As animações que virão em 2009

Televisão quinta-feira, 01 de janeiro de 2009

Primeira coluna de 2009 e, ao invés de fazer o tradicional balanço do que passou, vou fazer uma perspectiva do que nos reservam os grandes estúdios para a animação deste ano.

Não falarei sobre o que pode vir para a TV porque geralmente, quando há alguma novidade, ela é lançada quase que instantaneamente por aqui, inviabilizando qualquer comentário deste escriba.

Mas para a tela grande a situação muda um pouco, vejamos o que está programado para este ano que se avizinha (bonito isso, né).

Coraline

Desde já candidato a cult, inspirado em uma história de Neil Gaiman, Coraline conta a história de uma garota que leva uma vida entediada e, ao descobrir uma passagem para outra dimensão, é revelada uma outra versão de sua vida, bem melhor do que a que leva, levando a mudar para lá, mas, conforme o tempo passa, sua escolha se mostra um tanto quanto equivocada e perigosa.

Maior viagem isso

Com direção de Henry Selick (o mesmo de O Estranho Mundo de Jack), essa animação promete ser a surpresa do ano. Está prevista para fevereiro.

O Corajoso Ratinho Despereaux

Previsto para a segunda quinzena de janeiro, essa animação conta uma história focada em três personagens diferentes entre si: um rato que gosta de ler livros, ao invés de comê-los, outro que prefere viver nas trevas de uma masmorra e, por último, uma garota, que é empregada da princesa num castelo.

Mais ratos em animações, deve ser medo reprimido

Essa animação é uma incursão da Paramount no mundo das animações (com 3D e alta tecnologia, todo mundo tenta algo, queria ver se isso aconteceria com a animação tradicional). Sinceramente, acredito no potencial dessa animação devido ao elenco de dubladores, como Dustin Hoffman, Matthew Broderick, Emma Watson, Sigourney Weaver e Christopher Lloyd, entre outros de mesmo calibre.

G-Force

Mais um filme com roedores, mais um filme em CG, mais um filme da Disney.

Previsto para agosto no Brasil, enquanto nos EUA será lançado no dia do trabalho, G-Force narra a história de roedores super-inteligentes que trabalham para a CIA (ou o FBI, tanto faz), usando de destreza, tecnologia e, claro, inteligência para cumprir suas missões. O enredo é batido: eles terão que se virar para evitar que um bilionário inescrupuloso domine o mundo. Enfim, por ser da Disney deve fazer sucesso e coisa e tal, mas enche o saco essa mesma ladainha.

Roedores de novo, podiam usar ornitorrincos

Astroboy

Mais uma versão das aventuras do menino robô criado por Osamu Tesuka, praticamente o pai dos mangás e animes.

Não espero muita coisa desse, não

Já contada de várias formas, agora é a vez da computação gráfica hollywoodiana narrar a história do jovem robô que vive em Metro City e se envolve em várias aventuras. A notícia boa para o tanga do Théo é que Nicolas Cage empresta sua voz para a animação. Previsto para outubro.

A Era do Gelo 3

Outra continuação que promete repetir o sucesso dos anteriores. Só a sinopse que é confusa. Veja só, o Mamute Manny, o Tigre Dente-de-Sabre Diego e a Preguiça Sid agora vão se envolver com dinossauros, sendo que estes bichos foram extintos milhões de anos antes.

Mamíferos e dinossauros juntos?

Como a Fox vai explicar isso, ainda não sei, mas o trailer que rola, mostrando o esquilo Scrat tentando pegar, como sempre, sua avelã, dá a entender que caíram em um Vale Perdido ou coisa que o valha. Pé atrás. Previsto para julho, em estréia mundial.

Monstros x Alienígenas

A Fábrica de Sonhos também não podia ficar de fora, e Monstros x Alienígenas é a aposta da Dreamworks para bater de frente com a concorrência.

Idéia original e criativa. O planeta está sob a invasão de alienígenas que estão tocando o terror na humanidade. O governo americano, depois de ter usado todas as suas armas, convoca monstros para lutar contra a invasão interplanetária.

O mais engraçado até agora

Até agora, meu segundo favorito como melhor desenho do ano, só por conta do sarro dos dois trailers. Estréia em março.

Up!

Até queria que o anterior fosse meu preferido, mas como Up!, que estréia em maio por aqui, é da Pixar, com certeza esse será o melhor desenho do ano.

Escoteiros, padr… ops, velhinhos com balões…

A história, para variar, é mais uma viagem dos roteiristas contando a história de Carl Fredricksen, um velhinho que cansado de sua vida monótona, resolve encher sua casa de balões e sair voando por aí, até chegar à América do Sul. Tudo ia bem, até descobrir que tinha um escoteiro na varanda da casa.

Não vou fazer piadas com pessoas que saem voando por aí em balões, velhos e jovens escoteiros, por respeito a tudo que a Pixar faz. Mas que dá uma piada pronta, isso dá.

Enfim, acho que é só isso, ainda há a esperança de sair Smurfs e Nine (9), de Tim Burton, mas por enquanto, é só especulação.

Enfim, bom 2009 para todos e até semana que vem.

Leia mais em: , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • dervecna

    Não sei de ONDE vocês tiram essas notícias, mas avisem se descobrirem se alguma música do CD “Where’s Neil When You Need Him?” for usada na animação de Coraline.
    Tem altos nomes lá, com músicas feitas baseadas, inspiradas e PARA Coraline, como Cruxshadows e Rose Berlim.
    Valeu a notícia, comecei bem o ano! =D

  • théo

    Porra, do caralho, Bolinha! Ano começando e já entrou na linha.

  • Sandro

    Mto legal essas prévias… sou fã tbém de filmes desse tipo… e estou contigo bonilha em comentar que os desenhos japonenes são uma verdadeira droga… não ensinam nada a ninguém… não mostram nada além de lutas idiotas entre sí.

  • Bacana! Aguçou a curiosidade.

busca

confira

quem?

baconfrito