Férias Frustradas (2015) – Final Explicado

Cinema sexta-feira, 29 de maio de 2020

 Seguindo os passos do pai e ansiando por uma ligação familiar, Rusty Griswold surpreende sua esposa e seus dois filhos com uma viagem que atravessa o país para o parque de diversões favorito da família, o Walley World.

Os filmes da franquia Férias Frustradas são, de longe, as melhores comédias já feitas por Hollywood. Porém, eu percebi que muitas pessoas não entenderam muito bem o final de Férias Frustradas, o remake de 2015 com Ed Helms e Christina Applegate, então hoje eu gostaria de destrinchar esse filme, que tem muito mais camadas e profundidade do que a maioria das pessoas conseguiram enxergar.

E tá tudo bem. Não é todo mundo que tem a oportunidade de estudar num Instituto Sessão da Tarde ou numa Escola de Cinema em Casa, e é por isso que eu estou aqui. Então pega a pipoca, joga Sazon (Ou tempero de Miojo), joga manteiga também, panha o Nescauzinho que a vovó fez com tanto carinho, esquenta no microondas, pega a garrafa de conhaque que o vovô esconde no banheiro, taca conhaque no Nescauzinho e vamos ao que interessa.

O filme termina com Rusty e Debbie embarcando em um avião pra Paris, certo? Errado. Na verdade esse é o início do filme e o avião nunca chegou ao seu destino. Isso mesmo, aquele avião onde os protagonistas estavam caiu no meio do caminho.

Tendo a viagem dos sonhos interrompida, Rusty e Debbie ficam presos num purgatório até resolverem seus assuntos pendentes. Debbie, que queria ter filhos, cria James e Kevin, e Rusty precisa terminar a viagem de sua infância, que nunca teve um desfecho, que é a viagem pro Walley World. Isso fica bem claro na hora que ele reencontra o pai e pega o carro onde ele viajava nos filmes antigos.

Mas essa viagem não é tão simples, porque há uma batalha entre céu e inferno pelas almas de Rusty e Debbie. O céu é representado pelo Caminhoneiro (Norman Reedus) que devolve a aliança de Debbie. Ele é na verdade um anjo, que passa a mensagem que eles precisam continuar juntos pra chegar ao paraíso. Do outro lado, o inferno é representado pela loira no carro vermelho, que tenta seduzir Rusty, fazendo-o trair sua mulher e garantindo que sua alma vá para o Inferno. Por sorte, essa representação do Diabo é destruída pelo próprio anjo, já que a mulher sofre um acidente com um caminhão. E quem dirige um caminhão nesse filme? O anjo.

O Diabo volta a atacar mais pra frente, tomando a forma do cunhado de Rusty (Chris Hemsworth) e dessa vez muda de foco, tentando seduzir Debbie. Uma informação curiosa sobre esse personagem é que na verdade ele é inspirado num jovem Donald Trump, que algumas lendas dizem que se matou após perceber a própria incompetência e demitir a si mesmo em um episódio de O Aprendiz que nunca foi ao ar. Após isso, Donald Trump foi substituído por um sósia, assim como Paul McCartney, Avril Lavigne e o Louro José.

Original x Sósia.

O primeiro sinal claro de que eles estão presos no purgatório é quando começa a tocar Kiss From A Rose no rádio do carro. Pra quem não sabe, essa música é do Seal e foi trilha sonora de Batman – Eternamente. Logo, eles estão em busca da paz eterna, coisa que eles só conseguirão após concluírem uma viajem perfeita.

Quando eles finalmente chegam ao Walley World, o loop quase é quebrado, quando quatro anjos, disfarçados de uma família, tentam impedir que eles entrem na montanha russa, mas o medo no subconsciente deles faz com que eles derrotem os anjos e entrem na montanha russa, ficando presos mais uma vez no loop, o que é mostrado literalmente no filme.

E não percam na próxima semana o final explicado de Super Xuxa Contra o Baixo Astral. Um beijo, um abraço, que os deuses do cinema os abençoem e até a próxima.

Leia mais em: ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito