O segredo do sucesso do Chorão e do Charlie Brown Jr

Música segunda-feira, 11 de março de 2013

Vocês devem ter ficados chocados com a repentina e “surpreendente” morte do vocalista da banda Charlie Brown Jr, Chorão, nesta semana. Eu também fiquei chocado. Muito mais com os pretensos “fãs” da banda, que endeusaram a figura do vocalista e principal compositor e letrista da banda ao status de “gênio” e “poeta” do “rock brasileiro”. Se você está intrigado com o teor irônico deste texto ou pelo menos está estranhando a quantidade de aspas que ele contém até agora, clique em “CONTINUE LENDO” aqui embaixo e descubra qual era o segredo dessa “grande” banda.

Vamos lá. O segredo. Que nem é tão secreto assim. Quem conhece o mínimo de música e tem alguma bagagem musical, percebe nos primeiros 10 segundos de qualquer música do Charlie Brown que tem algo errado. Por exemplo, vejamos a música Do Surf, lançada no disco Preço Curto, Prazo Longo:

Notou algo de estranho? Não? Sabe porque? Porque VOCÊ É BURRO! você nunca deve ter escutado o clássico Too Drunk to Fuck, música muito melhor que o plágio cometido por Chorão e companhia, da banda Dead Kennedys:

Aí você pensa “Nossa cara, igualzinha! Mas eles devem ter dado os créditos né?” Não cara, não deram. Nunca nem responderam qualquer pergunta que seja por esse plágio, nem por nenhum outro. Outro? Serião cara, tem mais. SE LIGA PORRA, QUE TEM MUITO MAIS. Próximo plágio: Hoje Eu Acordei Feliz.

Que é plágio desta aqui: Black Train Jack, do Leapfrog.

Tem Champanhe e Água Benta, de 2004:

Que é plágio dessa do Papa Roach, Time And Time Again, de 2002:

É triste né? Ver que uma banda passou a carreira inteira, hit após hit, só replicando melodias de outras bandas, sem criar nada, só fazendo letras bobas e infantis por cima, posando de grande banda nacional. Mas tem muito mais, vocês ainda não viram nada, nem a ponta do iceberg. Dá uma olhada em Ela Vai Voltar:

Plágio do Lynyrd Skynyrd, Sweet Home Alabama:

Aí meu ovo! Custava dizer que era uma versão? “Que nada, vamos dizer que é nossa! Ninguém vai perceber!” Mais pra frente, quase recentemente, eles fizeram Céu Azul, essa pérola, em 2011:

Só que a prostituta profissional Courtney Love já tinha lançado, em 1998, Malibu, pelo Hole:

Deve ser realmente muito difícil mesmo compor uma música né? Assim, do nada, ser criativo e criar algo do zero. É realmente incrível que o “talento” de alguém seja apenas copiar uma melodia e criar em cima uma letra nova ridícula. Como em Zóio de Lula:

Ah! Mas essa aí não, essa é limpeza, é deles com certeza! Só que não, antes, muito antes, o Goldfinger fez My Girlfriend’s Shower Sucks:

“Eu não sei fazer poesia, MAS QUE SE FOOOODA!” Era melhor ter dito: “Eu não sei criar melodia, MAS QUE SE FOOOODA!” Cê acha que Não Uso Sapato é deles, né?

É assim que é, não é Cheir… quer dizer, Chorão! Um plágio dessa música do Fugazi (Uma das bandas mais copiadas pelo Charlie Brown Jr):

A verdade é que quase nenhuma música dos caras escapa a uma análise. Parece até que eles ou não ligavam muito pra esse lance de ser original ou simplesmente não imaginavam que, num futuro próximo, iriamos ter internet e poder pesquisar e perceber um dia que quase tudo que eles fizeram tinha um precedente. Outro exemplo: Lugar ao Sol.

O Seaweed por exemplo, agradece a minha fortuita lembrança de Crush Us All, do fundo do coração:

E essa era uma das bandas brasileiras dos anos 90 que mais influenciaram a nova geração de bandas atuais, como Strike, CPM 22, Fresno, Restart e NX Zero, bandas que são recheadas de plágios e que sempre foram adeptas do método de composição CTRL+C e CTRL+V. Nem a maior música dos caras do Charlie Brown e primeiro sucesso do grupo, Proibida Pra Mim, escapa dessa constatação, também era plágio:

Música Mr. Smiley do disco Big Daddy Multitude, lançado em 1993 pela banda Mustard Plug. Triste?

Que vergonha, que falta de profissionalismo. Milhares de fãs enganados. Nada contra os fãs, nem os de verdade nem os que “viraram” fãs depois da trágica morte do Chorão. Afinal, estamos no Brasil, terra onde “Todo mundo é fã depois que o artista morre”. Mas o troco também vem a galope, também teve plágio no caminho contrário. Em 1997, os caras lançaram o clássico O coro vai comê!:

E os talentosos meninos do Linkin Park, um ano depois, vieram com essa maravilha de A Place For My Head:

Após a gente assistir todos esses vídeos e ouvir um pouco atentamente todas essas músicas e seus arremedos compostos pelo Charlie Brown Jr, a conclusão é que a música contemporânea anda tão parecida que os plágios são acidentais. Coincidências. Homenagens. Influências. Ou então, sem sarcasmo, será que poderia mesmo haver a possibilidade, mesmo que remota, de que todas essas músicas não passam de cópias descaradas, feitas por uma banda que não tinha nenhuma criatividade, nenhuma vergonha na cara? Eu acho que a segunda opção é mais válida, mas a primeira não está totalmente descartada, claro.

Agora o Charlie Brown Jr… Quanto mais eu fuço na internet e no Youtube, mais eu encontro plágios dos caras. Parece até que dão em árvore, porque em todo lugar você encontra um. A verdade é que TODAS as bandas fazem plágios, sem querer querendo. Já fiz um post anteriormente sobre isso. No meu próximo post vocês vão ver do que eu estou falando. Aguardem.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Foo Fighter

    Fera, muito bom o levantamento. Alguns eu já conhecia, outros eu sempre tive uma pulga atrás da orelha e não sabia a origem do plágio, agora tá aí. Muito bom mesmo cara… não é “falar mal por falar mal” é coisa DE FUNDAMENTO.

  • Marinho

    Se liga, tu meteu o pau nos caras uma página inteira pra chegar no final e dizer que todos fazem plágios, então chupa só a cabeça do meu pau, o cara merece respeito, plagiando ou não e outra o retardado, o chorão era vocalista num sabia tirar uma nota de instrumentos musicais… Então da próxima vez, escreva sobre os músicos da banda, ou melhor, não escreve porra nenhuma que isso pra mim é recalque!

  • Enzo

    o que mais tem sao musicos fazendo plágio, e ganhando dinheiro com isso. pelo visto vc é mais um frustado q tentou ter sua bandinha, nao gostava da banda do chorao e agora quer ficar falando mal. e depois q o cara morreu é facil ficar falando essas coisas, queria ver falar de frente pra ele. o cara trabalhou fez a vida dele, correu atras. ele nao é mais um merda com blogzinho, q se esconde atras da tela do pc. seu merda, vai fazer algo q preste, inves de ficar falando mal. respeite o cara a banda e todos os fãs. seu otário. _|_

  • Luca

    cara, primeiro, quem faz a parte instrumental não era o chorão. Segundo as notas de uma guitarra ou um baixo, são limitadas, não são infinitas, portanto terão músicas que sairão parecidas sim. Notas iguais com ritmos diferentes. Ou até mesmo no mesmo, mas nunca 100% iguais.. só se fossem , poderiam ser chamadas de plágios!

  • luizbarret

    O pessoal que comenta ”o Chorão não fazia parte da composição instrumental da banda” só pode ser otário. O fato dele não tocar não o impedia de palpitar (vide sugerir determinada coisa) ou ter influência na composição (”gostei disso, fix”). Mas é claro que isso é só possibilidade, não fatos. heheh
    Agora falando do Chorão em si… Overrate do caralho nas últimas semanas. As composições dele não são grande coisa. Ponto.
    Ah, concordo que foi sacanagem chutar a banda durante todo o texto e amenizar no finalzinho. hauhauha

  • Pedro

    Oh lelê. Desnecessário em cara? É sério que vc leva tanto a sério a opinião de um bando de adolescentes a ponto de querer desfazer de um recente falecido?

  • “AMENIZAR NO FINAL”. Cês sabem a ironia? Com certeza não, vocês são fãs do Charlie Brown né?

  • Tu não saca nada do que cê tá falando, meu?

  • Ironia é o contrário do você está pensando.

  • Pelo visto, nem você sabe tirar uma nota de um instrumento musical, né? Não vi falta de respeito em momento algum a ele. Agora quanto a banda dele…

  • Tanto cuidado pra inserir um pouco de sarcasmo e ironia nas entrelinhas pra um “analbafeto” vir aqui e “ler” tudo errado…

  • As pessoas estão tão acostumadas a ouvir mentiras que sinceridade demais choca e faz parecer arrogante.

  • Jo

    É, ainda não pode falar mal, tem que esperar até semana que vem. Assim foi com Michael Jackson, Amy Winehouse e outros…parem de levar a morte a sério. Morreu acabou, vai pra baixo da terra igual merda de gato. Ou no caso do Chorão, volta ao pó! Pronto, acabou. E quanto a “se desfazer de um recente falecido”, acho mais do que oportuno o momento, já que todos estão mostrando o lado bom do cara e da banda, nada melhor do que alguém resolva expôr também o outro lado.

  • Caio

    Nessa lista há alguns plágios bem descarados (como céu azul), mas o resto, que é maioria, não passa de coincidência. A mais forçada foi Zoio de Lula com a do Goldfinger. Qualé. Qualquer um que toca um pouco de música sabe que não é difícil reproduzir um intervalo de quarta num ritmo de reggae, ou Andei Só do Natiruts também é plágio? Bacon Frito tem excelentes artigos, mas esse foi perda de tempo.

  • luizbarret

    Calma velho, não precisa responder todo post dizendo que foi ironia. xisdee

  • Tais sendo ironico?

  • FooFighter

    Mas que tanta VIÚVA CHILIQUENTA por aqui.

  • Camila B.

    Não é plágio hoje todos os cantores pegam músicas de outros como a Kesha já pegou várias músicas da Katy Perry e ficam de boa, plágio é outra coisa

  • Fernando Teixeira

    enquanto vcs ficam ai discutindo , o Champinon sei lá como escreve ri a toa com a nova bandinha dele ” a banca” a mesma coisa do cbjr mais sem o chorão .. essa porra de cbjr , nunca achei graça neles , e nao sei pq crls o povo mela tanto ovo do chorão como POETA , crl , vai ouvir um chico buarque , um caetano , cartola … ai vcs verão genios =)

  • gente besta

    cara… se vc não sabe vocalista também é músico e ele tem que saber sobre notas musicas para poder compor uma parada bacana, para de falar besteira

  • Gil

    Cara muito bom teu trabalho, FUÇOU bem…
    Eu tava fazendo uma viajem com meu irmao recentemente e nós dois somos fãs de CBJR, dai coloquei um cd de PAPA ROACH pra escutar na viajem e passou TIME AND TIME AGAIN, dai foi na hora eu e meu irmao nos olhamos com aquela cara de “CARAI ‘chamapgne e agua benta’? ” …tanto é que a primeira coisa que fiz quando cheguei em casa foi ver qual musica foi lançada primeiro…
    Mas, meter o pau nos caras é foda vei, e chamar de LIXO a letra, alguma coisa eu concordo de algumas letras que são aquelas que saem na mídia e talz… (as que os “fãs” adoram)

  • Thainá Gonzalez

    Renato Russo… o melhor amigo do Chorão foi fazer companhia pra ele agora também cara shausha

  • Antunes

    Sou fã e não estou me sentindo enganado.
    Plágio ou não, o que importa é que as músicas dele marcaram a minha geração.

  • Mateus Carneiro

    Normal, o legião tem vários plágios a própria “Que país é esse” é plagio de uma música dos ramones se não me engano, Mamonas nem se fala, Reação em cadeira tem alguns elementos do creed, nirvana e etc….. o chorão não deixa de ser um poeta com cara com um Feeling incrível!

  • Mateus Carneiro

    ahh e esse do Lynyrd skynyrd (Que está escrito errado lá em cima) é um campo harmônico com 4 acordes, existem milhões de músicas com a mesma tonalidade,mesmo compasso e mesma sequência de acordes, no ECAD o orgão que cuida dos direitos autorais uma obra só pode ser considerada plágio se tiver 8 acordes exatamente iguais com mesmo compasso as mesmas caídas e tudo mais, e no riff de (hoje eu acordei feliz) tem uma nota à mais do que o riff da música do black train jack, ou seja eles faziam o que todas as bandas fazem se inspiravam em seus idolos a evolução da música depende disso o próprio beatles que é considerada a banda do século foi inspirada por o Buddy Holly, o próprio rick bonadio falou em uma entrevista que todos os riffs do CBJ eram inspirados em bandas de Hard rock,Hard core,punk, dos anos 70 aos 90.
    “Segredo do Charlie Brown” kkkkkkkkkkkkk

  • Eu curtia as letras que ele fazia e pá, que se foda a melodia plagiada, pelo menos ele fez algo que preste com essas porras ai. Beijos, abraços :3

  • Um viado que acha que entende alguma coisa, cê só tá falando o que te falaram, certeza, não era uma banda muito boa de fato, mas que se foda.

  • Zé Bossal

    “Ui, ele escreveu errado o nome da banda…” Pelo menos esse cara não é bom em copiar as coisas né?

  • Zé Bossal

    “Ui, não é plágio não, eles mudaram e adicionaram UMA nota diferente”. Vanilla Ice curtiu isso…

  • Pera, eu comparei e tá escrito Lynyrd Skynyrd igual você escreveu. A diferença é que no texto tá com os dois nomes iniciando em maiúscula. O certo é escrever com minúscula, então?

    E se inspirar é uma coisa, copiar metade da “própria” obra é outra.

  • Eu ACHO que ele não tá mais rindo.

  • Coisa ruim também marca, jovem.

  • Algo que preste é bem relativo, hein.

    Ainda mais considerando uma banda que tinha como maior sucesso “O Coro Vai Comê!”

  • Homofobia é crime, jovem.

    E todo fã de CBJr usa essa “retórica” de “Não era muito boa mesmo, mas foda-se”? Isso não é argumento, minha gente.

  • antonio nunes

    Cabaço! Letras bobas e infantis? cara você gosta do que?!
    Criticar a desigualdade social,a pobreza, a injustiça social,a corrupção entre varios temas abordados.

  • O cara nem trabalha mais aqui, fio. Pelo menos xinga o texto de alguém que vai responder.

  • Marcelo Scarpato

    Sei lá porque tanta preocupação assim com eles. Tirando o Chorão, os músicos eram bons. Eles foram só mais uma banda de pop rock por aí que o cara cheirou todas e morreu. Não vejo importancia musical tão grande. Os fãs fazem um drama, mas os do Chiclete Com Banana estão fazendo o mesmo com a “despedida” do barbudo lá! Sinceramente, não notei muitas polêmicas na midia pelo fim da banda, só pelo fator drogas. Não foi igual a perder um Dio, um Geroge Harrison, um Hendrix, uma Amy Winehouse. Pra mim os Mamonas Assassinas foram uma perda muito maior pra música brasileira do que o Chorão. Faziam plágio assumidamente, da melhor forma possível e eram ótimos músicos. Enfim… tem outros funks pra gente lamentar…

  • Este é um 013

    Assim como seu comentário

  • Ótimo

  • SERGIO

    AHHHHHVAI TOMAR NO SEU CÚ FILHO DA PUTA …QUEM É VC PARA FALAR MAL DO CHORÃO….VSF…

  • Bruno Henrique

    Agora que vc descobriu, faz o mesmo que ele fez e tenta obter uma unha de sucesso. Ou senão, faz tudo inovador e tb tenta obter sucesso. Outra coisa, ainda faltam mais de 100 músicas pra vc achar o segredo.

  • Euclydes

    É plágio!? Mas que se foda! Eram picas. Sem mais. =)

  • Maktub

    Faz um sobre o Latino que tu não vai parar de escrever a tua vida toda..

  • Mas como choram esses fãs do Chorão e OH WAIT

  • Rey

    O pouco que li já deu pra ver q é um frustrado, por isso doou grande parte do seu tempo escrevendo essa matéria sobre uma banda q não curte… Como todo bom teórico da conspiração, acertou em umas viajou em outras… E ainda tem OTÁRIO q compartilha esse tipo de informação inútil… Não faz grande diferença, mas, de qualquer forma, muito
    obrigado, curti bastante todos os áudios e vídeos!

    E parabéns pelo IBOPE que ganhou sendo polêmico, rumo ao “EGO”!!!

  • Roberto Silva

    Cover caricatura e outros tipos de copia fazem parte da cultura brasileira, ate os programas de teve valorizam a pagação de mico.

  • Gustavo Farias Caccaos

    Eu acho que eles errara, sim. A banda toda, e não sobrecarregar o Chorão (como o texto tendencioso faz). Aproveitaram de um escudo (de fama) para plagiar sabendo que ninguém iria perceber já que eles estavam sendo considerados gênios musicas e ninguém desconfiaria.Mas isso não vai mudar os 30 anos de sucesso da banda, tampouco o sucesso das outras 190 músicas. A não que você me prove, no seu próximo post, que todas, sem exceção, foram plágio. Ou você, mero mortal, tem a presunção de afirmar que todos viveram uma vida completamente na mentira? Duvido… Só quem foi num show do Charlie Brown, sabe qual é a vibe. Ou eles plagiaram a vibe dos outros shows também? Um erro, admito. Condenados a morte? Jamais. CBJr eterno!

  • guilherme

    O coro vai come é de 1997 já a place for my head é de 2000

  • Bruno Cunha

    Bom, vamos lá. Antes de mais nada, quero deixar claro que sou músico à mais ou menos 13 anos. Esses riffs principais sem dúvida teve uma forte influência podendo até caracterizar como plágio sim! Mas existe um porém ai. Na música existe uma parada chamada campo harmônico… isso é o que é usado para criar as músicas (apesar de que a maioria não faz nem ideia do que é isso e mesmo assim escrevem músicas na “tentativa e erro” usando o campo harmônico sem ao menos saber). Dentro do campo harmônico existe apenas 8 acordes. Ou seja de tantos bilhões de músicas que já foram criadas por artistas famosos e não famosos, é óbvio que muitas semelhanças vão existir… essas coisas que Charlie Brown tocou e que essas outras bandas que vocês compararam também tocaram já foram tocados por Mozart, Bach e etc, e porque ninguém fala que essa galera ai fez plágio das músicas desses compositores antigos?! O que eu acho que poderia ter acontecido foi uma grande influência, pois de tanto se ouvir determinada banda/gênero acaba influenciando sim os músicos! Pode perceber que algum dos “plágios” que vocês acusaram não são 100% iguais, tem uma grande semelhança, mas não são exatamente iguais. Sim, isso deixa em meio termo pois as músicas são muito parecidas… mas gostaria de compartilhar o meu conhecimento e o como é que funciona pra não acontecer algumas coisas estúpidas e imbecis como dizer que o Linkin Park copiou a música do Charlie Brown Jr. ou falar que o Charlie Brown Jr. copiou Mr. Smiley… tudo bem que existe muita semelhança, mas primeiro vão atrás e ver como funciona, depois vão julgando.

    OBS: Não estou defendendo nenhum dos lados, pois nos meus argumentos eu deixei bem claro que pode sim ter sido plágio em algumas das músicas que estão nesse post e também que não se pode ser tão idiota de falar que é plágio só porque a harmonia se parece um pouco!

  • Renato

    cara eu sou (ou era) super mas super fan mesmo do cbjr sempre andando de skate ouvindo mas mano com argumentos nao da pra contesta…

  • Douglas

    E não para por aí!!
    Adiciono mais um hit do CBJR aqui
    PAPO RETO!
    https://www.youtube.com/watch?v=NyedumTwJMQ

    COUNTING NUMBERS – HOT WATER MUSIC

  • Raymilson Santos

    entrem no cifra club comparem as duas musicas e me diga se é plage

    deixa eu explica uma coisa:

    musicas sao geralmente baseadas em outras musicas, rock, sertanejo, rap. qualquer forma de musica so é feita com seguindo algum campo armonico.

    Se um cara começou criou uma musica no tom de ré por exemplo

    é normal que seguindo a escala desta nota pra não perder a harmonia

    ele faça as mesmas que as outra pessoa mais em outro lugar do braço do violão ou qualquer outro instrumento, e assim fazer um solo bem parecido ou igual:

    exemplo:

    essa aqui é céu azul;

    Em7(9) D
    E|——————————————|
    B|——————————————|
    G|—-12—12———12——-12-12——–|
    D|—-13—13———13——-13-13——–|
    A|——————————————|
    E|–0—-0—-0—-11—-11-11——-0——|

    essa é malibu de hole:

    E|—2—-2—-0—-0—-
    B|—3—-3—-3—-2—-
    G|—0—-2—-4—-2—-
    D|—2—-0—-4—-2—-
    A|—2———2—-0—-
    E|—0——————-

    A cifra não tem nada a ver so o campo harmonico.

  • Jo Mariano

    Muito boa a análise. Sou fã de Charlie Brown e é irrefutável sua acusação, exceto pelo fato de isso me nada diminuir a capacidade criativa do Chorão e tal número não compor sequer 5% das centenas de músicas do Charlie Brown, cujas melhores não são os singles. Quanto ao Linkin Park, In the end é posterior ao Coro vai comê. O ska da banda santista é de 1997, enquanto In the end é desde 2001.

  • Raymilson

    Isso é normal, hoje mesmo eu compus uma música, antes de tela composto, eu ouvi uma de matalica (eu não sabia tocar a música da metalica, eu so tinha ouvido)
    minha mente de certa forma gravou, aquele som, e depois da musica ja pronta eu resolvi, olhar a cifra da musica da metallica e as notas tavam muito, muito parecidas mesmo.

  • Raymilson

    isso é o seguinte, a pessoa escuta a música, gota do som dela, e na hora de compor procura algumas notas, dentro do campo harmonico que a música que gostou, e assim surge 80% das músicas…

  • Fernando Faro

    não sei como vim para aqui, mas só quero dizer que SE FODA!
    Obrigado.

  • Igualmente.

  • matheus

    Vsf otário vai escuta essas musica bosta e para de critica cbjr porra

  • Renan Wayne

    to vendo esse artigo depois de 2 3 anos foda-se, mano plagio ou não é foda e essas musicas gringas também são fodas e já era
    você falou que coro vai come foi plagio mais colocou lá que link park lançou um ano depois, ué não entendi meu brother ddkokodo :D

  • Alison Fernandes

    Bom galera plágio ou não,as letras tinham conteúdo, no Brasil nada se cria td se copia, não é de hoje, até tenho um pé atrás com as músicas de fora,pq quem toca sabe que existem influências,e por mais q vc crie alguma coisa vai ficar parecido ou lembrar sua banda favorita,mas tem uma coisa a ser analisada aí,pode ser copia, mas todas as músicas ficaram melhores q a original na minha opinião,eu toco e sei como é difícil criar riffs, ou até mesmo tirar,segundo os músicos da banda,todos q passaram por ela,são profissionais de elite,músicos bom mesmo,Thiago castanho e Marcão dois dos melhores guitarristas do Brasil,acha que não?tira os solos deles ta lançado o desafio.pelado,pinguim,Bruno graveto bateristas foda demais,levam de td,tem suas próprias marcas,o tipo de caras q quando toca a bateria,se VC acompanha o trabalho deles VC percebe na hora que são eles q estão tocando,quem já escutou zoio de lula sabe o q estou falando a jogada q o pelado faz na bateria q se pode encontrar em várias músicas marca dele,acha fácil? vai lá e tira.E por fim não precisa nem falar do baixo champion tinha uma linha de baixo diferenciada de todos os músicos daqui do Brasil,criativo,muleke mandava bem,jogava grooves,misturava beat box,tinha a noção de fazer reggae e mescla com black music,rap e tals.depois teve Heitor no baixo,toma no c…,quem.acha o Heitor ruim o muleke destruía no baixo,filho do Chico Gomes, melhor baixista do país,inventou o triplo domínio (que é fazer melodia,base e solo ao mesmo tempo usando técnica de tapping)no qual o próprio Heitor manjava fazer.acha fácil?vai lá tira.e quem já escutou cbjr,sabe q era uma banda q misturava de td,te garanto q vc se é um bom entendedor já escutou,rock pop,rock punk,jogadas de heavy metal, nu metal,reggae,hardcore,rap,música eletrônica feita com guitarra e normal,e sim feita na Guitarra, qual outro guitarrista teve a pica aqui de criar uma música eletrônica na Guitarra,e o Marcão mito,quantos solos ele criou, e aí vão falar ah mas o solo q ele faz com o dente não foi ele quem criou,era coisa do jimi Hendrix,foda-se tem q ter muita pica pra tocar um solo com o dente e não fazer feio,e adversidade de pedais e efeitos q eles usaram,durante todo esse tempo,pega um video, ou uma foto do case dos caras tem mais de 15 pedais,q eles usam muito bem,quem já escutou a música tarja preta,Marcão faz um solo com o pedal whammy foda,e tem guitarrista profissional que não consegue usar esse pedal,aliás não é todo mundo q sabe usar,um dos pedais mais difícil de se aprender a usar e compor algo,a música puro sangue se VC já usou um ebow ou sabe o q é,meu que porra é aquela q o Thiago castanho faz,vou passar a vida inteira pra aprender usar aquilo,e digo não só eu,muitos vão passar,então só acho q se alguém quer criticar,deveria ir lá e fazer melhor do q os caras,a verdade é q plágio ou não eles pegaram músicas que talvez 90%das pessoas não iriam gostar de ouvir,e melhoraram elas,daí tem neguinho q fala, a q nada cbjr é fácil de tocar,então vai lá bonitao, se não é fodao,não é o steve vai da vida,vai lá pega todos os CDs dos caras,grava vídeos tocando as músicas deles certinhas,se tu acha fácil prova,vejo muito lenga lenga,mas quando chego na rodinha das pessoas q tocam e escutam bandas como iron maiden,metallica,AC DC,entre outros o papo é sempre o mesmo,ah mano se eu quiser eu tiro, mas nunca vejo neguinho tira

  • Alison Fernandes

    Só para avisar para o colega as notas musicais são sim infinitas,houve um equívoco aí man,as notas não acabam,pq mesmo VC chegando na última nota da guitarra ou do violão,baixo etc,não se esqueça q existe vários tipo de afinação,Mi,Mi bemol q era do cbjr,ré,afinação em si,afinações com drops,se VC pesquisar escala cromática vc aprende isso,e não esquecendo q existe o capotraste q serve para descer um tom,um meio tom,então existe infinitas possibilidades, e os próprios pedais como citei em baixo,te proporciona isso,como fazer notas oitavadas,dobrar notas,criar timbres diferentes com as mesmas notas,(obs.isso não é crítica,é só uma informação com a intenção de ajudar a conhecer um pouco mais de música)
    E parabéns para o rapaz q fez essa matéria, por ter perdido o tempo,para encontrar essas bandas,mas vlw a intenção, somente não desmeressa a banda, muito menos o trabalho deles e do chorão, pq as letras q ele fez,ajudou muita gente,seja na influência musical,seja com problemas de saúde no qual a pessoa precisou de um incentivo,e as letras dele sempre deixaram boas mensagens,uma banda q escrevia sobre nunca desista dos seus sonhos,não perca a fé,confie em VC mesmo,não pode ser taxada de ruim,talvez pra VC não te agrada,mas pesquise melhor antes de dizer algo sobre a música dos caras,quanta mulekada,q podia estar nas drogas,e estão praticando skate por causa dos caras,coloca lá no YouTube vê o vídeo do garoto q tem síndrome de down, olha q a música do cara fez por esse muleke,não só ele tem vários casos,tem várias história,fez parte da minha infância, juventude,meu amor por música começou por causa deles,passava horas do meu dia treinando no violão,na guitarra pra aprender,então não desmeressa o trabalho dos caras,se vc nunca fez algo parecido,nunca tocou,não sentiu o frio na barriga de se apresentar para uma platéia, não perdeu horas do seus dias estudando um instrumento,VC não sabe como é dificil, fazer o q eles conseguiram.

  • Rapha Serafim

    tem outra: Papo reTo : Comparem com When i come around do Green Day, e o prórpio chorão disse uma vez que eles se inspraram no Green day

  • GGueedes

    Cara, para ser plágio o riff precisa ser 100% igual, o que não é o caso em nenhuma música. Pelo contrário, as frases são diferentes, apesar de serem acordes iguais ou parecidos. Portanto, isso é uma influência e não um plágio.
    E não vamos esquecer que influências existem em todos os setores. Ou vc acha tb que Tarantino é uma farsa só porque ele se influencia do chamado exploitation film?!

  • GGueedes

    O cbjr tem músicos de alta qualidade (poucos no Brasil usam distorções ou linha de baixo de forma tão simples e melódica). Tem que ter respeito porque os caras faziam musicas com riffs excelentes, por mais que algumas tenham clara influência (e não plágio) de músicas de outras bandas.

  • Daniel kelcheski

    Só os Loucos Sabem – FireHouse – Don’t Treat Me Bad

  • Cheese Man

    ui a bicha ficou nervosa

  • Cheese Man

    vai lá e dá o cu pra banda

  • GustavoPe

    Indepente dos riffs q são idênticos, chorão podia cheirar mt, mas passou mt ideia boa pra uma geração toda, se liga mais na mensagem, grato por charlie brown jr ter existido, eu n escuto só os hits.

  • Gui J

    O Chorão era um fanfarrão, isso sim!

  • Sonia Barradas

    Classifico como paródias. Se fossem plágios não iria ter Charlie Brown Jr pelos direitos autorais. O próprio nome da banda já é inspirado no personagem do Snoopy. Como disse o cientista: “na natureza nada se cria, tudo se transforma (recria, copia)”. A música é boa e muitos gostam. Acho um desgaste levantar essa polêmica agora. Música é música. E a maioria não conhece essas bandas e com o Charlie Brown conseguimos “conhecer e cantar as versões”. Sônia de Belém do Pará

  • Misael França

    MDS! Ocara realmente se acha super inteligente ao fazer tais constatações de merda! prêmio pra você de critico musical! ah, é IRONIA esta ultima frase… ironia, ironia, ironia… Tu entende mesmo de composição???? tu estuda sobre a complexidade de determinar algo como plágio ou não? eu mesmo já vi vários trechos de seu texto em outros textos… mas não…isso não é plágio… eu realmente estava aqui pra dar risada de tais plágios… mas tirando lugar ao sol que já é bem famosa por isso… é tudo arranjos novos… opa… mas não é original??? eu me contradisse? vamos lá… eu acho que sua paixão por chorão te faz ver além das coisas reais e por isso eu te peço que me mande aí suas musicas originais que lhe apresentarei seus possíveis plágios e depois perceberá que não existe originais, mas arranjos novos sempre… isso já tinha sido escrito por Oswaldo de Andrade no seu manifesto da antropofagia brasileira. Eu realmente passo dias ouvindo musica e se fizermos um estudo comparado dos estilos iguais e até mesmo diferentes, vamos deixar de fazer musica e qualqquer outro tipo de arte pois tudo é plagio então…

  • Frederico Augusto

    Alguns plágios são meio forçados né mano…
    mas eu sempre me pergunto: em uma escala musical de 12 notas, podem acontecer de tudo. Mas sua opinião contra a banda é meio parcial….

  • Raul Silvester

    Desculpe, mas Hoje Eu Acordei Feliz é uma puta cópia também, junto com Lugar ao Sol. Outras até dá pra dizer que é inspiração.

  • Jardel Antunes

    Eu só conheci Fugazi, Seaweed e At the Drive-In por causa da divulgação que o Chorão sempre fez questão de fazer dessas e outras bandas gringas. Acho que esse lance de referencia sempre ficou muito claro durante a carreira do CBJ.

busca

confira

quem?

baconfrito