Onomatopéias

Nona Arte quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Seria muito mais fácil eu começar essa coluna dizendo que eu acho onomatopéias idiotas, mas antes é preciso explicar o que é uma, já que muita gente não sabe.
Onomatopéia vem do grego onomatopoiía, que significa ação de inventar nomes. Onomatopéias são palavras que tentam imitar um som, como por exemplo, o famoso Tic-Tac do relógio, o Au Au do cachorro e por aí vai.

Agora que você já sabe o que é uma, podemos falar mal delas.
As onomatopéias são bem presentes e visíveis nas histórias em quadrinhos, às vezes elas que completam uma cena, por isso não as descarto totalmente. Cenas em que dois personagens estão conversando coisas do tipo:

Mocinho: Precisamos combater o….
Onomatopéia: Plop! poc! pok!
Mocinho 2: O que é isso? Precisamos investigar…

Esse tipo de cena é bem aceitável, afinal o som é essencial nessa cena, sendo que se o Plop! poc! pok! não estivesse ali você não saberia que alguém bateu em algum objeto oco, fora que o dialogo ia ficar meio perdido.

Mas infelizmente nem tudo é legal, a maioria das onomatopéias são idiotas e sem sentido, como o KA-BOOM que representa o som de uma explosão. Sinceramente, KA-BOOM é uma explosão? E outra, quem em sã consciência vai ver uma explosão e não vai identificá-la como tal?
O KA-BOOM é totalmente inútil e uma cena de explosão, assim como o CRA-KOOM, que aparece toda vez que o Capitão Marvel pronuncia Shazam e um raio cai do céu.

Eu, na minha profunda inutilidade, cacei algumas onomatopéias nos meus comics e na internet. O resultado além de assustador é engraçado, pois quase sempre a onomatopéia não tem nada de parecido com o som. Eis as piores onomatopéias das histórias em quadrinhos:

Baroom! Baruuum! – Bomba, trovão, etc.
Bóim – Batida na cabeça com um objeto.
Bawoing! – Corda do Arco após a flecha ser lançada.
Bash! – Uma queda.
Biff! – Soco no queixo
Bonc! bou! – Batida de cabeça com cabeça
Bounce! bóim! – Mola Saltando
Cra-Koom – Raio do Shazam
Coff! oss! uss! – Tosse
Ioo-hoo! iu-uu!, u-uu! – Chamar alguém que está distante.
Pfft! pfft! phfpt! – Cuspir.
Plomp plom! – Um fruto caindo de uma árvore
Rat-rat-rat! rá-tá-tá! ratataaá-tá – Metralhadora
Riiinch! – Relincho
Screeech! iééé! – Carro freando
Sssss! Ssss! – Objeto queimando
Zok! pof! tou! – Uma pedrada na cabeça.

Existem muitas outras onomatopéias, aliás, existem várias onomatopéias para o mesmo som, assim como existem vários sons para a mesma onomatopéia.
Eu ainda as acho muito inúteis, às vezes até engraçadas, mas inúteis. Lugar de som definitivamente não é no papel.

Leia mais em:

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito