O que acontece com o Cartoon Network?

Televisão quarta-feira, 03 de junho de 2009

Enfim, depois de um tempo de férias forçadas, estamos aqui de casa nova, agora no Bacon Frito que, a não ser que você seja vegetariano, judeu ou metido a controlar colesterol, com certeza vai gostar.

Agora, voltando ao Papo Animado da semana, repito a pergunta do título: O que ocorre com o Cartoon Network?

Apesar de manter a liderança na TV paga dentro do segmento de animações no país, a impressão que o canal passa é que está em decadência, pois já liderou o ranking geral e vem caindo a cada nova pesquisa de audiência, com Nickelodeon, Discovery Kids e Jetix em seus calcanhares.

Levando em consideração que algumas pesquisas acrescentam o Disney Channel em suas apurações, prefiro não considerá-lo, já que o Disney não dedica mais de 80% de sua programação aos desenhos.

Dá para entender o que ocorre com o Cartoon.

O canal teve seu ápice, na minha modesta opinião, quando dedicava sua programação a horários segmentados, como os extintos Toonami, à tarde e no fim da noite, e o Adult Swim, que dedicava quase a madrugada inteira a desenhos de temática adulta (não confundir com pornografia).

 Como isso pode fazer algum sucesso?

Eles também possuíam um ótimo leque de desenhos produzidos por eles, como Coragem, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango, As Meninas Superpoderosas, Eu Sou o Máximo, entre outros de qualidade bem superior.

Hoje, o canal repete exaustivamente Ben 10 e o péssimo Johnny Test, depende dos medianos Transformers Animated, Homem Aranha e, de bom, depende das Terríveis Aventuras de Billy e Mandy e A Mansão Foster para Amigos Imaginários, ambos já cancelados.

Nick e Discovery Kids

Na contramão disso tudo, Nickelodeon e Discovey Kids investem em desenhos de qualidade, o primeiro em animações que agradam a todas as faixas etárias, e o segundo em desenhos que agreguem temas educativos para crianças com até sete anos, ensinando sem cansar o infante telespectador e sem causar pânico nos pais.

 Crianças amam esses bichos esquisitos

O caso da Nick é mais emblemático. Há dez anos não deixando a peteca cair com seu maior carro-chefe – Bob Esponja – o canal investe em sucessos do cinema para atrair mais audiência.

É o caso de Pinguins de Madagascar, que estreia este mês por aqui, a produção de Kung Fu Panda e a encomenda de um piloto de Monstros x Alienígenas, que ainda está em cartaz nos cinemas.

Aliás, vale lembrar que o Nick também anda investindo na produção de seriados, pois pelo jeito, além de derrubar o Cartoon, também quer alcançar a Disney.

 – Rumo à ponta, Rico!

É briga de cachorro grande e quem ganha somos nós, amantes de animações.

Resta saber se o Cartoon acha seu caminho novamente, porque Ben 10 e Johnny Test, me desculpe o trocadalho, nem para teste.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Caio, The Eldar

    pois é… ultimamente eu nem considero mais o cartoon qdo estou procurando por uma animação. e olha q eu praticamente colava no cartoon e não saia mais nos tempos aureos…

  • Trise Cris

    É, lembro saudosamente da época que visitava a minha avó só pra olhar o catoon, me divertia muito com os clássicos A vaca e o frango e Johnny Bravo, bons tempos aqueles.
    Espero que o Cartoon se recupere e entre de novo na briga, por a Nick, tá disparando na frente!

  • junnin

    Eu passei anos com a minha TV no Cartoon. Eu basicamente NÃO MUDAVA de canal até os treze anos. E aí eu só mudava pra band nos sábados a noite e olhe lá! (heh)

    Isso era porque, basicamente, a partir das 22 horas, o cartoon só passava animes, até lá pras 3 da manhã, quando tinha um “cartoon cartoons”. Foi lá mesmo que eu comecei a ficar viciado em animes. E alguns eram até sem cortes, ó!
    Agora já nem faço mais idéia do que tem se passado por lá. Quando tenho tempo pra ver TV, ou é nick ou senão Fox/FX/Warner. Mas de qualquer jeito, a Nick tem sim crescido muito com as séries, como “iCarly”, “Manual de sobrevivência do Ned” e “Zoey 101”. Só acho que eles deviam parar de investir nas pseudo-novelas tipo “Karku” e “Isa TKM”, que pra mim são só um efeito retardado de “Rebelde” e investir mais nas animações, mesmo.

  • LexX

    sério mesmo, eu durmo vendo cartoon…muito sem graça, só o que presta são os desenhos antigos de madrugada…adult swim era baum x)

  • Vane

    Cara, eu adorava o Cartoon quando eles passavam os desenhos da minha infância (Penélope Charmosa, Corrida Maluca, He-Man e etc). Adorava ver Mundo Pequenino, porque passava aquela animação de massinha de modelar do pinguim (Pingu). Enfim, a programação deles já foi muito boa.

    Esses desenhos de agora (de uns 5 anos pra cá) estão muito idiotas. Mesmo. Não se tira nada que preste. Saudades da época em que passava desenhos com conteúdo.

  • Isa

    Os únicos desenhos bons que sobravam no canal, engraçados como A Mansão Foster, eles cancelam.

    Criança burra é foda.

    Na minha época, eram, além de mais inteligentes, mais legais.

  • Vox

    Eu, na verdade, acho que Johnny Test é um bom desenho, além de que eu nunca gostei muito do Toonami. Mas realmente, o Cartoon Network parece mesmo estar decadente. Lembro-me da época clássica desse canal, quando eram exibidos excelentes desenhos de alto nível de qualidade como O Laboratório de Dexter, Eu Sou o Máximo, Johnny Bravo, Coragem, o Cão Covarde, Du, Dudu e Edu, entre outros.

    Hoje, o Cartoon Network só sabe passar Ben 10 e outras bobagens. Apenas se salvam alguns dos desenhos atualmente exibidos naquele canal como Se Liga, Ian; Johnny Test e Ilha dos Desafios.

    E realmente, a Nickelodeon parece estar cada vez mais poderosa e cada vez mais forte com seus novos desenhos. Porém, aquele novo canal, Disney XD, parece ter alguns programas bons, e pode ser acabe surgindo uma possível briga entre os dois.

    Outra coisa: quem aqui se lembra de desenhos como MIB – Homens de Preto, Ace Ventura, O Máscara, Beetlejuice, Debi & Loide, etc., que também passavam antigamente no Cartoon Network? Esses desenhos também eram muito bons. Há quanto tempo que eu não assisto esses desenhos…

  • fofa

    os desenhos antigos eram melhores!

    agora o unico q eu gosto do cartoon eh Ilha dos Desafios…

  • Yuri

    Mesmo assim a Nick tá caindo. Tanto em variedade como em qualidade.

    Saudade dos tempos de Rocket Power, Rugrats, Doug, Hei Arnold e etc.

  • lucas

    Nos vivemos num mundo comercial, os desenhos servem SÓ pra vender produtos…

    Do cartoon eu gosto de: Chowder(é legalzinho), Billy e Mandy, A Mãnsão Foster e… só isso.

    Da nick: Invasor Zim(Pra mim é o melhor desenho infantil que existe atualmente), Bob Esponja, Arnold, Pinguins de Madagascar.

    Os da nick tem qualidade bem superior…

  • Paulah

    Caracoles, o CN tá uma porcaria ao cubo!!!!
    Antigamente os desenhos eram bem melhores!

    Tenho q reconhecer,A Nick é bem melhor!!

    Daki a poko o cartoon entra em falência e o canal será extinto!

  • Desconhecido

    eu também, Caio.
    Após 2009, Nick (92) é meu canal padrão.
    antigamente era o cartoon.. (90).. Eu adorava AMFPAI,Dexter.. Porém o ÉPICO é o Du, Dudu e Edu, eu e meu irmão adoramos, ainda passa, às 15:00.
    Ilha dos Desafios, Mundial, Luz drama ação.. Tudo besteira …

  • Organista

    nossa  que lega u adorei o catoo netowek

  • Tylerman

    eu ñ acho q a nick é melhor do q o cartoon pq hoje em dia a nick fica reprisando icarly drake e josh true jackson.

    eu prefiro mil vezes o cartoon apesar das live-action idiotas came ride o cavaleiro dragão, ben10, pokemon, naruto, dragon ball.

    Os unicos desenhos de hoje em dia q eu gosto é jonhy test, ilha dos desafios, meninas superpoderosas, billy e mandy, chowder, flapjack, transformers.

  • Tylerman

    concordo

busca

confira

quem?

baconfrito