7 Motivos pro OnLive dar errado – Parte 2

GameFreaks terça-feira, 04 de agosto de 2009

Continuando com a minha coluna da semana passada, os outro quatro motivos pro OnLive dar errado são…

25-onlive03Clica na imagem pra aumentar. Se só tiver essas entradas aí, acho que só vai funcionar em HDMI, ein? A não ser que as entradas dos cabos normais do videogame também mudem. Enfim…

Quarto: Lógica

A Microsoft domina o mundo dos computadores, só tendo como concorrente de peso a Apple. Linux não conta, já que não é bem uma empresa e, por não ter lucro, tá pouco se fodendo pro que acontece. Então, basicamente, a Microsoft tem “parceria” com praticamente TODAS as grandes produtoras de Hardware. Ou você acha que seu PC pronto veio com Windows POR QUÊ? Notebooks, netbooks e até desktops montados vem com Windows, já que, mesmo com todo o xingamento e todos os erros, continua sendo o melhor sistema para jogos. Logo, a Microsoft nunca iria deixar os fabricantes de hardware venderem os servidores pra OnLive assim, tão fácil. E os vendedores aceitariam um contrato de exclusividade. Isso porque a parceria de uma gigante como a Microsoft é extremamente valiosa. Duvidam? Muitas pessoas deixam de escolher um computador com Linux, que elas acham que nunca vão aprender a mexer, pra escolher algum com Windows, mesmo pagando um pouco mais ou o pc sendo um pouco pior, entendem?

Além disso, empresas produtores de placas de vídeo, por exemplo, também iriam se posicionar. Se o OnLive vier à público, pra que eu vou precisar de uma GeForce GTX 295? Uma mera plaquinha de vídeo de 256mbs dará pro que for necessário, já que OnLive tomará grande parte do público que joga utilizando computadores. Resumindo, as empresas de hardware, em conjunto com a Microsoft, se recusarão a dar apoio à OnLive, dificultando assim a compra dos servidores, o que só poderia deixá-los mais caros. Vocês podem pensar: “Ah, mas a Nvidia poderia vender as placas pros servidores do OnLive, faturando bastante assim.” Mas não se esqueça de que, chutando baixo, serão cinco jogos rodando ao mesmo tempo em cada servidor. Logo, se três destes cinco jogadores que estariam jogando na OnLive deixassem de comprar uma placa de vídeo por conta disso, por exemplo, ela venderia três placas ao invés de cinco. Se menos jogos rodarem nos servidores e a Nvidia vender mais placas, tornando o negócio mais convidativo, o custo de servidores será encarecido. E eu tenho certeza de que a maioria das pessoas preferirá pagar um pouco mais a quantia de um OnLive pra ter um ÓTIMO servidor PRIVADO, EM SUA PRÓPRIA CASA, pra ela fazer o que ela quiser com ele!

Comentaram também na coluna passada sobre servidores japoneses. A Sony e a Nintendo dominam o mercado de games do Japão, e não estão dando nenhum sinal de que querem sair de lá tão cedo. Inclusive, a venda do PS3 chegou a ser superior do que a do Xbox 360 lá. A Sony também trabalha com Hardware, e tem até um concorrent dos MACs no mercado de desktops, e uma linha de notebooks, VAIO, e também deve ter suas parcerias e afiliadas lá no Japão.

Quinto movito: Parece bastante ser um hype.

Não sei vocês, talvez eu que esteja nos lugares errados, mas praticamente não ouço falar do OnLive. Também não vejo notícias sobre. O release dele está consideravelmente próximo e ainda assim o site carece de informações. Não vi as gigantes dos videogames se pronunciarem sobre, outra coisa estranha.

Sexto motivo: Mensalidade

Custo da manutenção e possível atualização dos servidores. Além do que, os servidores também vão precisar de energia e internet pra funcionar, senão ninguém poderá jogar. Claro que não será tão diferente de agora, já que temos que pagar pela Live, por exemplo. Mas a Live é mais barata se formos fazer a conta. Digamos que pela manutenção dos servidores e da internet não saia por mais de 10 dólares/mês. Isso daria 120 dólares/ano. A Live é 100 dólares pra 13 meses.

Sétimo motivo: Vulnerabilidade

Falta de energia no local dos servidores, falta de linha telefônica, invasão dos servidores, possíveis vírus. Tudo isso, ou ao menos a maioria, pode ser evitado. Geradores de energia de emergência, caso falte energia. Mais custo pro jogador OnLive. Invasão de servidores? Contratar especialistas (hackers) pra encontrar falhas e corrigi-las. Bota na conta dos jogadores. Além de tudo, estariam sujeitos à contratempos físicos que não poderiam ser evitados, como falha de hardwares, resultando na perda de informações nos servidores, fenômenos naturais em geral, etc. Claro que isso não é culpa de ninguém, mas com os consoles domésticos, caso algo acontecesse, o problema é do JOGADOR. Se ele tinha seguro ou o console ainda tava na garantia, que bom pra ele, se não, se fodeu.

furacao“O que é aquilo no furacão?!” “Eu acho que… SIM, É UM SERVIDOR DA ONLIVE!”

A perda seria totalmente do jogador, deixando as empresas intactas. Nesse ponto, é bom pro jogador, já que no caso da OnLive o problema seria DELA. Caso algo acontecesse e os jogadores ficassem algum tempo sem jogar, com certeza muitos iriam reclamar seus direitos. Afinal, eles estão pagando, querem receber pelo que pagaram. Se algum hacker engraçadinho invadisse e deletasse tudo, inclusive backups dos servidores, problema deles. E os jogos que eu já comprei? Ela terá que arcar com todas as despesas.

“Ah, mas provavelmente ela vai ter seguro com isso aí, por isso ela não vai precisar cobrar mais dos jogadores nem vai falir.”

Porém, as companhias de seguro sempre avaliam se é um bom negócio fazer o seguro ou não, e em um negócio arriscado como esse, em que o custo/benefício não é muito convidativo, normalmente não aceitam.

E acaba aqui essa série, esperam que tenham gostado. Semana que vem eu volto. Ou não. Sabe como é, galera, gripe suína a solta e tal…

Leia mais em: ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Wagner Emanuel

    Até onde lembro o custo da Live é de paroximadamente 50 dólares, nao?!

  • Caio, The Eldar

    Bom, pra ser sincero, eu estou na terra dos hypes e tb não escuto nada sobre o OnLive.

  • EsKiiloo

    Eu juro que só ouvi falar desse OnLive aqui.

    Nem vai rolar…
    E se for só pra daqui uns 5..10 anos.

  • Jeffrs

    Onlive vai custar só 14 dolares mes…

    E amigo…

    MicroSoftware lucraria se eles usassem o Win Azura..

    Outra coisa…

    Placas de vídeo tem programaçao CUDA placas da Nvidia…

    Otimas para cloud computing =)

busca

confira

quem?

baconfrito