Pagar ou não pagar, eis a questão… Pt. 3

GameFreaks quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Semana passada eu fiz um post sobre premium account, e agora vou falar sobre donate. São duas coisas MUITO distintas.

Primeiro: De que tipo de donate eu vou falar?
Simples, vou falar sobre donate para servidores privados, ou servidores falsos, entre outros dos tantos nomes que dão pra isso. Também vou falar um pouco sobre donate para projetos ou sites, como o wikipedia.org.

“Além de estar ajudando o servidor…” Tsc, tsc… Salafrários

Iniciando, doar quaisquer quantia em dinheiro pra um servidor pirata é perda de dinheiro.
Pra começar, é falta de moral. Os caras pegam um jogo que desenvolvedores gastaram milhões de dólares pra fazer, tempo e trabalho duro, copiam, fazem algumas modificações em três horas e põe no ar, e ainda querem GANHAR DINHEIRO com isso. Não me venham dizer: “Ah, mas isso é pra cobrir os custos do servidor, mimimi”, porque ninguém aqui é burro a ponto de achar que TODO o dinheiro vai pra manutenção de servidores. Isso nos leva à velha discussão de jogos piratas, que o Atillah já escreveu sobre aqui.

Pensa comigo: Você passa anos desenvolvendo um jogo, desenbolsa uma fortuna, pra quando chega a hora de “vir o lucro”, um bando de hacker wannabe fazer um servidor privado. Até aí, nada demais, se os caras não começassem a COBRAR por “vips” e itens.
E o pior: Insegurança. Não tem como saber por quanto o tempo o server vai se manter lá. Se for um pequeno, pode ser que falhe e simplesmente desapareça, se for um grande, pode ganhar muita visibilidade e ter problemas com a justiça, e aí? Ninguém vai devolver o teu dinheiro, isso é certo. E você não pode nem RECLAMAR, já que você também tava fazendo coisas ilegais.

donate2Aham, pagar 75R$ em itens num servidor que não é o original. Vai nessa.

Agora, se formos analisar, por exemplo, um projeto de jogo amador, como o Tibia já foi, fica a seu critério doar, ou não. Talvez o projeto cresça e apareca, e você vai poder continuar se divertindo, mas talvez ele falhe. Você pode até ser lembrado como um dos primeiros jogadores do tal jogo, e ficar “famoso”. Também é legal doar para sites como a Wikipedia ou o MangaTraders. Não é que você precisa realmente confiar que esses sites vão usar a grana para manter o site, é só que você… deve isso à eles. Digam aí quantas vezes vocês não usaram a wikipedia pra alguma coisa.
– Ah, mas quem edita o conteúdo lá são os próprios usuários.

Sim, mas então os próprios usuários tem que manter o servidor, não? E isso não é meio injusto? Alguém já teve a ótima idéia, aí milhões e milhões de pessoas vão editar conteúdo, pra quê? Pra um bando de criancinhas babonas copiarem sem pagar nada? Assim, a wikipedia ia acabar rápido como uma barra de chocolate na mão de um gordinho. Além disso, é legal apoiar novas idéias, se elas forem boas. Talvez, daqui a algum tempo, tem o retorno, e você pode se sentir orgulhoso de ter ajudado um projeto tão legal, ter sido parte daquilo.

donation1Quer saber? Pouco me importa pra que vão usar os 900US$, desde que mantenham o site online. Esse site é o mangatraders, caso alguém queira saber.

Por aqui encerro essa série, já que abordei os pontos mais importantes, e o que falta não renderia um bom texto. Talvez depois, quem sabe?

Ah, sim, a partir de agora, a GameFreaks vai ser semanal. Obrigado, volte sempre.

(Nota do Editor: Como o guri trabalha direito no AutoGamer, resolvi recompensá-lo com MAIS TRABALHO. GameFreaks agora todas as quartas-feiras no AutoGamer, falando sobre o universo dos jogos online – Atillah)

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Mario SEFODEO. Mais trabalho, E RÁPIDO! \o/

  • Entravix

    COLUNA SEMANAL!PARABÉNS.

  • red

    pois é cara, eu doei U$2.000,00 pro wikipedia

    pq?

    – pq eu posso.
    – pq eu acredito no projeto.
    – pq o fdp do Jimmy Wales podia ganhar milhões mas preferiu fazer uma parada “sem fins lucrativos”.
    – pra relembrar meus tempos de estudante-socialista-utopico.
    – e claro, pra depois me gabar que doei 2.000 pro wikipedia XD

  • douglas

    Pensa comigo: Você passa anos desenvolvendo um jogo, desenbolsa uma fortuna, pra quando chega a hora de “vir o lucro”, um bando de hacker wannabe fazer um servidor privado. Até aí, nada demais, se os caras não começassem a COBRAR por “vips” e itens.

    Vir o lucro: o jogo é gratuíto, joga-se de graça. Compra-se itens quem quiser, tanto no original quanto no pirata. Se tu não quiser pagar, não paga e pronto o jogo continua sendo disponível.

    sem contar que se os amiguinhos conseguiram os fontes ou o setup do servidor do jogo, então provavelmente em algum momento, alguém disponibilizou na internet.

busca

confira

quem?

baconfrito