As animações que virão em 2009

Televisão quinta-feira, 01 de janeiro de 2009

Primeira coluna de 2009 e, ao invés de fazer o tradicional balanço do que passou, vou fazer uma perspectiva do que nos reservam os grandes estúdios para a animação deste ano.

Não falarei sobre o que pode vir para a TV porque geralmente, quando há alguma novidade, ela é lançada quase que instantaneamente por aqui, inviabilizando qualquer comentário deste escriba.

Mas para a tela grande a situação muda um pouco, vejamos o que está programado para este ano que se avizinha (bonito isso, né).

Coraline

Desde já candidato a cult, inspirado em uma história de Neil Gaiman, Coraline conta a história de uma garota que leva uma vida entediada e, ao descobrir uma passagem para outra dimensão, é revelada uma outra versão de sua vida, bem melhor do que a que leva, levando a mudar para lá, mas, conforme o tempo passa, sua escolha se mostra um tanto quanto equivocada e perigosa.

Maior viagem isso

Com direção de Henry Selick (o mesmo de O Estranho Mundo de Jack), essa animação promete ser a surpresa do ano. Está prevista para fevereiro.

O Corajoso Ratinho Despereaux

Previsto para a segunda quinzena de janeiro, essa animação conta uma história focada em três personagens diferentes entre si: um rato que gosta de ler livros, ao invés de comê-los, outro que prefere viver nas trevas de uma masmorra e, por último, uma garota, que é empregada da princesa num castelo.

Mais ratos em animações, deve ser medo reprimido

Essa animação é uma incursão da Paramount no mundo das animações (com 3D e alta tecnologia, todo mundo tenta algo, queria ver se isso aconteceria com a animação tradicional). Sinceramente, acredito no potencial dessa animação devido ao elenco de dubladores, como Dustin Hoffman, Matthew Broderick, Emma Watson, Sigourney Weaver e Christopher Lloyd, entre outros de mesmo calibre.

G-Force

Mais um filme com roedores, mais um filme em CG, mais um filme da Disney.

Previsto para agosto no Brasil, enquanto nos EUA será lançado no dia do trabalho, G-Force narra a história de roedores super-inteligentes que trabalham para a CIA (ou o FBI, tanto faz), usando de destreza, tecnologia e, claro, inteligência para cumprir suas missões. O enredo é batido: eles terão que se virar para evitar que um bilionário inescrupuloso domine o mundo. Enfim, por ser da Disney deve fazer sucesso e coisa e tal, mas enche o saco essa mesma ladainha.

Roedores de novo, podiam usar ornitorrincos

Astroboy

Mais uma versão das aventuras do menino robô criado por Osamu Tesuka, praticamente o pai dos mangás e animes.

Não espero muita coisa desse, não

Já contada de várias formas, agora é a vez da computação gráfica hollywoodiana narrar a história do jovem robô que vive em Metro City e se envolve em várias aventuras. A notícia boa para o tanga do Théo é que Nicolas Cage empresta sua voz para a animação. Previsto para outubro.

A Era do Gelo 3

Outra continuação que promete repetir o sucesso dos anteriores. Só a sinopse que é confusa. Veja só, o Mamute Manny, o Tigre Dente-de-Sabre Diego e a Preguiça Sid agora vão se envolver com dinossauros, sendo que estes bichos foram extintos milhões de anos antes.

Mamíferos e dinossauros juntos?

Como a Fox vai explicar isso, ainda não sei, mas o trailer que rola, mostrando o esquilo Scrat tentando pegar, como sempre, sua avelã, dá a entender que caíram em um Vale Perdido ou coisa que o valha. Pé atrás. Previsto para julho, em estréia mundial.

Monstros x Alienígenas

A Fábrica de Sonhos também não podia ficar de fora, e Monstros x Alienígenas é a aposta da Dreamworks para bater de frente com a concorrência.

Idéia original e criativa. O planeta está sob a invasão de alienígenas que estão tocando o terror na humanidade. O governo americano, depois de ter usado todas as suas armas, convoca monstros para lutar contra a invasão interplanetária.

O mais engraçado até agora

Até agora, meu segundo favorito como melhor desenho do ano, só por conta do sarro dos dois trailers. Estréia em março.

Up!

Até queria que o anterior fosse meu preferido, mas como Up!, que estréia em maio por aqui, é da Pixar, com certeza esse será o melhor desenho do ano.

Escoteiros, padr… ops, velhinhos com balões…

A história, para variar, é mais uma viagem dos roteiristas contando a história de Carl Fredricksen, um velhinho que cansado de sua vida monótona, resolve encher sua casa de balões e sair voando por aí, até chegar à América do Sul. Tudo ia bem, até descobrir que tinha um escoteiro na varanda da casa.

Não vou fazer piadas com pessoas que saem voando por aí em balões, velhos e jovens escoteiros, por respeito a tudo que a Pixar faz. Mas que dá uma piada pronta, isso dá.

Enfim, acho que é só isso, ainda há a esperança de sair Smurfs e Nine (9), de Tim Burton, mas por enquanto, é só especulação.

Enfim, bom 2009 para todos e até semana que vem.

Leia mais em: , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito