O fim da era Snyder (de novo) e o futuro do DCU

Cinema segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Zack “Allelujah” Snyder disse que não planeja continuar trabalhando com heróis da DC. Não é porque a Warner percebeu que os filmes do cara não são bons e chamou o Snyder Cut de “rua sem saída”, não. É porque ele tá ocupado com outros projetos, tá? E sim, gente, foi escroto a Warner refazer o filme do cara depois que ele se afastou por causa da morte da filha, mas não é como se O Homem de Aço ou Batman vs Superman fossem os filmes mais incríveis do mundo, grandes revolucionários dos longas de super heróis. Tá tudo bem não ter mais Snyder. Inclusive, os melhores filmes da DC são os que não tem dedo do Snyder. E não, o Snyder Cut não vai revolucionar nada. Deixa de ser besta.

Mas confesso que esse time aí me despertou um interesse, hein.

Eu já disse algumas vezes por aqui que a Warner/DC tá perdidaça no rumo de seu “universo compartilhado” cinematográfico. E aí cê pode me chamar de marvete fedido, apontar todos os erros dos filmes da Marvel, dizer que o DCU é para adultos, o choro é livre aqui, mas é preciso aceitar em algum momento que não existe DCU. O que era pra ser o maior filme de super heróis de todos os tempos, foi um grande de um remendo tentando copiar uma fórmula que não funciona com os heróis da DC. E isso é culpa do Joss Whedon? Sim, mas não somente dele.

A fórmula Marvel não funciona com os heróis da DC em nenhuma mídia. Sejam filmes, séries ou quadrinhos, Marvel e DC, apesar de contarem histórias de super heróis, são completamente diferentes. E não, isso não quer dizer que uma é mais “adulta” que a outra (Embora a DC tenha a Vertigo e a Black Label, mas enfim), só que os universos possuem estilos próprios. Eu já disse em algum texto por aqui o quanto o lado místico da DC Comics é infinitamente superior ao da Marvel e o quanto o lado espacial da Marvel é muito mais divertido do que o da DC, mas se você acha o contrário, ótimo. Sabe por que? Porque são estilos únicos e completamente diferentes.

O problema real aqui é que a Warner não dá autoridade para os diretores e diretoras colocarem um estilo próprio nos filmes que fazem. Apesar de já termos falado da fórmula Marvel, fica óbvia a identidade de cada diretor nos filmes do MCU, enquanto na Warner, tudo o que vemos são tentativas desesperadas de copiar essa fórmula ou reviver o estilo Nolan (Que o Snyder bebe bastante). E alguém precisa dizer pra Warner que os super heróis da DC não são todos Batmans.

“Maneiro esse Batman azul, hein.”

“Ah, mas quando a DC tenta fazer algo original também não dá certo”. Discordo, porque, na minha humilde opinião, a DC não fez nada original desde que começou o MCU. Porém, concordo que quando a Warner, mesmo utilizando a fórmula dos outros, acerta, a galera dá uma hateada em cima. Os dois filmes do DCU que eu mais gosto são Shazam e Aves de Rapina, ambos praticamente ignorados pelo público. Um porque “era Marvel demais” e o outro porque tinha mulheres demais (Sim, todo mundo sabe que foi esse o motivo do flop. Cê pode tentar se enganar, mas a gente sabe, bicho).

“Mas então qual é a solução, cara?” Existem duas possibilidade:

1 – Fazer filmes independentes e foda-se universo compartilhado. É sério, antes da Marvel não tinha nada disso e a gente tava de boas. Além disso, os roteirista e diretores tem mais liberdade sobre as histórias dos filmes.

2 – Arrumar alguém pra colocar ordem na casa. É preciso ter uma mente como a de Kevin Feige ou Dave Filoni pra comandar algo da importância do Universo DC. O primeiro conseguiu tornar os heróis mais lado B da Marvel (E eu não tô falando só de Guardiões da Galáxia) nos maiores heróis da Terra real oficial e o segundo fez com que toda a mágoa e o rancor que A Ascenção Skywalker causou nos fãs de Star Wars fossem completamente superadas. Você pode até não gostar, mas é preciso admitir que os caras sabem muito bem o que tão fazendo.

“Esse aí é o Batman mulher?”

Eu sinceramente espero que o DCU encontre seu próprio caminho, mas caso isso não aconteça, tomara que pelo menos sigam um caminho de cópias e “homenagens” como o de Mulher Maravilha 1984. O filme é o mais próximo que a Warner chegou de resgatar toda a esperança super heróica brega da DC antes de tirarem as cuecas de cima dos colantes do Superman e do Batman e além disso, mostra que a Mulher Maravilha não precisa ficar por aí posando com cabeças decepadas pra ser foda. Mas se forem fazer isso também, cês bem que podiam focar em homenagear somente as histórias e não os efeitos, porque olha…

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito