O que você está lendo?

Analfabetismo Funcional terça-feira, 18 de maio de 2010
 Mostra pra gente!

Sabe aquele ditado “Diga-me com quem tu andas, e dir-te-ei quem tu és”? Pois é, ele não funciona com livros. Ok, pode funcionar de vez em quando, mas não pode ser considerado uma regra. Dizem que quando a pessoa escolhe um livro pra ler, essa decisão reflete algo de sua personalidade, seus interesses, seu estado emocional, etc. Tudo bem, eu concordo. Mas as pessoas não só lêem livros porque os escolheram consciente e deliberadamente.

A verdade é que os livros chegam às nossas mãos de diversas formas: nós ganhamos, surrupiamos, achamos, recebemos indicações (Boas ou más) e compramos, somos atraídos por uma capa ou um título e depois percebemos que é o conteúdo é completamente diferente do que imaginávamos (Ou não). Enfim, todas essas situações (E tantas outras) geram inúmeras possibilidades de estarmos lendo (E carregando por aí) um livro que não tem nada a ver conosco, ou nossa personalidade, ou nosso estado de espírito…

Aí você argumenta que se a pessoa não gosta de um livro, ou não se identifica com ele, vai parar de lê-lo, passá-lo à frente ou deixá-lo mofando na prateleira. Eu respondo: Meu caro amigo, há leitores que insistem no livro com a vã esperança que ele vá melhorar da metade pro final e, se não melhora, lemos até o final só de “pirraça” e para criticá-lo com mais ódio. Não estou dizendo que todo mundo tem esse sentimento. Eu mesmo, às vezes insisto, às vezes desisto. Mas, diante da diversidade de comportamento, tal argumento não pode ser aceito como regra.

Outra coisa que vale a pena comentar é que ler dois ou mais livros ao mesmo tempo é um exercício muito interessante. No começo pode parecer estranho. Tem gente que pensa que não daria certo, os personagens iriam se misturar e blá blá blá. Isso não ocorre. Se você não tem esse hábito, experimente e verá que é bom. Quando abusar de um, vai pra outro. Traz a possibilidade de ler de acordo com o humor, a vontade e o espírito. Além dos benefícios ao cérebro, apontados pelos neurologistas.

Pra finalizar, a pergunta no título desse texto não é mera retórica. Vá lá nos comentários e responda-a! O que você está lendo? É bom lembrar que aqui só interessa literatura (Lógico que também vale HQ). Nada de entrevista de playboy revista, livro didático, tese de doutorado ou vade mecum. E, claro, se não estiver lendo nada, não se acanhe e seja sincero.

Meu objetivo é movido pela curiosidade. Quero ver o perfil e as preferências dos seres que acessam o Bacon e lêem essas linhas mal-traçadas que publico. Então vamos recapitular: Mencione o(s) livro(s) e respectivo(s) autor(es) que está lendo e diga suas impressões até o momento. Vejamos o que vai sair por aqui…

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito