pesquisar mais bandas e ouvi-las com mais freqüencia, muita coisa diferente ia ter por ali. Mas isso já serviu como dica pra vocês, espero que vocês façam um bom proveito.

CLIPES DA SEMANA

Megadeth – Never Walk Alone
Queens of the Stone Age – 3s & 7s

CONHEÇA

Metal Extremo
Frank Zappa
Rush

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Joao

    green day ne tão ruim assim não! astes ele era bom pra caramba..com o tempo….

  • Capitão Piratão

    Hoje em dia eles não fazem nada de muito diferente do que eles faziam no Dookie. Dizer que o Green Day era bom antes e tá ficando ruim agora é uma incoerência ridícula, inclusive. Muito provavelmente, nego faz isso só porque hoje em dia é moda dizer que música velha presta e música nova não.

    Enfim, Green Day sempre foi uma bandinha mais ou menos e musicalmente repetitiva.

    Agora, o que vale MESMO observar é aquele “indie rock” sorrateiro aparecendo ali nas tags favoritas do Pinguço, véi.

  • théo

    @Capitão Piratão
    É Strokes, véi.

  • Letícia

    Green Day é mais ou menos mesmo… uma música aqui ou ali…
    Agpra Strokes??? Bão demáss!!!
    Franz Ferdinand também!!!!

  • Excelente post. O Last.Fm muda a vida de qqer um!
    =D

  • Ike Shimada

    Ei, que é isso? O SoulSeek é muito melhor! Podem conferir.

  • Emerson Danda

    Legal. Gostei muito. Abs.

  • All music guide:
    entra no site http://wc04.allmusic.com
    Digite o nome de seu artista preferido.
    Vai aparecer uma página com biografia, discografia, fotos, nomes de 30 bandas do mesmo estilo.
    Depois é só baixar no emule as músicas das bandas do mesmo estilo, se vc gostar de alguma compra o cd (até parece).
    O processo todo dura 18 segundos

  • José Laurindo Duarte

    Companheiros, gostaria de ouvir o show do “The Genesis” no Maracanã , acho que em 1977.
    Laurindo.

  • Masters Of Reality é bom demais cara….o cd Flak’n’Flight é phoda demais!
    do stoner rock eu recomendo Yawning Man…

    abçz!

busca

confira

quem?

baconfrito