Audiobooks não são livros

Livros quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Já ouviram um audiobook? Pois é, o troço não é nem livro nem áudio, e ainda por cima não é você que lê… É a porra dum livro que você não lê!!! O Jorge gostou, mas sei lá… eu sou um velho retrógrado.

A ideia é relativamente bem simples: Alguém grava o áudio dela mesma (Ou de outra pessoa) lendo um livro e disponibiliza (Ou não) para download. É quase que o contrário do cinema mudo… É quase que um podcast. Como áudio é algo que funciona, mas como livro, bem, mata totalmente o espírito da leitura: Você nem precisa ler ao menos.

O que é um livro? Um monte de papel, com páginas, e palavras impressas nessas páginas. Tire as páginas, o papel e as palavras impressas e não se tem mais um livro. Seria como tirar as imagens da TV: Você teria, basicamente, um rádio… Um rádio mais caro e pesado.

A iniciativa é até interessante, se formos considerar que há pessoas cegas que gostariam de poder “ler” um livro, mas para que não tem problemas de visão, é algo completamente inútil. Você tira completamente o prazer de ler um livro. Se ebooks já não são tão divertidos, um audiobook é ainda mais sem graça.

De verdade, qual a diversão de ouvir um livro? Ouvir música é legal, ler livros é legal, mas se você tira a melhor parte de ambos (O som e as palavras, respectivamente), deixa de ser algo que valha (E sim, por mais estranho que pareça, a conjugação está certa) à pena para ser algo mais trabalhoso e… Digamos… Idiota.

Já ouvi uns audiobooks e achei horrível (Acho que isso vocês já notaram, né?). Não sei se é por pura implicância minha ou se é porque a qualidade da gravação não era assim tão boa… Ou ambos mesmo. De uma forma ou de outra, não é algo que vai ganhar minha simpatia: Prefiro o cheiro dos livros e o som dos instrumentos soando, cada um na sua área.

Bem, feliz Natal e Ano Novo para vocês… Não sei bem quando esse post vai ao ar, mas espero sinceramente que todos engasguem durante a ceia de Natal e sei lá… Derrubem a champagne durante o brinde da meia noite. Até ano que vem… Ou não.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito