Música NÃO É poesia. PRA QUE letra?

New Emo quarta-feira, 01 de outubro de 2008

Vamos aos fatos: Música não é poesia. Música é MÚSICA, porra. Logo, vocalistas são completamente dispensáveis.

Sim, mais um texto pra todo mundo discordar e me xingar. E, pra melhorar, vou ser sincero: RBD é melhor que Beatles.

Enfim, esse é um assunto bem grandinho, vou tentar resumí-lo ao extremo. O que eu quero dizer é o seguinte: QUEM gosta de Legião Urbana pela música? Ninguém. Todo mundo gosta dessa merda porque Renato Russo é um “poeta”. Por que cês não acessam um site com letras das músicas e imprimem tudo do cara pra enquadrar? Ou então, apenas andem com as camisetas da banda, que sempre trazem uma letra de música nas costas. Sério, fãs de Legião: Parem de nos torturar com música ruim e com a voz horrível desse cara. Se vocês escutam isso só pelas letras, apenas LEIAM.

Sabe por que música internacional faz mais sucesso que a nacional, por aqui? Porque a maioria dos brasileiros não entendem o que estão escutando, além da mídia ficar empurrando isso pra cima do povo. Se todos começassem a pesquisar as letras das músicas, Legião Urbana seria os Beatles daqui. Muita, mas MUITA merda ia deixar de fazer sucesso só por causa das letras medíocres. Eu mesmo não decoro letras, decoro ruídos. Quando eu escuto música, eu faço um air guitar, bato em coisas imitando a bateria ou apenas balanço a cabeça / “danço”. Isso é música. Letras são inúteis. Se eu fizer um top 100 de músicas que eu mais gosto, umas TRÊS devem ter uma letra legal.

Mas é lógico que letras grudam, e eu canto sim em boa parte do tempo. Mas é por que eu gosto da letra? Não. É porque eu decoro ruídos. Pra mim, o vocal é um instrumento, só. Ele dá certo pra carái em muitas bandas, e é indiferente em outras. Veja o caso de AC/DC, por exemplo. O SOM dos caras é tão foda que não importa quem esteja cantando, o que importa é que tenha um cara berrando. Velvet Revolver tinha que fechar as portas após a saída de Scott Weiland. Pantera melhorou e MUITO com Phil Anselmo. No Metallica, James mandava bem quando berrava, hoje em dia ele PENSA que sabe cantar e constrange. É isso: O vocal é um instrumento com uma determinada distorção. Às vezes trocar essa distorção é uma boa, vide as guitarras do QOTSA.

Música instrumental é um tesão. Surf Music é orgasmático, assim como Jazz. Tem que ter muita técnica pra poder dispensar o vocal, é fato. É por isso que eu digo: RUÍDOS. Ouçam Mondo Generator, do Kyuss. O cara está cantando, por incrível que pareça. Mas o que dá pra ouvir é um “Bobobobo malomalogogo…”, ou algo do tipo. E olha que o cara canta pra caralho, vide Green Machine:

Esse som é simplesmente o melhor som da galáxia, na minha cabeça. E a letra é uma merda. Ou quase uma merda. Bota uma guitarra solando no lugar do vocal. Ela continuará sendo foda, porém, entramos em uma complicação: A letra traz uma sensação de segurança. Ela veio pra, literalmente, comercializar a música. Protesto? Canções de amor? Bobagem. É assim que a música PRENDE na sua cabeça. É assim que ela derrete seu cérebro, te obrigando a ser imbecil o bastante de pegar um trecho dessa letra e colar no twitter, ou no MSN. Ou pior: Falar que essa música é a sua música. Noob.

Música muda nosso humor porque ela ataca de duas formas de uma vez só: Traz uma letra que se identifica com você (clássico) E um som que cria uma atmosfera mais agradável, melancólica, agressiva… sei lá. O fato é que isso é bobagem. Poderia ser só a letra, poderia ser só a música; seu humor ia mudar de qualquer forma. Mas a música, a MÚSICA, ela sim é forte. Ela não muda seu humor, ela muda seu estado de espírito. E, com uma letra, ela pode até mudar o mundo, veja só. Cês sabiam que Funk Carioca, assim como muita merda aqui do Brasil, faz um puta sucesso na Europa? Eles não entendem o que estão ouvindo. É a música que faz a diferença.

Aí chega um Renato Russo ou um John Lennon e cagam feio nisso tudo, transformando a música em algo irrelevante. Sério, a poesia MATA a música. Ou você gosta de MÚSICA, ou você gosta de poesia. Se você gosta de música, você não gosta desses caras. Se você gosta de poesia, cê merecia MORRER por fazer esse tipo de gente fazer sucesso. É por isso que brasileiro lê pouco. Esses putos contam suas histórinhas em áudio.

Eu sou contra poetas, mas, sinceramente, sou é indiferente em relação à letras. Vide Ultraje a Rigor e Velhas Virgens. Aí sim a letra faz a diferença, e o melhor: Os caras FAZEM música. Ultraje a Rigor tem o melhor baixo do Brasil, é fato. Matanza, outro exemplo, os caras são criativos pra caralho. Entendem o que eu quero dizer? Foda-se a poesia. O que realmente importa é aquele cara ali, perdendo as impressões digitais fazendo aquele solo de guitarra. O que importa é isso:

Pra que letra?

Pra que frases de MSN?

Tente CANTAR isso!

Até SANTANA é bom.

PRA QUE vocalista?

E pra finalizar, lógico: Mondo Generator, Kyuss:

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Entravix

    Eu gosto de musicas instrumentais, mas cara, você já ouviu SOAD? Se ouviu, gosta? Porque os caras tem letras fodas(nada poéticas) e fazem música boa.

    Falar q rbd é melhor que beatles foi demais, tudo bem que eu também nçao gosto de beatles, mas isso ai ja foi muito.

  • heidrian

    Musica? letra?

    instrumental foda e macaco bong, viceral, da vontade de da uma trepada, hehe

    quem quiser ouvir

    http://www.tramavirtual.com.br/macaco_bong

  • Francesco

    Tu nunca foi/ouviu uma ópera, né?

  • Java

    a hra q li q rbd era melhor q alguma coisa (nem kis ler oq era) eu parei de ler pq vi q lá vinha bestera…

  • @Entravix
    Eu só fiz isso porque apostei comigo mesmo que alguém faria um comentário alertando que parou de ler ali.

    @Francesco
    Já ouvi, tive que fazer a trilha sonora de um lance no colégio uma vez e TINHA que ser esse estilo de música. Não é minha praia, mas eu curto algo sim.

  • lol?

    Pelo jeito para você, música também não é arte…

  • @lol?
    Pelo jeito cê não sabe ler.

  • Moe

    CARA! Sério tu só pode é gostar de digitar e não pensa no que tu ta escrevendo!
    Meu tu so ta desprezando completamente a essencia de qualquer música boa, vo começa pelo básicão!
    Já olhou aquele filem rock star?
    qual seria a graça do filme sem aquele vocal todo?
    uma música nem sempre é boa so pq tem um instrumental de pegada…
    Segundo se tu não consegue fazer uma tradução simples da música que tu ta escutando(so pega umas 5 palavras que fazem sentido) então volta pra quarta série e vai te aulinhas de ingles. Poxa tu tem um pc, ta ligado na net e não é capaz de procura a tradução de uma música… afff sem cultura…
    Ah sim legião é um caco, nunca! curto muito metal, pesado pra carai, mas ainda assim aprecio uma boa música, presta atenção nas entre linhas, tenta te imagina na epóca que os caras tavão e repara como eles usao a musica em forma de protesto…
    escuta músicas mais classicas também canto para minha morte do raul seixas, a música é um tesão.
    Falando de instrumental, compara master of pupptes do metalica com a mesma do appocaliptica, que é só instrumental, a cara vocal faz toda a diferença passa emoção passa a letra, qual séria o sentido da música praticamente para se o cara não fizesse uma oração no meio da música enter sandman do metallica…
    a meu faz um favor escuta ESCUTA black label society e ve se a letra da música não tem tudo a ver com a harmonia do som… ah desisto tu é muito fraco pra mim… tu é um caco!

  • Moe

    concordo com o lol

  • Renan Paiva

    Em partes, eu concordo.

  • @Moe
    Cês tão de brincadeira, né? Cê é um caco, cara. Cê tá na frente do PC, então lê a porra do texto inteiro. Eu disse que o caralho do vocal dá certo em uns casos, porra.

    E o filme Rock Star é um lixo enorme. Cê acaba de perder a moral.

  • Cara, tenho que concordar contigo, eu era fã dos Beatles antes de ouvir RBD, quando ouvi pela primeira vez fui obrigado a vender tudo que eu tinha dos besouros para comprar CD, DVD e meias rosas do RBD.

    RBD LOVIUUUU!!!
    s2

  • sandrine

    Que merda, mereço morrer.
    *se joga da prancha*

  • outsider

    na verdade, tem sim músicas com boas letras e melodias juntas…

    claro, concordo, que várias bandas ou a música ou A letra é boa dificilmente você encontra os dois juntos…

    Mas leve em consideração, a dificuldade de compor músicas em português…

    nossa lingua é feia e rima pouco, fora as palavras gigantes.

    inglês é melhor linga pra se compor, porque mesmo que a letra seja ruim, até a sonoridade das palavras é melhor.

    (ps.: polemica fraquinha, vai render muito não)

  • Siri

    First things first.
    Ladrão. Demando royalties pelo texto.

    Faltou botar algum vídeo do Sinatra ou da Sinatra na lista. Vocais de alta qualidade, frequentemente com letras estúpidas, mas os vocais… Sem contar que a Nancy era uma graça.

    Algum vídeo do Mr Catra ia bem também. Funk Carioca de qualidade.

    @Francesco
    Vale citar que 75% dos frequentadores de ópera não falam italiano¹, logo, frequentemente, não estão entendendo porra nenhuma do que é cantado.

    ¹: Estatística baseada no chute científico, método reconhecido e aceito mundialmente no ambiente acadêmico.

  • @outsider
    Eu não disse que não tem música boa com letra também boa, cara. E esse lance da língua cê tem razão.

    E já tá rendendo.

  • Moe

    Bom eu perdi tempo e li tudo que tu escreveu, por que no final eu esperava que tu disses é brincadeira, so um louco pra acreditar nisso…
    Véio o que tu ta falando é em resumo o seguinte…
    Música sem vocal é o mesmo que fazer sexo sem a mulher, até satisfaz, mas depois de um tempo tu descobre algo melhor e teu gosto melhora…
    As vezes tu até volta a escutar, mas que tu prefere um vocal tu prefere!

  • Nossa eu ate ia ler..
    mas quando cheguei na parte de que RBD era melhor que Beatles, eu broxei geral!
    Théo se mata cara!!¬¬

  • Caio, The Eldar

    nossa… como esse pessoal que gosta de contrariar posts cai fácil, não? hehehe…

    agora, opinião minha, se o instrumental for extremamente bom e o vocal for só bom, a música vai ser boa. A letra pode trazer algo mais, mas também acho que é a maneira que o vocal tem de tocar seu instrumento chamado “cordas vocais” (que ainda não tem nenhuma melhor que o vô Dio). Se importasse tanto assim só crianças até 12 anos gostariam da maior parte das múwsicas do Dio.

    e já que citaram Legião (e eu acho que é ae que teu texto vai pegar no calcanhar dos fanáticos bobos), eu acho só legalzinho, e não tão excepcional como o pessoal fala. Em tempo: cazuza é uma merda! Até as músicas que o cara fez ficaram 300% melhor na voz do Frejat. (ah sim, e ainda acho Legião melhor que Barão Vermelho)

    Bom, como escrevi mais do que pretendia, me retiro… hehehe

  • Caio, The Eldar

    ah! Não concordo com essa comparação de Beatles/RBD, mas pelo menos no RBD tem umas gostosinhas! hehehe..

  • Guilherme

    Na real…
    o Théo tem razão. Música de verdade não precisa de vocal, só pegar algum álbum do “king of surf guitar” Dick Dale.
    Ou, talvez, algum álbum do Andy Just, Big Walter Horton, Carey Bell, James Cotton… enfim, poderia citar nomes e nomes, só pegar qualquer álbum de algum desses que eu citei acima, é o puro blues, só harmônica.
    Ou nem precisa se aprofundar tanto, pega aquele álbum do Eric Clapton com o B.B. King e tira os vocais… o álbum vai ficar melhor do que já é com os vocais!

  • Entravix

    Orra! Théo, conta quantos ai agora xD
    @Siri:
    Óperas não são só feitas em italiano, por sinal eram feitas assim porque achavem que somente o italiano se adaptaria a elas, mas também existem óperas em alemão de Mozart!
    E sim, eu falo alemão, basicão ainda, mais falo.

  • @Entravix
    Um Luís comentou aqui, eu QUASE aprovei mas pensei: SE! De qualquer forma, fica o que o cara escreveu:

    théo, eu li uns três posts seus super legais… Mas tenho que discordar completamente com o que você escreveu aqui.

    E não estou chingando, criticando ou coisa assim. O blog é sob certas medidas seu. De qualquer forma, sua opinião é um tanto infantil, e creio que perderá com isso alguns pequenos leitores…

    Eu não vou deixar de ler o AOE dos meus feeds, mas evitarei ler e comentar qualquer post que venha de sua autoria.

    Hahafkjadsgkj, outro que parou na parte do RBD, porque eu não vejo nada além disso que seja infantil.

    E alguém sabe de que blog ele tava falando?

  • hugo

    Concodo em parate com vc. o Brasil principalmete se tornou um fonte de musicas de baixa qualidade como a pagode sertanejo funck e outras merdas que encontramos perdidas por ai.
    nao concordo no entato na ideia de que so separando a letra ou so a musica vai consegui augumas coias que preste ainda tem no poucas banda que consegum assemelhar musica de qualidade com letra que espressa auguma coisa a amais que 3 estrofes com umas poucas palavras, a mediocridade cultura de grande parte dos brasileiros rende dinheiro pra essas meradas de cantore. e ai aplicamos o dilema pra que mudar em time que esta ganhando.

    Nao sai se vc conhesse mas um banda que gosto muito que tem letra e musica é O RAPPA

    abraço. esse é apenas meu ponto de vista.

  • sandrine

    @théo
    O melhor é que ele LEU uns três posts teus e NÃO te sacou AINDA.

  • Rubens

    carai…você deve ODIAR mesmo Beetles pra falar que RBD é melhor….

    E sim em alguns casos a letra nem sempre é tão importante, mas que ela basicamente serve pra grudar na sua cabeça é verade.

    PS: eu não gosto de Beetles.

  • DiH

    AHUShuasdhuadshuadshu.

    Não sou lá muito fã do Beatles, mas realmente você forçou ao falar que RBD é melhor MUSICALMENTE – aparência é outra coisa, ahahahha.

    Enfim, eu sou suspeito a falar porque eu gosto das letras, então prefiro parar por aqui xd

  • É incrível como nego cai fácil nessa parada de “tal banda é melhor que Beatles”

  • Música nasceu da poesia,noob.
    Ouviu falar de cantigas?pois é aí que a música surge,e cantigas nada mais eram do que poesias cantadas.

    Antes de qualquer instrumental,a música nasceu com vocal.Ou você acha que alguem pegou uma pedra,ou um cipó,viu que fazia um barulho legal,e aí surgiu a música?Se a letra,e a VOZ do cara tem harmonia com a parte instrumental,aí sim,a música fica FODA.
    SOAD é foda,tanto pela letra,quanto pelo ritmo.Quem é ignorante,sim,só gosta do ritmo,e não entende nada,e gente assim não gosta de música,ouve por ouvir.
    Existem músicas instrumentais boas,onde quando o cara começa a cantar,você até broxa,mas também tem música que,sem o vocal,não é nada.

    E eu gosto de legião urbana,gosto bastante,e também gosto de Beatles.Você só quer criar polêmica besta,e,sinceramente,o site ficaria melhor sem esses seus posts.Isso deve ser inveja da Bel,que conseguiu mais de 300 comentários.Esse post se encaixa perfeitamente no do Piratão:A mão é mais rápida que os olhos.

    O site ficaria melhor sem esses posts ruins,sinceramente.Por isso quase nunca levo a sério o que você escreve,e nem sei porque estou levando justo este post,a sério.

  • joao

    quantas vezes se postou o video do Green Machine aqui?

  • @Junnin
    Cê é tão trouxa que leva meus textos a sério, cara. E essa de que a música surgiu da poesia foi de doer.

    E daí que eu só quero polêmica, cara? Sempre tem uns… trouxas que caem. OPA, você caiu.

    @joao
    Eu devia botar esse som em todas as colunas, junto com Probot.

  • Fernando

    Brincadeira ou não, vc pegou pesado dizendo que RBD é melhor que Beatles.

    Depois dessa num acredito em mais nada que você escreve. apenas vou rir!

  • A piada teria ficado boa se não tivesse jogado seus gostos musicais no meio, ou é 8 ou 80. No mais vai curtir um Estrume’n’tal, he he he.

  • Gosto é igual c… braço
    tem gente que têm … tem gente que não.

    Musica é musica! Com vocal, sem vocal com guitarra, sem guitarra. Assim como tem musica foda sem letra boa tem letra foda sem musica boa.
    É ridiculo separar as coisas, ficar analisando o que é melhor se só sabemos o que é melhor pra nós.
    Pra mim musica boa são um conjunto de fatores em que se incluem tudo que nela estiver contido. (entendeu, hãn hãn?) Se nela tiver vocal, escutemos o vocal, se não, escutemos o que nela tiver. E daí façamos nossas conclussões.
    Tá eu curto Renato Russo, tá eu curto Matanza.
    Tá eu curto musica.

    “A vida sem a musica seria um erro” Nietzsche.

    Mas Calypso é muuuito bom!
    e Chimbinha é o Hendrix tupiniquim! [/ironia]

  • Flavia

    Isso me lembra um comic do xkcd, em que era proposto um desafio: escrever algo tão estúpido no youtube que as pessoas percebessem que você está brincando.
    É complicado cara… direto eu fico zoando cara a cara com o sujeito e ele não percebe que é piada, imagina se ele estiver lendo um texto.

    Enfim, acho que letra permite que você acompanhe o ritmo da música mais facilmente. É um barulho que você pode fazer sem precisar estudar nem nada, e ainda assim dá pra reconhecer que é aquele som que você está cantando.
    Ok, pelo canto de algumas pessoas nem dá pra reconhecer a música, mas…

  • Entravix

    @Theo:
    O junnin não sabia que as tribos pré-históricas faziam música antes da poesia, liga não théo, ele ainda não chegou nessa parte da aula de história. Não entendi a parada do junnin falar de SOAD no comentário, sendo que tu não falou nada deles no post!

    Quanto a esse Luís ae, como ele leu 3 posts e não sacou que tu só quer criar polêmica? Deve ser um noob mesmo.

  • Dezinhorox

    @théo
    tenho que te dar os parabéns
    tem pouquíssimas músicas boas com letras boas
    mas agora eu tenho que admitir que seu nome do meio é polêmico
    Théo Polêmico Tanga
    belo nome

    mas o mais engraçado mesmo é vir aqui ler os coments dos caras

  • Francesco

    Acontece que a voz é um “instrumento” musical também!
    E digo mais, não existe nenhum outro instrumento musical capaz de ser tão articulado quanto a voz.

  • Quando é texto do théo, eu ligo o non-sense alert e leio dando risada.

    Mas o mais divertido é neguinho satisfazendo a necessidade de polêmica theoística.

  • marcio

    A IGNORANCIA É UM DOM!!!!

    é serio, eu prefiro ficar surdo do q tentar entender o q estou ouvindo, o vocalista não passa de mais um instrumento na musica, isso dá melodia e mais nada, se isso não fosse verdade a musica clássica não seria clássica (pra não dizer eterna) e sim antiga!
    e pra quem gosta de legião e viadagens do genero é pq não tem a menor ideia do q é musica mesmo, continuem dando a bunda e chorando pelos cantos igual a renato russo e cazuza (sei lá se é assim q se escreve o nome dessa criatura)

  • Loobs

    Naquelas , sabendo usar a letra é um artificio válido pra transmitir a idéia do autor , apesar de não gostar muito de albuns conceituais a maioria do que gosto é graças as letras. Nessa linha dá pra ouvir desde Pink Floyd até Pain of Salvation.

    E você quis dar entender que as letras de Legião são tão boas quanto as dos Beatles ?

  • Lucas

    Uma boa instrumental pode salvar um vocal ruim(fato), um vocal excelente não pode salvar uma instrumental desagradavel(fato).

  • Glauber

    O engraçado é que eu concordo com absolutamente TUDO que você falou. Mas continuo gostando de Beatles!
    Ouço Beatles desde a época que eu não sabia NADA de inglês, e bom, eu gosto mesmo é do som deles. Não é lá minha banda favorita(aliás, nem no TOP50 eu acho que tá o,o), mas continuo curtindo eles.
    Tenho cura? D:

    Assino embaixo do se texto todo. ;D

  • Urko

    Um épico de 23 minutos do Pink Floyd ou Yes, por exemplo, contém a dose certa de música e poesia.

  • xico

    Cara,eu valorizo muito o som instrumental e as bandas que são consideradas as melhores devem isso a sua qualidade tecnica nos instrumentos,um exemplo disso é banda led zepelin,as letras escritas pelo robert plant não são o melhor que a banda tem.Porém existem verdadeiros genios que conseguem aliar uma sonoridade excelente com letras expetaculares,um exemplo classico de um poeta que influenciou multidões através de uma musica de qualidade é o bom e velho Bob Dylan,e não venha me dizer que o cara se compara a Lennon e Renato Russo pq esses são amadores perto do Dylan…

  • Jairinho

    Na boa, toco piano a 7 anos, violino a 4, e guitarra( e violão) a 3. Sou pessimo no vocal, gosto muito de tocar musicas classicas, e sei do poder do instumental.

    Mas quem subestima o poder de um bom vocal ou do poder que a palavra pode trazer para musica ( Sejá ela fazendo uma boa critica, fazendo poesia ou mesmo não falando nada com nada) não entende nada de musica.

    Estou considerando des de operas até bandas de rock, contando até mesmo o samba brasileiro.

    e respondendo ao Marcio…

    Podemos contar operas como musica classica, e se for pela ausencia de vocal, todos os instrumentos ausentes no jeito classico de uma orquestra, pela sua logica, também não prestam?

    Eu sei que o Objetivo disso é só cricar polemica, mas gosto de expor minha opnião

    e só para complementar, gosto muito do som do legião urbana, não acho que seja só poesia =P

  • telma

    O que você defende é tão absurdo, tão sem-conhecimento-nenhum das relações entre poesia e música, tão estupidamente agressivo e descurado de historicidade (aliás, você poderia ler um pouco mais sobre poesia e se apaixonaria muito mais por música) – porém, ao mesmo tempo, é tão autêntico, tão anos 90, que fica impossível não simpatizar com o seu texto. Achei bárbaro, nos 2 sentidos da palavra. Então parabéns.

  • Jubileu Eustacio

    o vocal é importante sim, mas dá pra tirar, e colocar só instrumental. Se vc tirar os instrumentos de legiao urbana, a “musica” vai ficar a mesma coisa.
    King Crimson  consegue fazer musica com vocal e instrumentos fodas, Asia tbm.
    Funk gringo tbm é muito bom

    Nao é a toa q beethoven, mozart, vivaldi, bach, liszt, e muitos outros sao lembrados até hoje pelos instrumentais.. isso sim é musica, pode passar séculos e ainda vai ter muita gente ouvindo.
    Simplesmente pq a musica comercial é bom pra se ouvir quando faz sucesso, depois do sucesso, ninguem mais tem interesse.

    Daki um tempo ninguem vai se lembrar de michel teló, o problema é q no lugar dele vai ter outro.. e assim vai.. espero um dia q isso acabe.

  • Wildstarlights

    A Capella e Coral tampouco deve ser musica entao? hehehe. cada idiotice que a gente ve na internet. maldita inclusao digital.

busca

confira

quem?

baconfrito