As melhores comédias de terror

Primeira Fila sexta-feira, 06 de novembro de 2009

Como vocês já devem saber, sábado foi Halloween, um dos feriados importados mais divertidos que existe. Se você não compreende bem esse dia de adoração aos zumbis, não importa. No Brasil é um dia a mais pra sair, beber e pegar geral escondido atrás de uma máscara vestir fantasias, normalmente enganchado com o feriado de Finados. É praticamente um carnaval com roupas mais decentes. Ou não.

Na gringolândia é levado mais a sério. Tanto que é uma fonte inesgotável pra Hollywood, resultando em milhares de filmes de terror/suspense. Aliás, acho que a definição de terror ou suspense só depende de quem assiste. Minha mãe tem gente que acha que qualquer filme com ET’s é automaticamente de terror, mesmo que seja um suspensezinho meloso. E tem também gente que ri de filmes classificados como thriller. É desse último tipo que vamos falar hoje.

Não que os filmes que eu vou citar sejam necessariamente classificados como terror, mas se vocês leram o parágrafo acima vão me poupar dos comentários furiosos. Se bem que cês não lêem o que eu escrevo mesmo. Enfim, vamos aos filmes que supostamente deveriam assustar, mas falham miseravelmente ao fazer rir mais do que em comédias.

5- Os Pássaros


The Birds, EUA, 1963

 “Pássaros não são de deus”, by Hitch

Uma garota rica de São Francisco procura um namorado em potencial em uma cidadezinha da Califórnia que lentamente se torna bizarra quando pássaros de todos os tipos começam a atacar as pessoas.

É Hitchcock. É um dos precursores dos filmes de suspense ecológico do tipo “olha que a natureza se vira contra você de tanto ser sacaneada!”. Apesar desses pontos importantíssimos, o filme é hilário. O jeito que os pássaros atacam faz parecer dessas briguinhas de bonecos/carrinhos que as crianças fazem, batendo um no outro como se não houvesse amanhã. E a protagonista cambaleando é de uma canastrice que dá inveja nos atores da Record. Repito, é Hitchcock e o homem tem todo o meu respeito. Ele é um gênio do horror, e todo mundo sabe disso. Mas ninguém é perfeito. E se até o Kubrick tem uma maçã estragada, por que o Hitch não poderia?

4- O Chamado


The Ring, EUA, 2002

 Mas essa cena é legal.

Uma jovem jornalista investiga uma misteriosa fita de vídeo que aparenta estar causando a morte de todos que a vêem uma semana depois.

Só pra deixar claro caso você seja vesgo e não tenha lida o “EUA” ali em cima, to falando da versão americana. A japonesa me deixou sem dormir por semanas assustou, ok. Lá a cara bizarra que os mortos faziam depois de dar um alô pra Samara oriental é realmente estranha. Na americana, dá pra rir um bocado.

3- Halloween H20


EUA, 1998

 Mais imortal que o Edward do queprúsculo

Laurie Strode, agora a diretora de uma escola particular com um nome falso, deve lutar mais uma vez e a sua vida e a de seu filho estão por um fio.

Essa é a prova que Hollywood muitas vezes não sabe quando parar. Depois do gigantesco sucesso desse Thriller, TINHAM que fazer a cagada de tentar reviver o vilão lá. Esse está representando vários outros desse mesmo gênero (como o Jogos Mortais), quando uma ideia dá certo da primeira vez, dá pra engolir da segunda, mas insistem na série até o milésimo capítulo, quando os vilões se tornam uns palermas e as mocinhas já deviam ter entrado num curso de tiro ou defesa pessoal israelense. Não que isso faça muita diferença, claro, já que o vilão é ainda mais imortal que o herói. Fico dividida entre a cena em que metem um extintor de incêndio na cabeça do desgraçado ou a que queimam ele inteiro. Isso porque, óbvio, ele não morre. Melhor que Tom & Jerry.

2- Carrie – A Estranha


Carrie, EUA, 1976

 “Raios, menstruei.”

Uma menina estranha, do tipo alvo fácil de piadas, e com poderes telecinéticos é zoada demais numa noite.

Crássico do terror, dizem. Nem Jim Carrie Carrey e suas caretas me fariam rir tanto. Desde a primeira cena, onde Carrie se desespera copiosamente em sua menarca até uma das últimas, em que está coberta de sangue com os olhos saltados, o filme é engraçadíssimo. A mãe religiosa fanática dela, os colegas clichê da escola… todo mundo devia ganhar a vida na comédia, serião.

1- Premonição II


Final Destination 2, EUA/Canadá, 2003

 A escada.

Quando Kimberly tem uma violenta previsão numa estrada ela bloqueia vários carros, impedindo a morte de seus passageiros e os mantendo a salvo… Será? Os sobreviventes começam a morrer misteriosamente e Kimberly tem que parar a morte antes que ela seja a próxima.

O primeiro, além de ter um ídalo de infância, o Devon Sawa (o gasparzinho, pô!), a ideia de um rapaz que tem que lutar pela própria vida não com um vilão furreca, mas com a morte em pessoa é bem interessante e original. Agradou não só a mim mas ao público em geral. E claro que não podiam deixar por isso mesmo e TINHAM que fazer uma parte 2. O resultado é o filme de terror mais engraçado que já vi, com uma cena em especial que ganha de várias comédias.

O cara foi salvo pela menina lá. E por acaso, ganha na loteria. Aí o puto compra um iMac e mais um monte de bugingangas. Como agora é um ricaço, não se preocupa em jogar um prato de comida velha na lixeira, então joga o macarrão pela janela mesmo. Aí ele tenta recuperar uma jóia que caiu no triturador de lixo da pia COM A MÃO. Mesmo preso ao triturador, o cara dá conta de por fogo no apartamento. Ele se solta e tenta apagar o fogo, mas o extintor falha e todas as janelas se fecham misteriosamente. Mas ele nem é TÃO burro e quebra um vidro e desce pela escada de incêndio. Aí ele escorrega no macarrão que tinha jogado pela janela antes e a escada que antes tava emperrada vai direto no olho dele. Fim.

Essa é, de longe, a morte mais imbecil que uma pessoa poderia ter. Já pensou no atestado de óbito? “Escorregou no macarrão e foi atingido por uma escada de incêndio”. Quem quiser ver essa maravilha, clique aqui. E o pior é que nem é a única morte engraçada do filme.

Bônus Track

O Exorcista


The Exorcist, EUA, 1973

 Miss simpatia 73

Quando uma adolescente é possuída por uma entidade misteriosa, sua mãe procura a ajuda de dois padres para exorcizar sua filha.

Porque quase todo mundo que eu perguntei “que filme de terror te faz rir ALTO?” respondeu “O exorcista”. Particularmente, tive medo quando assisti da primeira vez. E muito. Mas não tanto quanto uma amiga que assistiu comigo na próxima vez (a segunda minha, primeira dela), que me deixou com hematomas na perna de tanto apertar. Só na terceira é que achei alguma graça. Hoje sim me faz rir, mas nem é tanto assim. Entra como bônus porque é a preferência geral, mesmo que eu não entenda o motivo.

Boas risadas pra vocês.

Leia mais em: , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • São todos bons filmes….pra rir!

  • vassourada

    Cabe lembrar que, ironicamente, tanto a protagonista quanto sua mãe representaram as duas indicações ao Oscar (!?!?) que Carrie recebeu.

  • Kd Chuck brinquedo assassino KD

  • Yuri

    VocÊ insiste em falar mal da “maçã podre” né? ¬¬

    Parabens pela lista…que realmente tá boa

  • Yuri

    Pra falar a verdade o chamado me assustou bastante… mas quando eu olhava o que tava dando medo eu rachava de rir…

  • Caio, The Eldar

    vc chegou a considerar Zombie Strippers?

  • sandrine

    A morte pede carona kd kd kd

  • XD faltou “Black sheep” ou “ovelhas assassinas”, que acho que é o nome que deram em português, em que ovelhas zombies modificadas geneticamente atacam pessoas em uma fazenda, e todo mundo que é mordido por elas (e sobrevive) vira uma ovelha.
    Nunca ri tanto em um filme de “terror”.

  • Feloko

    Aaah, Zombie Strippers tinha uma proposta mais engraçada, acho que aquilo era pra ser uma comédia mesmo, nunca foi pra dar medo.
    Agora, no Premonição 2, quando a churrasqueira explode no final é muito mais engraçado do que o cara que morreu na escada de incêncido. Mas a narrativa e o detalhe do atestado de óbito fizeram ela parecer mais engraçada que antes, pra mim auhuahua

  • Lukinha_mendes32

    paia demais

  • Cade O Iluminado !

busca

confira

quem?

baconfrito