Como sobreviver ao Apocalipse – Parte final

Cinema quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

E finalmente chegou a hora. Depois de 3 especiais (Se não viu, veja: aqui, aqui e aqui), você já está mais do que preparado pro fim do mundo. Sobreviver o apocalipse será moleza. Mas você já parou pra pensar no porque disso tudo? Porque todo mundo tá tão viciado em falar no fim do mundo? Você acredita no fim do mundo Maia? Tudo porque um povo que não existe mais previu a cerca de 3 mil anos que o mundo vai acabar em 21 de dezembro? Mas e se eles estiverem errados?

Pense no seguinte: Imagine que os maias tinham um tipo de calendário diferente do nosso. O nosso calendário foi criado com anos bissextos (A cada 4 anos temos um dia a mais). Os maias não faziam dessa forma. Não contavam anos bissextos, então, pelo calendário deles, já teríamos passado do dia 23 de julho de 2013, de acordo com o calendário maia. Então, o fim do mundo já passou? E agora? Como fas~? De acordo com essa teoria, os maias não consideravam o dia extra a cada 4 anos por não conhecer as diferenças entre as órbitas dos planetas, e, por isso, não haveria necessidade de um ano com 366 dias. É, perdemos o fim do mundo. Tá tudo errado. Sem o dia extra a cada 4 anos, 21 de dezembro seria o dia 28 de julho de 2013. O nosso 21 de dezembro de 2012 está atrasado 7 meses! O MUNDO JÁ ACABOU FAZ TEMPO!

Mas, não se acalme antes da hora. Segundo pesquisadores da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), ao contrário do que tenta contestar a teoria, os maias tinham anos diferentes, como os de norte, sul, leste e oeste. Para eles, não se tratava de um ano bissexto, pois o termo era desconhecido e, na prática, a civilização ajustava os horários em um novo dia, de quatro em quatro anos. De acordo com a UNAM, o dia 21 de dezembro de 2012 marcará, sim, o inicio de uma nova era.

Mas, e o tal fim do mundo? Na verdade, os maias nunca disseram que haveria uma grande tragédia ou o fim do mundo em 2012. Essa visão apocalíptica é algo nosso, dos ocidentais. Gostamos mesmo de achar de vez em quando que o mundo vai acabar. Infelizmente esse papo de fim do mundo é uma onda milenarista que antecipa catástrofes ou outros acontecimentos cada vez que se completam dez séculos. Sempre passamos por isso a cada mil anos, e ultimamente, a cada dez anos. Alguém esqueceu do bug do milênio? Ao que parece, esse tal de fim do mundo pode dar dinheiro. Já há empresas que oferecem bunkers para que as pessoas se protejam das catástrofes. E você, pensa que essa história de fim do mundo em 2012 é verdadeira? Ou apenas acha isso tudo uma grande trollada? Deixe sua opinião nos comentários… Enquanto ainda nos resta tempo!

Leia mais em: ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito