A depressão na música e vice-versa

New Emo quarta-feira, 04 de junho de 2008

Sabe, eu imagino que pelo menos 87,2314235% dos músicos têm depressão. Esse número se torna óbvio levando em consideração a quantidade de músicas depressivas que existem por aí. Mas elas não vêm ao caso, ainda; o que eu quero dizer é que como se já não bastasse SER depressivo, os músicos querem NOS deixar depressivos.

Mas não estamos falando de emo.

MY CHEMICAL ROMANCE NÃO É EMO, VÉI!

Mas foi VOCÊ quem colocou o clipe aí, do que cê tá reclamando?

Eu?

VOCÊ! Quem mais?

Ok, deixando a esquizofrenia de lado, emo é um assunto para uma próxima coluna.

For Want Of é o som acima, da banda Rites Of Spring, considerada por muitos a primeira e definitiva banda emo. Quem sabe na próxima, agora vamos voltar ao assunto.

O que podemos usar como exemplo clássico de música depressiva? Radiohead? Coldplay? PANTERA!

Temos aí Suicide Note Pt. I e Suicide Note Pt. II. O primeiro som é PERDIDAMENTE depressivo, tanto que é violão e voz. Would you look at me now? / Can you tell I’m a man? / With these scars on my wrists / To prove I’ll try again / Try to die again, try to live through this night / Try to die again. DEMAIS, né? É o tipo de música que você escuta e fica traumatizado. O segundo som, ao menos, chega QUEBRANDO TUDO, e isso serve pra duas coisas: Ou você desencana ou você se mata de vez, empolgadão. Afinal, a letra continua depressiva. Esses sons estão no álbum The Great Southern Trendkill, que pra mim é o MELHOR álbum dos caras. [Esconde os pulsos]

Cemetary Gates é o tipo de som que você NÃO PODE ouvir em um dia de merda. Além do som ser depressivo, o filho da puta é tremendamente emocionante por culpa da transa perfeita (heh) que os versos fazem com o refrão. Grande clássico da banda, e o ESTRANHO é Phil Anselmo ainda estar vivo. Kurt era tão depressivo e drogado quanto, imagino, o que podemos concluir? NADA!

Indo pra cena nacional agora, Marvin, Titãs. Esse som é um chute no estômago, véi, lembro de tê-lo ouvido quando eu era uma criança catarrenta e fiquei com MEDO que meus pais morressem. Olha o que uma música pode causar em uma maldita criança. E não vou citar mais nenhum som do Titãs, senão vou ser forçado a citar Epitáfio. GAH!

One, Metallica. Quando o assunto é guerra, não tem como se animar – a não ser que o Bush monte uma banda, é claro. Não tem jeito, a depressão DOMINA esse tema. E o Metallica representou bem, fazendo um som absolutamente espetacular chutando a bunda de clichês. Noobs.

É claro que eu não ia deixar o Nirvana de fora dessa. Eu poderia colocar qualquer som da banda por aqui, mas optei por Polly. E, porra, todo mundo sabe que Kurt Cobain não se matou sozinho. Muitos FÃS se mataram antes mesmo, tudo culpa das composições do cara E do excesso de drogas – o que aumentava ainda mais a depressão. É por isso que eu já disse por aqui que você não precisa se drogar quando ouve Nirvana.

Amy Winehouse não poderia faltar nessa lista também. O som é You Know I’m No Good, que não é tããão depressivo assim… bom, depende do ponto de vista depressivo de quem vai ouvir a música, é claro. Bom, a música é do carái, considero uma das melhores – senão a MELHOR.

Mosquito Song, Queens of the Stone Age. Esse som consegue ser mais depressivo apenas pela melodia, a letra em si tá mais pra um poema doentio e GENIAL. Os caras SÃO geniais neste – e em muitos outros – quesitos, aliás. Mas o melhor está por vir:

Song for the Deaf. Absolutamente SENSACIONAL, véi.

É claro que existem sons muito mais depressivos, mas seria deprimente demais colocá-los por aqui. Mas, afinal, o que pudemos aprender com esses sons colocados por aqui? Que dá pra ser depressivo tendo bom gosto musical, ora.

Leia mais em: , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Cadê o Alice In Chains???? Nunca vi banda mais depressiva que essa…
    O Segundo disco deles “Dirt” é mais pra baixo que “One”, “Marvin” e “Cemetery Gates” juntas!

  • Um post sobre músicas de bom gosto deprimentes? Que coisa emo!

    Hehehe, brincadeira, foi um bom post. Gosto muito de Nirvana e Queens of the Stone Age (E não tenho competência pra falar dos outros).

    o/

  • Eu não acho Song For The Deaf depressivo. Tem som mais depressivo que isso no próprio Songs For The Deaf, tipo “The Sky Is Fallin'”. Claro que isso é só a minha opinião.

    De resto, concordo totalmente, apesar de rir bagarai quando vejo os tios dançando no clip ao vivo de “You Know I’m No Good”.

  • Caio, The Eldar

    Cara, o top de som depressivo de bom gosto é o “Starkers in Tokyo” do Whitesnake. Coverdale usando a parte grave de sua voz e um violão acompanhando.
    Esse é um disco excelente capaz de fazer uma pessoa que está feliz querer pular de cabeça na quina da mesa depois de ouvir. O disco é bom, mas mantenha objetos cortantes e/ou perfurantes longe do teu alcance quando for ouvir.

  • Mandy

    Acho que “Some Unholly War” Live da amy é bem mais depressiva. Ou Black to Black.
    Enfim, adorei a coluna e Nirvana… *-*

  • Olaf

    Claro que choveram opiniões aqui então eu vou deixar a minha também…
    Polly NUNCA vai ser tão deprimente quanto Something in the way!

  • ZIM

    pois é.
    My Chemical Romance é EMO sim…
    éssa é a coluna mais tanga do AOE.

  • ZIM

    concordo com o Homem aleatorio
    “Um post sobre músicas de bom gosto deprimentes? Que coisa emo!”

    só falta um dia ele fazerem uma coluna
    com qual é o funk da hora.

    ai eu paro de acessar essa joça.

  • magrosbc

    Deprimente é vc estar discotecando e uma gatinha linda pergunta se tem Bon Jovi !!!!!…isto aconteceu comigo!

  • bd

    saves the day – at your funeral

    vejam no tube o clipe,é de matar…e depois se matar.

    bd

  • alguém aí já ouviu falar em mogwai?

  • Danilo

    Cadê creep, cadê o radiohead??

  • ZIM

    carai mano
    creep do korn é apelar hein

  • Isaac

    cara, tinha q ter citado era fade to black do metallica aquilo sim é puta tétrico e depressivo

  • Daniel

    5. Escreva com conteúdo. E, por favor, ESCREVA CORRETAMENTE. Sabe, nós pelo menos TENTAMOS escrever da maneira correta para vocês; bem que vocês poderiam fazer o mesmo por nós, né?(…)

    Localizei um erro de regência em:”Acima de tudo, comente apenas se você tiver algo para comentar. (…)Nós lemos a todos os comentários, (…).
    Quem lê, le alguma coisa, que responde é que responde A alguma coisa, ou alguém, o correto seria:(…)NÓS LEMOS TODOS OS COMENTÁRIOS, (…).

    Escrevo pra te alertar porque detesto um trabalho bem feito e bem intencionado poder ser criticado por um pequeno descuido.

    Parabéns pelo site, e se for responder, responda via e-mail, pois não tenho tido muito tempo para internet.

    Valeu

  • @Daniel
    Bem que você podia ter mandado isso por e-mail porque provavelmente eu vou esquecer de corrigir.

  • Wilson TK

    Aerosmith – crying
    Beatles – for no one
    Bon Jovi – always
    Bon Jovi – lie to me
    Camisa de Venus – só o fim
    Cazuza – o tempo não para
    Guns´n´roses – November rain
    Inti Illimani – rin del angelito
    Legião Urbana – via láctea
    Leo Jaime – a vida não presta
    Metallica – fade to black
    Nirvana – I hate myself and want to die
    Paulo Sérgio – Pelo amor de Deus
    Pearl Jam – last kiss
    Radiohead – creep
    Titas – Marvin
    Yes – soon

busca

confira

quem?

baconfrito