The Firm

Música segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sabe aqueles dias que tu acorda de ressaca, muito doido, doidão você acorda pensando em escutar alguma coisa nova? Algo diferente? Comigo isso acontece direito, e foi depois de muito garimpar por ai que descobrir essa banda fodástica, The Firm.

Quer dizer, descobrir não é uma palavra muito boa. Eu não sei por que diabos eu nunca tinha escutado esta banda antes. Sério. Todo mundo ai já deve ter ouvido falar do Led Zeppelin? E no Free ou Bad Company? Pois é, The Firm conta com a presença de Jimmy Page, líder do Led Zeppelin, e de Paul Rodgers, vocalista das outras duas bandas e também da recente reunião do Queen. Além deles, a banda conta ainda como baterista Chris Slade, ex-Uriah Heep e o baixista Tony Franklin. Por ai dá pra ver que os caras têm gabarito.

Devidamente contextualizado, vamos mudar a alcunha: De banda para supergroup, ou em pt-br, supergrupo. A ideia dos caras era a seguinte: Trazer músicas de suas carreiras solo, ou criar novas, jamais tocando material de suas bandas anteriores. Com isso, a banda lançou dois álbuns de estúdio: The Firm, de 1985 e Mean Business, de 1986. A sonoridade dos dois trabalhos é semelhante, com uma pegada hard rock misturando a sonoridade dos anos 70, auge destes músicos, e a dos anos 80. Essa mistura me causou um pouco de estranhamento, já que eu não sou muito acostumado com a música oitentista, mas que após o primeiro momento e a adequação do meu canal auditivo à proposta da banda, tudo se tornou muito agradável. Passando de boas baladas à músicas vigorosas, The Firm é um prato completo para amantes do rock and roll e fãs dos trabalhos dos seus integrantes.

Dos dois integrantes mais conhecidos, há de dizer que estão no auge. O timbre de voz do Paul Rodgers sempre foi espetacular, e os anos não acabaram com isso. Na verdade, até hoje o cara tá mandando bem pra caramba, mesmo nos seus sessenta e poucos. Jimmy Page é aquele tipo de guitarrista inconfundível, todas as músicas têm sua assinatura: Riffs fantásticos e solos destrutivos, bem executados e melhor de tudo, barulhentos.

Infelizmente não consegui reunir muitas informações sobre a banda, que mesmo nestes tempos de Google são bem escassas. Mas de todo modo fica ai minha impressão sobre eles e a dica, para quem quer escutar música de qualidade.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • N4gu4l

    Não conhecia, vou procurar, valeu =D

    Viciei em Free quando descobri, os solos do Kossoff com os vocais do Paul Rodgers sempre renderam sons incríveis.

    Eu acho muito legal quando esses caras de bandas diferentes se juntam pra fazer um som, tipo Chickenfoot, Travelling Wilburys, The Highwayman, The Nothing Hillbillies. Geralmente os estilos diferentes dos caras, mais o fato de ser uma coisa mais relaxada, resulta em ótimas músicas.

  • Esses nomes que você citou ai eu não conheço, mas vou procurar.

  • Paulo Penante

    Tem outro supergroup que eu curto muito também, Flying Colors. E alguns mais antigos tipo, Transatlantic, Yellow Matter Custard, que eles fazem cover dos Beatles, e deixam as músicas fodas hahahah. Também tem Neal Morse que é bom. Todos esses com a presença do Mike Portnoy kkkkkkk.

  • Massa, vou procurar todos. Quais são as bandas que os originaram?

  • N4gu4l

    Chickenfoot tem pessoal do Red Hot, Ex-Van Halen e Joe Satriani.
    Travelling Wilburys tem George Harrison, Tom Petty, Bob Dylan, Roy Orbison e Jeff Lyne (Vale a pena demais ouvir)
    The Highwayman tem Johnny Cash, Kris Kristofferson, Waylon Jennings e Willie Nelson (é, um supergrupo country @_@ )
    Nothing Hillbillies são dois ex Dire Straits (Mark Knopfler e o tecladista, Guy Fletcher), não sei quem são os outros.

    E Yellow Matter Custar é foda demais. O pessoal do Bacon pode ter aversão a Beatles, mas pelo menos devem dar uma chance às versões que outros fazem dessas músicas. Essa banda é um exemplo. Ou Gotthard cantando Come together *_*

    Tem também Them Crooked Vultures, com Dave Grohl, Josh Hommes e John Paul Jones (é, o do Led)

  • Eu não tenho aversão a Beatles, vou dar uma olhada. O Them Crooked Vultures eu conheço, e achei bem legal mesmo.

busca

confira

quem?

baconfrito