Sobre a profissão mais antiga do mundo

Primeira Fila sexta-feira, 01 de maio de 2009

Como vocês devem ter percebido pela falta de trabalho/escola, hoje é feriado do dia do trabalho. Nunca achei que tivesse muito sentido em NÃO trabalhar no dia do trabalho, mas no fim… quem se importa? O que interessa é que não tem aula. Não que isso faça diferença pra mim essa semana, que tô de enfermeira/doméstica/escrava branca. Mas isso também não vem ao caso, só serve pra justificar meu sumiço semana passada. Como se vocês prestassem atenção…

Ao invés de falar sobre filmes comunistas, ou sobre escravidão, ou sobre qualquer tipo de trabalho que não vise o lucro e que, portanto, seja CHATO bagarai, lembrei do tipo de trabalho que provavelmente é dos mais divertidos. Bom, ao menos na telona. Falarei da profissão mais antiga da humanidade e suas representantes na sétima arte: putas mulheres da vida prostitutas trabalhadores liberais da área de copulação.

E isso aqui não é um Top 10, nem uma imitação do quadro da nave-mãe. É uma lista que por acaso tem 10 itens, e não estão numa ordem de qualidade.

1- Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s)
Audrey Hepburn vive Holly Golightly, uma moça do interiorrr que foge do marido pra ser puta de (muito alto) luxo. Tanto que nem precisa ir aos finalmentes com seus clientes, a não ser que encontre um alvo que valha a pena mesmo. Holly tem os melhores vestidos, o melhor sotaque e os piores clientes. Pelo menos se diverte com uns colegas de profissão. Leia mais aqui

2- A Bela da Tarde (Belle de Jour)
Uma dona de casa ligeiramente entediada (eu sempre disse que mocinhas entediadas são um perigo) com a vida sexual no casamento, já que o marido até comparece mas não a joga na parede e chama de lagartixa, Severine Serizy resolve se prostituir durante as tardes, quando o marido não está. Essa sim é uma puta respeitável, porque o faz por GOSTO e não por dinheiro. Dirigido por Luis Buñuel e com Catherine Deneuve no papel principal. Tá bom ou quer mais?

3- Requiem para um sonho (Requiem for a Dream)
Só tem 2 episódios de prostituição nesse filme, mas definitivamente são cenas… marcantes. A última então nem se fala, que faz parte do super combo do final do filme que te deixa com o queixo no chão e olhar fixo na tela até acabar os créditos. Marion é uma moça riquinha que namora Harry, um rapaz que sonha em ter muita grana. O caminho mais rápido que acha pra isso é traficando com um amigo. Só que quanto mais enchem o bolso de dinheiro, mais enchem também as veias de dogras. E a pobre moça fica tão desesperada por dinheiro pra comprar os baguio que acaba se prestando a prostituição de baixo nível. Mas baixo mesmo. Vejam lá. E tem um pouco mais sobre esse filme genial aqui.

4- Moulin Rouge
Nicole Kidman é Satine, a cortesã principal do puteiro de luxo Moulin Rouge. Só um felizardo pode entrar no seu Elefante por noite. E pra isso, só com muito diamante na frente. Afinal, diamantes são os melhores amigos da mulher. Só que desrespeita a regra número 1 das mulheres da vida e acaba se apaixonando por um POBRE. Baz Luhrmann fez bem em matá-la. Mentira, como a Satine pode morrer?? Dêos, me leva com ela!!

5- Taxi Driver
Muito antes de viver Clarice, de O Silêncio dos Inocentes, Jodie Foster foi uma inocente menininha em Taxi Driver. Aliás, inocente nada… Esqueceu do que estamos falando hoje? Iris é mais uma integrante da ala mirim das mulheres da vida. Só que ela tá tão bonitinha no filme que não sei como algum homem teria coragem de pensar em putaria. Se bem que tem gosto pra tudo. Anyway, Travis Bickle tá lá pra salva-la.

6- Memórias de uma Gueixa (Memoirs of a Geisha)
Chyio é uma menina de 9 anos que é vendida pra uma casa de gueixas (tipo uma escola de putas japonesa, saca?), onde aprende tudo sobre a refinada arte de dar de sedução de um homem. Afinal, quem viu o filme sabe que gueixas são muito, mas MUITO mais que simples prostitutas. A gueixa-mestre Hatsumomo poderia dar aula de etiqueta pra rainha da Inglaterra, se quisesse.

7- Menina Bonita (Pretty Baby)
Brooke Shields é Violet, a filha de uma prostituta que é criada num bordel. Aos doze anos tem sua virgindade leiloada. Depois a mãe se manda com um marido novo e Violet tem que se casar com um fotógrafo MUITO mais velho que ela. O filme causou em 78 por expor uma Brooke Shields pré-adolescente NUA em cena. Acho que foi o primeiro caso em Hollywood, inclusive.

8- A Outra (The Other Boleyn Girl)
Ana Bolena é praticamente a DEUSA das prostitutas. A mulher era a cunhã do REI DA INGLATERRA, basicamente. E não só roubou o posto da irmã, Maria Bolena, como ainda conseguiu fazer com que o cara rompesse com a mulher, com a igreja e com o diabo a quatro só pra ficar com ela. Sério, se eu fosse do ramo levaria uma medalhinha com a imagem da Ana Bolena no peito. Ainda mais se fosse parecida com a Natalie Portman.

9- Eu, Christiane F., 13 Anos Drogada e Prostituída (Christiane F. – Wir Kinder vom Bahnhof Zoo)
Além de ser um dos filmes de nome mais longo da história da humanidade, Christiane F., etc é também a história de uma alemã que entra no mundo do tóchico por nenhum motivo em especial e acaba se prostituindo violentamente pra sustentar o vício. Bom, todo mundo sabe dessa… A história é verdadeira e até hoje Christiane é drogada. Só deixou de ser prostituída, acho. E definitivamente não tem mais 13 anos.

10- A Má Educação (La Mala Educación)
Faltava um representante masculino aqui, não? Gael García Bernal vive uns SPOILER 47 personagens nesse filme, mas o que realmente nos interessa é Juan. O rapaz é um hetero feliz, contente, porém muito ambicioso. Quando percebe que um tio está ficando doido ao vê-lo fazer umas abdominais, Juan não pensa duas vezes e engole sua heterossexualidade e outras coisas mais. Tudo pelo santo dinheiro. Sinceramente, não dá pra falar mais NADA sobre esse filme. Qualquer coisa vira spoiler. É Almodovar, queridos… O único pra quem eu dou DEZ grandão, mesmo sem poder resenhar algum filme.

É isso. Feliz dia do trabalho pra vocês, seja lá qual trabalho for.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito