Estou pensando em comprar um vídeo-game… (Parte 2)

Nerd-O-Matic quinta-feira, 06 de dezembro de 2007

Muito bem, continuando a discussão da semana passada, vamos ver se consigo concluir algumas reflexões para que você decida pela sua próxima compra videogamística.

Falei sobre os portáteis, que são uma boa opção para quem não tem tempo para jogar ou ainda tem um pouco de receio de enfiar um console enorme em cima do dvd player da sala, além de ser xingado pelos familiares como criança que fica gastando dinheiro com brinquedo.

Aliás, esse é um ótimo ponto para que você decida sua compra; se você ainda acha que vídeo-game é coisa de criança, e que você vai se sentir constrangido quando as pessoas souberem que você joga ou possui um, então DESISTE cara. Você simplesmente não tem coração gamer. E nem auto-estima, diga-se de passagem. Você vai comprar um vídeo-game pra quê, pra jogar escondido? Se você quer parecer “adulto” nas coisas que você faz para se divertir, compra um veleiro ou um jet-ski, mano. Ah, não tem dinheiro? Então vai lá trabalhar feito “adulto” pra conseguir comprar um.

Ok. Supondo que você seja suficientemente seguro de si para efetuar sua compra e jogar na frente de todo mundo, vamos agora proceder á escolha entres os consoles de mesa. Recomendo que você também dê uma olhada nesse artigo lá do Loading Time. Dá uma visão um pouco diferente do que eu vou falar aqui, e pode te ajudar a decidir.

Em primeiro lugar, pense em que tipo de jogador você é; isso vai ser essencial para a escolha do console. Estou falando aqui de personalidade, lógico. Porém, se você é um jogador POBRE, esqueça o lance da personalidade: a sua única opção é o Playstation 2.

711719706007f.JPG
Melhor custo x benefício da categoria.

Mas não ache que você vai se divertir menos por ser pobre; o Playstation 2 pode não ser de última geração, mas é uma escolha espetacular. Ele possui gráficos extremamente detalhados e trabalha muito bem com 3D, o que garante uma ótima performance em todos os tipos de jogo. Se você der uma olhada em jogos como Final Fantasy XII ou God of War II vai ver que a capacidade gráfica do PS2 é plenamente satisfatória e nunca vai se colocar como obstáculo para a sua diversão.

0307godofwar1.jpg
Violência RLZ (God of War 2)

79809-5.jpg
RPG RLZ (Final Fantasy XII)

Outra grande vantagem do PS2 é a enorme biblioteca de jogos bons á disposição, coisa que o PS3 e o Wii ainda não têm. Mesmo que você seja um vagabundo desgraçado e tenha todo o tempo do mundo pra ficar em casa de fraldas e intravenosa, só jogando 18 horas por dia, você simplesmente NÃO VAI conseguir jogar todos os jogos bons que o PS2 tem a oferecer. Eu calculo que só de jogos muito totalmente excelentes existam pelo menos uns 40 títulos no PS2. Dá uma olhada nessa lista do Metacritic: são 62 os jogos que ganharam um score médio entre 9 e 10 e isso não é uma lista completa. É um console que vai te garantir diversão por anos. E continuam saindo jogos bons para o PS2; ele ainda deve receber títulos novos por mais um ano, calculo. É difícil saber a sobre-vida de um console last-gen.

E, mesmo que eventualmente você resolva adquirir um console mais atual, te GARANTO que você não vai querer se desfazer do PS2. Ele é simplesmente bom demais, e ocupou na minha vida o lugar que o Super Nintendo ocupava como o console mais duradouro e divertido que eu já joguei.

Outra observação importante: o PS2 é o único console que pode ser melhor aproveitado em uma televisão normal, de tubo. Isso mesmo, melhor aproveitado em uma televisão velha. Se você ligar o PS2 em uma plasma ou LCD, vai ficar com uma imagem de merda, pois são pouquíssimo os jogos do PS2 que possuem opção widescreen e suporte para imagem em alta resolução. Se você não pretende trocar de televisão tão cedo e tem uma boa TV de 29 polegadas tela plana, fique com o PS2. Falaremos mais adiante sobre a questão das TVs e os consoles.

Supondo agora que você tem uma grana e está a fim de investir mesmo em um console, podemos voltar ao papo da personalidade de jogador que você tem. Você pode dar uma olhada nessa minha outra coluna, pra pensar um pouco melhor sobre quem você é jogando.

Eu ia cair na velha história de “consoles para hardcore gamer” (XBox 360 e PS3) e “consoles para jogadores casuais” (Wii), mas estou começando a achar que isso é lorota. Depois de jogar alguns títulos do Wii (poucos, admito) estou achando que essa divisão tende a desaparecer em breve. Vou tentar recomendar um ou outro console através de outros critérios.

Para que serve um Wii?

wii_big.jpg
Minha última aquisição

O Wii foi criado para DIVERSÃO, e é impressionante como ele trabalha bem dentro desse objetivo. Se algum vídeo-game pode ser chamado de brinquedo, esse vídeo-game é o Wii. Pequeno, se encaixa em qualquer canto, controles razoavelmente intuitivos e propositadamente não ameaçadores, com poucos botões e bem distribuídos, a fim de não intimidar o jogador que está chegando agora. Interface amigável, onde você simplesmente aponta para o que você quer fazer a aperta um botão, muito parecido com o controle remoto de televisão ao qual todos estamos acostumados.

O preço a pagar por essa simplicidade foi, inicialmente, jogos mais bobos e simples. Isso está mudando depois de um ano do seu lançamento (lançado no Natal de 2006). Como o Wii “deu certo”, sua base instalada de jogadores é grande e tende a aumentar, aumentando também a demanda por jogos mais complexos, pois, convenhamos, Wii Sports é um saco. E por mais casual gamer que você seja, logo você espera coisas melhores e um pouco mais elaboradas pra jogar.

01180299800.jpg
Não é tão divertido como eles querem fazer parecer

Aos poucos os desenvolvedores estão entregando jogos melhores, puxados pelos excelentes lançamentos da própria Nintendo, que invariavelmente quebra barreiras e mostra aos desenvolvedores como aproveitar as capacidades do Wii. Jogos como Zelda Twilight Princess, Metroid Prime 3, Super Paper Mario, Zack & Wiki (esse não é da Nintendo) e Super Mario Galaxy, trazem esquemas de controle e formas de jogar que nunca existiram antes para nós. Vou dar um exemplo:

Em Metroid Prime 3, um jogo sci-fi em primeira pessoa, no qual você vê o que acontece na tela como se estivesse por trás dos olhos do personagem, existe um item na sua armadura que se chama Grappling Hook. Basicamente é um raio de energia que você lança em direção a objetos, que se prende neles e te permite manipular coisas a distância, como arrancar portas do lugar. Acontece que você faz esse movimento MESMO, com o controle do Wii, projetando a mão rapidamente á frente e trazendo depois ela pra trás, como se estivesse lançando algo e depois puxando alguma coisa. Na primeira vez que você usa essa parada, você gargalha de alegria e não sabe por quê. É simplesmente a alegria infantil de poder controlar coisas com o pensamento, de ficar fingindo que é caubói e laçando o seu cachorro, sei lá. Eu sei que essa merda SEMPRE me diverte. Entre outras várias inovações do jogo, claro.

metroid_prime_350px.jpg
Me dá esse escudo seu puto!

Acho que, em resumo, o que se pode dizer mesmo do Wii é que ele realiza fantasias. Fantasias e saltos imaginários que todos nós tínhamos quando crianças, e que vão se perdendo ao longo do tempo, como é de se esperar. Um exemplo: um dos lançamentos mais aguardados e hypados para o Wii é o jogo Star Wars: The Force Unleashed; mais um jogo sobre Star Wars, que vai sair para várias plataformas ao mesmo tempo. Porém, somente na versão Wii você vai poder usar o wiimote como um sabre-de-luz e o nunchuk para usar a “força” nos inimigos, como se estivesse influenciando eles com suas mãos. Exatamente como acontece nos filmes, cara! Usar um sabre de luz não é só fantasia de nerds, essa é a fantasia de qualquer um que já foi criança um dia, porra. O sabre-de-luz é uma espada glamourizada, e se você já não brandiu seu sabre imaginário, garanto que pelo menos uma espada de plástico ou de madeira você já ficou batendo por aí.

wiisaber.jpg
UóNN!!!

O Wii também é razoavelmente compatível com as televisões de tubo atuais. Se você quer um console “novo” mas não quer trocar de televisão, ainda pode comprar o Wii, mas saiba que vai estar perdendo um pouco da experiência total que o Wii pode oferecer. Outro complicador é que como os jogos dependem de interação com a tela, é melhor que ele seja acoplado em um aparelho com tela grande, acima de 30 polegadas, pra você ver o que está acontecendo no jogo e poder reagir de forma adequada com os movimentos em frente ao televisor.

O ideal mesmo para o Wii é uma lcd, com cabos vídeo-componente para poder utilizar a resolução máxima do aparelho. Não sei porque não fizeram uma saída de alta definição para o Wii, mas também não adianta reclamar sobre isso agora.

Porra, eu me empolgo pra falar de vídeo-game e a coluna ficou enorme de novo. Terminamos na semana que vem com o PS3 e o XBox 360, ok?

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Poneis

    Eu já estava quase desistindo da ideia de ter um wii. todomundo que comprou om videogame ultima geração optou pelo xbox 360 e me disseram que o ps3 não vale o que custa e o wii, apesar de ser divertido, enjoa.
    Mas depois dessa coluna, to repensando denovo. não to nem ai pros graficos do x360, se o wii superar o ps2 ja ta bom de mais. Eu prefiro é diversão.
    Sabre de luz foi nostalgia total.

  • joao

    Eu ja tenho o playstation 2 ja a um tempo….ele ta quase pegando de tanto jogo pirata…original eu so tenho uns 4…. eu tenho jogos como crash tag team rancing, devil may cry.. o final fantasy X-2,(não o XII), gran turismo 4(boas lembranças do meu primeiro video-game,o playstation 1….) entre outros….

    Eu so quero o PS3 por que o devil may cry4 so vai lança nele e no XboXXXX260…. e tambem eu vo ganhar o PSP!

  • Friederichs

    Cara, o Wii realmente é muito divertido!
    Mas não sei, pode se até estranho escutar, mas admiro muito graficos, eles em prendem, pode dizer oque quiser o Wii serinha minha ultima opção.

  • bel

    obrigada, você me ajudou a escolher o ps2 por definitivo. minha tv é tela plana, gigante, mas NÃO é dessas novas fodonas a plasma e cybermoderna que custam o preço de um rim e duas córneas. e ps2 tá baratinho :~~~

    OBRIGADA, HUNO!
    x)~

  • atillah

    Servindo bem pra servir sempre Bel =)

  • Planeta Malkavo

    na verdade o wii nem tem tanta resoulução … ela se compara com a resuloção do PS2, então quas enao muda …. isso sei por experiencia prórpia ….

    cara, todos jogos do wii que vc disse são realmente fantásticos, principalmente zelda, que é fóda demais, inclusive na história e tal

    parabens, muito bom texto

  • atillah

    @ Planeta Malkavo

    Cara, existe uma diferença enorme de imagem entre o Wii numa TV CRT e o Wii numa LCD em 480i, com os malditos cabos vídeo componente. Eu já vi os dois. Mas dá pra jogar o Wii numa CRT sim, só depende do quanto você exige de imagem num game.

  • Cara, vc devia fazer uma coluna falando só sobre o Wii, sobre os jogos e sobre os add-on que lançam pra ele, essas coisas, até eu fiquei interessado no Wii!!!

    Aquela proposta de postar no AOE ainda tá de pé? se tiver, segue meu msn no campo e-mail… to preparando um texto, mas os preparativos pra segunda fase do vestibular tem me deixado levemente sem tempo… Me add ai pra gente ver como q faz…

  • atillah

    @ Tokinooner

    O AOE está sempre aberto pra quem manja de algum assunto e escreve com autoridade e um mínimo de bom-humor cara. Começa uma conversa por e-mail comigo e com o Théo, os mails estão lá na página da equipe. Porque o puto do Théo não usa msn =)

  • Planeta Malkavo

    ta, claro que existe uma enorme diferença entre uma CRT e uma com cabos video componentes, mas se você colocar o cabo vídeo componente do PS2 vc vai ter uma reolução ótima …. e no meu wii nao uso o cabo video componente … nao gostei muito na verdade, a imagem fica meio acizentada e o pior é q os cabos são originais ….

  • Kid

    Eu enjoei do meu Wii em menos de um mes. So jogo WiiTennis com a namorada de vez em quando. Comprei Mario Galaxy mas tou meio sem tempo de jogar :(

  • atillah

    @ Kid

    Você é um motherfucker. Se não tem tempo pra jogar, não diga que “enjoou” do console. Isso é um erro comum, culpar o vídeo-game pelos SEUS problemas. Trabalho é um problema e jogar é a solução. Se você é a doença eu sou a cura. O AOE tem um termomêtro GRANDÃO pra medir sua febre.

    Orra, quem diria que um dia eu defenderia o Wii.

busca

confira

quem?

baconfrito