A próxima geração de consoles não existe

Nerd-O-Matic quinta-feira, 25 de junho de 2009

Porra, é impressionante como tenho visto por aí notícias sobre a “nova geração de consoles”. O povo acredita mesmo que vai sair um Xbox 720 ou um PS4. Cês são tudo lôco, caralho.

Os boatos vieram à tona novamente com o Project Natal, da Microsoft. BOATOS dizem que a Microsoft lançará seu novo console com o Project Natal, já no ano de 2010.

Quem acredita nisso é DUPLAMENTE burro; primeiro por acreditar em videozinho editado do Natal, e segundo por acreditar que a Microsoft tem bala na agulha pra lançar console NOVO. Nenhuma das três grandes produtoras tem bala na agulha pra lançar um console novo, creiam-me. E não falo isso por ser um grande conhecedor das três empresas, mas sim porque eu tenho um cérebro, e uso ele pra pensar.

Pensem comigo.

1) Entre Sony, Microsoft e Nintendo, apenas a última tem lucro real com a venda de seus consoles. A Sony ainda amarga prejuízo com a venda de cada PS3, enquanto a Microsoft apenas cobre seus custos, depois das reduções de preços e sucessivas reformulações do hardware explosivo do X360. POR QUE MOTIVO alguma delas investiria nesse momento uma quantia enorme para desenvolvimento de um hardware novo, se continuam perdendo dinheiro com seus consoles atuais? Faz sentido lançar mais um console, tentar empurrar goela abaixo dos consumidores e continuar perdendo dinheiro por mais anos à frente?

2) A Nintendo só tem lucro com seu Wii porque ele é um GameCube 1.5, em termos de hardware. A grana de pesquisa e desenvolvimento foi toda para os controles inovadores. A Nintendo definitivamente não está pensando em pesquisa de hardware do console, já que é claro seu interesse em refinar a funcionalidade dos periféricos do Wii, como Motion Plus e Wii Board.

3) O que um hardware novo teria a oferecer para os consumidores? Uma melhora ínfima de gráficos? Todos os consoles já têm capacidade de som dolby surround, sendo que PS3 e X360 fazem uso das televisões de plasma e lcd para projetar suas imagens em high definition através de cabo hdmi. Todos os consoles atuais possuem controles wireless e mídias com enorme capacidade de armazenamento. O PS3 toca blu-ray. Você realmente compraria um console novo apenas para ter uma pequena melhora nos gráficos?

4) Até hoje o maior obstáculo à compra do PS3 e do X360 é que você precisa ter não só os novos consoles, mas também uma televisão LCD ou plasma, além de um sistema de som decente, para poder aproveitar a capacidade total dos consoles. Se por acaso lançarem uma nova tecnologia para televisores e monitores no ano que vem, ou em 2011, você acha que os consumidores farão de novo um investimento enorme só para ter uma ínfima melhora nos gráficos?

5) A maior parte dos “novos” consoles lançados nos últimos anos foram apenas upgrades dos consoles originais: PS2 slim, PSP Go, NDS, DSi… É muito provável que se algum console “novo” for lançado, este será apenas uma atualização do console original: um X360 menor, mais leve, com um hd maior e mais barato; um PS3 sem a capacidade de ler blu-ray, para baratear o seu custo final; um Wii com um processador mais potente, para ter gráficos melhores que o PS2.

6) Finalmente, consoles são cada vez mais CAROS. Quando a geração atual foi lançada, os consoles custavam em média R$ 2.000,00 em seu lançamento, e ficaram nesse preço por um bom tempo. Os consumidores de vídeo-games são um bando de doentes, lógico. Mas, mesmo sendo doentes, poucos de nós temos grana pra investir numa troca de console, principalmente quando sentimos que usamos tão pouco a geração atual.

Estes são só alguns fatos sobre a geração atual e a “próxima”. Simplesmente não faz o menor sentido mercadológico e financeiro que qualquer uma das “três grandes” resolva afundar patrimônio arriscando um novo console em meio a uma crise mundial. O lançamento de um novo vídeo-game em 2010 ou 2011 exigiria uma grana fudida em pesquisa nesse momento, e eu não vejo a Sony e a Microsoft cagando dinheiro. Quem caga dinheiro é a Nintendo, que não deu nenhum mísero sinal de largar o osso do Wii ou do DS.

E querem saber? Eu acho BOM que não saia nenhum console novo. Primeiro porque não estou a fim de investir grana em mais uma tralha pra empilhar embaixo da televisão, e segundo porque eu quero jogos bons para os consoles que eu já tenho. Acho muito mais interessante botar fé e pressão no desenvolvimento dos periféricos mesmo, principalmente na esquecida realidade virtual. KD óculos 3D pra gente jogar em realidade vitual porra? KD sensor de movimento total do corpo? KD futuro KD?

O futuro é a gente jogar SEM CONSOLE.

 ON LIVE é o futuro

Mas isso é assunto pra outra coluna.

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito