E o Oscar 2009 vai para…

Primeira Fila sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Passado os comentários e o burburinho em torno dos vencedores (muito bem escolhidos) e perdedores do Oscar 2008, que tal um exercício de futurologia para tentar descobrir quem pode estar presente na noite do Oscar 2009? Claro que para isto os filmes precisam estrear até o fim deste ano e, normalmente, as estréias dos filmes que querem concorrer ao Oscar ocorrem em novembro/dezembro nos EUA.

Pode parecer premeditado indicar filmes para o longínquo Oscar 2009, mas alguns projetos despontam por terem cara de Oscar. Em comum, os filmes aqui citados possuem tramas interessantes e mais sérias, diretores reconhecidos mundialmente, inclusive com vencedores do Oscar, e com elencos muito bons.

Revolutionary Road

Dirigido pelo vencedor do Oscar, Sam Mendes, de Beleza Americana e Estrada para Perdição, na verdade, o diretor está afastado das telas desde 2005 depois do drama/cômico de guerra Soldado Anônimo. O filme é baseado na obra de Richard Yates, se passa durante os anos 50: April e Frank Wheeler formam um casal aparentemente feliz que vive com os dois filhos em um subúrbio de Connecticut. April é uma dona de casa que abandonou o sonho de ser atriz, enquanto Frank tem um emprego bem remunerado, mas tedioso. Assim, o casal não sabe se vai atrás de seus verdadeiros desejos ou enfrenta o peso do conformismo. Será que o diretor irá visitar os bastidores do família americana e o seu “american way of life”? O casal é interpretado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet (esposa do diretor). Ainda no elenco, Kathy Bates.

revolutionary.JPG

The Curious Case of Benjamin Button

Baseado no conto de F. Scott Fitzgerald, David Fincher (que voltou com tudo em Zodíaco) conta a história de um homem de 50 anos começa a rejuvenescer inexplicavelmente. No entanto, depois de se apaixonar por uma mulher de 30 anos, ele se vê em um dilema: como manter o relacionamento se continuar a ficar mais jovem, e ela, mais velha? No elenco, Brad Pitt, Cate Blanchett, Julia Ormond e Tilda Swinton (recém vencedora do Oscar).

The Argentine / Guerrilla

Talvez não fiquem para este ano, mas Steve Soderbergh (diretor de filmes sérios como Traffic e comerciais como A cinessérie Onze Homens) já deve ter acabado de filmar sua dupla de filmes sobre Che Guevara (Benicio del Toro no papel principal), importante militante que fez parte da Revolução Cubana nos anos 60 que derrubou Fulgêncio Batista. The Argentine tem um elenco internacional incrível como Catalina Sandino Moreno (Maria Cheia de Graça), Benjamin Bratt (Miss Simpatia), Franka Potente (A Identidade Bourne).

guerrilla.JPG

The Changeling

Uma mãe ora para que seu filho seqüestrado retorne para casa. Mas quando suas preces são atendidas, ela começa a suspeitar que o garoto que voltou não é o seu filho. O mestre Clint Eastwood volta a direção neste drama com excelente argumento. No filme, Angelina Jolie protagoniza junto a John Malkovich (Eragon), Jeffrey Donovan (Encontros ao Acaso e a série Burn Notice) e Amy Ryan (indicada deste ano por Medo da Verdade).

Operação Valquíria

Bryan Singer, diretor de Os Suspeitos e X-Men, vai tentar dar um up na carreira de Tom Cruise, que anda precisando de um sucesso. A trama é uma das histórias mais heróicas da Segunda Guerra Mundial, mas também uma das mais desconhecidas. Gravemente ferido em combate, o general alemão Claus von Stauffenberg retorna para a Ífrica para se juntar á resistência alemã e ajudar a criar a Operação Valkyrie, um complexo plano que irá permitir a substituição de Hitler no poder assim que ele estiver morto. O destino e as circunstâncias fazem com que Stauffenberg se torne uma peça central na missão. Ele não só tem que liderar o golpe e tomar o controle do governo de seu país, como fica encarregado de matar Hitler com as próprias mãos. Além de Cruise, no elenco, Terence Stamp, Kenneth Branagh e Tom Wilkinson (indicado ao Oscar neste ano por Conduta de Risco).

valkyrie.JPG

Blindness

Fernando Meirelles adapta o famoso livro de José Saramago. A trama para quem como eu não leu o livro: uma cegueira epidêmica afeta os habitantes de uma cidade contemporânea e sem nome, levando a sociedade á beira do colapso. Com Juliane Moore, Mark Ruffalo, Gael García Bernal, Danny Glover e Alice Braga.

Austrália

O novo épico de Baz Luhrmann (Moulin Rouge) faz homenagem a seu próprio país e conta com elenco nativo da ilha para isto. No norte da Austrália, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, uma aristocrata inglesa (Nicole Kidman) herda um rancho do tamanho de uma cidade. Quando barões ameaçam tomar suas terras, ela se junta a um bruto vaqueiro (Hugh Jackman) para guiar as mais de duas mil cabeças de gado de sua criação através do país. A jornada os leva a Darwin, local prestes a ser bombardeado pelos japoneses. Está sendo comparado a um E O vento Levou… australiano, no entanto, pode virar um fracasso retumbante devido ao alto orçamento.

australia.JPG

The Reader

Afastado da telona desde As Horas, Stephen Daldry sempre garante presença na noite do Oscar. Seu filme anterior, Billy Eliott, também esteve presente. Na trama, um homem relata o seu relacionamento com uma mulher mais velha durante a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha. É um drama romântico com Kate Winslet (de novo) e Ralph Fiennes como protagonistas.

Além destes filmes acima citados, importantes diretores, sempre lembrados nas premiações, lançam seus filmes neste ano: Pedro Almodovar (Los Abrazos Rotos), Joe Wright (Soloist), Jose Padilha (Tropa de Elite), Mike Leigh (Happy-Go-Lucky), entre outros.

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • carlos

    na minha lista australia leva os premios de

    melhor filme
    melhor diretor
    melhor atriz nicole kidman
    melhor ator coadjuvante hugh jackman
    melhor roteiro adaptado
    melhor fotografia (quer alias a mulher quer fica encarregada da parte de fotografia do filme e a mulher de baz

    melhor ediçao de som
    e direçao de arte

    8 oscar ao total
    2 a menos do quer ofilme e o vento levou

busca

confira

quem?

baconfrito