Igreja católica quer censurar o filme A Bússola de Ouro

Cinema quinta-feira, 29 de novembro de 2007

É isso mesmo. Segundo os católicos, o filme A Bússula de Ouro, que estréia no Brasil no dia 25 de Dezembro, não é nada legal pras nossas criancinhas. Primeiro, vamos á sinopse do filme:

Em um mundo onde todas as pessoas têm um “daemon” (uma manifestação da alma em forma animal), a jovem e órfã Lyra Belacqua (Dakota Blue Richards) descobre com seu daemon, Pantalaimon, uma substância chamada “pó”. Segundo as autoridades religiosas, esta substância representa o mal, por provocar um efeito estranho nas crianças. Então, lira segue o misterioso Lorde Asriel (Daniel Craig), á procura de uma resposta, e em Londres ela descobre que várias crianças estão desaparecendo. E seu melhor amigo, Roger (Ben Walker), é uma delas. Então, uma bússula de ouro, que seria um instrumento ancestral, a ajuda na jornada que poderá alterar o mundo para sempre.

O filme é a adaptação do primeiro livro da trilogia de livros chamada Fronteiras do Universo, que conta com os seguintes livros: A Bússola de Ouro (1995), A Faca Sutil (1997) e A Luneta Âmbar (2000). Segundo a igreja católica, o primeiro livro é o mais “leve”, então eles querem cortar a raíz do problema de uma vez por todas, proibindo que as crianças vejam o filme que poderá ganhar as continuações se fizer sucesso. Aparentemente, a desculpa que eles dão é que o filme poderá levar as crianças ao ateísmo, tendo em vista que boa parte dele faz oposição á religião – e a coisa só tende piorar nos próximos livros.

Eu pensava que este filme seria mais um filme bobo igual ao filme Crônicas de Nárnia, mas pelo visto ele é um filme bobo E polêmico. Minha opinião, obviamente, é que o catolicismo é fraco. Se eles não conseguem ser mais convincentes que um filme de ficção, acho que os religiosos deveriam cair na real de uma vez. E não é só minha opinião, olha só o que o Philip Pullman, autor dos livros, disse diante das críticas:

“Não sei se existe Deus ou não. Ninguém sabe, digam o que disserem. Se ele se mantém invisível, é porque está envergonhado de seus seguidores e a crueldade e ignorância dos que fazem uso do seu nome. Se eu fosse ele, gostaria de não ter nada a ver com eles”

Agora tenho um motivo pra levar meu sobrinho ao cinema.

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito