10 tipos de filmes que serão feitos em 2013

Cinema segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Queridos e queridas, quero desejar primeiramente feliz ano 2013 para todos vocês com certa demora, pois meu primeiro texto publicado este ano foi escrito ainda em 2012. Sem mais frescuras, 2013 no cinema será exatamente como na vida da maioria das pessoas: Não terá nenhuma mudança drástica e se repetirá sem nenhum pudor. Por isso vou fazer um exercício de futurologia e adivinhar os tipos de filme que estrearão este ano na telona.

Blockbuster explosivo

Gênero de filme predileto de Hollywood e de pessoas que não tem tempo ou não querem se ocupar demais pensando sobre um filme. O roteiro é a parte menos importante, sendo colocado em segundo plano, atrás das explosões, perseguições de carro e atuações canalhas. A moda hoje em dia consiste em revivals dos anos oitenta, com atores e temáticas, no estilo Os Mercenários.

Comédia nada engraçada satirizando filmes que fizeram sucesso no ano anterior ou comédias envolvendo colegiais americanos

Segundo gênero predileto em Hollywood, este para mim é o pior. Muita gente acha que fazer rir é fácil, é mole, é lindo, porém a verdade é que normalmente o esforço extremo só traz vergonha alheia. O título é longo e auto-explicativo. Ah! Aposto que O Hobbit vai ter umas dez sátiras.

Filme de ação porém pretensamente inteligente

Um gênero que vem fazendo sucesso ultimamente são esses filmes de ação com roteiro complicado e desfechos inesperados. Unem boas coisas do cinema, porém podem não conseguir cumprir nenhuma de sua propostas, o que acontece com frequência.

Terror “ultrarealístico”

Filmes de baixo orçamento onde o principal recurso é uma câmera móvel. Criam situações mais críveis que os antigos terrores, porém já deram no saco. Hora ou outra saem uns bons, mas normalmente são todos parte do mesmo lixo.

Comédia européia controversa

Nesta classe surgirá algum filme de humor negro ou uma comédia altamente ácida sobre alguma coisa, como costumes ou países. O grande problema é que elas tendem a não ser engraçadas e as pessoas normalmente não as entendem, pois nem quem as concebeu entendeu de verdade.

Filme sulamericano sobre ditadura ou favela

Aqui nesta classe, algum filme argentino/uruguaio/chileno/brasileiro surgirá com bastante força retratando os mesmos temas que consagraram os cinemas destes países sem mudarem muito. Podem sair bons filmes como podem dar no saco, como acontece na maioria das vezes.

Adaptação de super-herói o aproximando dos quadrinhos ou dando uma visão realística

Pegando vácuo no sucesso do Bátima, tentar fazer com que os heróis sejam mais realísticos ou que assemelhem mais aos quadrinhos está em voga. Daqui só esperamos mais repetições, mas que podem ser divertidas. Super Homem sai logo pra não me deixar mentir.

Filme com uma temática repetida ou fórmula repetida de um diretor super cultuado

Aqui você pode escolher o nome: Almodóvar, Tim Burton, Irmãos Coen, Aronofsky e com certamente Woody Allen, vão repetir as fórmulas que os consagraram e todo mundo vai aplaudir de pé.

Filme sem noção pseudocult existencialista

Esse não pode faltar. Será aquele filme que ninguém vai entender mas todo mundo vai recomendar no Facebook, porque temos que parecer inteligentes. Leremos uma crítica em algum site pretensioso tipo o Bacon e vamos sair repetindo como um mantra. Ponto com as gatinhas que tomam café na Starbucks.

Leia mais em:

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito