E o dubstep domina o mundo

Música terça-feira, 21 de agosto de 2012

Se você é hipster antenado nas novidades do mundo da música, já deve ter ouvido os noobs xingando muito no tuinter e fazendo muito mimimi falar de dubstep. Mas o que porra é dubstep?

Segundo a Wikipédia, dubstep é um gênero de música eletrônica surgido no sul de Londres, Inglaterra, no início da década de 2000 e se caracteriza por ser uma música instrumental eletrônica com influências das texturas e ritmos digitais do dub dos anos 1980 e do ritmo urbano 2-step, se diferenciando do grime, bassline e grindie por geralmente não apresentar vocais ou rap. Entendeu?

Então vou explicar melhor: Dubstep é uma batida eletrônica com forte influência do dub e geralmente esquizofrênica e psicodélica, se parecendo mais com um ranger de metais ou simplesmente um discussão entre robôs. O maior expoente do gênero era o dj Skrillex, que vinha bombando com o estilo desde 2010 e e enchendo o cu de dinheiro ganhando até U$100.000 por “apresentação”. O famoso (Ou nem tanto) Skrillex não criou o dubstep, como muita gente (Que acha que manja) anda falando por aí, mas ele é o maior responsável pela popularização do gênero, que nasceu bem diferente do dubstep porra louca feito pelo Skrillex. Depois da popularização, vem sempre o desastre. Não bastando os djs mundo afora descobrirem que podiam ganhar muita grana apenas apertando PLAY e STOP em seus macbooks, a porra ficou bem séria. De repente, tá rolando uma espécie de mudança profunda em todos os estilos musicais, como se todo mundo tivesse resolvido entrar nessa onda também. Já pensou se todas as bandas do mundo resolvessem que iam tocar com influencias de sertanejo universitário a partir de agora? Pois é mais ou menos isso o que está acontecendo agora com o tal do dubstep…

É isso mesmo que vocês viram agora. Até ele está nessa! A nova música do novo disco do Justin Bieber, As Long As You Love Me. E o que foi isso? Dubstep? Parece que sim. Mas vamos ver mais…

Pois é, o Muse, famoso por emular o estilo opera rock do finado Queen, caiu nessa onda! Os integrantes da banda negam, mas a musica é dubstep puro! Mas aonde isso vai parar? Será que toda banda/grupo/artista musical vai mesmo querer se adaptar ao estilo do dubstep? A primeira vez que eu vi uma banda fazer isso foi o Korn. Eles gravaram a música Get Up (Que por sinal conta com a participação do Skrillex), um single do cd Path of Totality. Pra vocês sentirem a diferença, vejam o Korn antes do dubstep:

E depois:

Agora imaginem a rage dos fãs. Tá, é legal, é diferente, até se adaptou ao estilo da banda. Mas o problema é ver bandas se adaptando a isso. E no fim, não tem nada demais, não acrescenta nada ao som de ninguém. Nada contra o estilo, o próprio Skrillex, quando se juntou a um dos filhos do Bob Marley, o talentoso Damian Marley, fez a excelente faixa Make It Bun Dem, que ficou muito foda, até por ser dubstep aonde cabe muito bem, pois o estilo nasceu do reggae e dele pode muito bem voltar a beber, já que foi a sua fonte.

Mas quando vemos Justin Bieber e uma banda como Muse tentando compor algo focados num estilo apenas por ele ser moda, a coisa degringola. Tudo bem, o garoto é um mero fantoche da mídia e isso é até mais fácil de ser compreendido. Mas de qualquer jeito, se torna impressionante. Se as coisas parassem por aí, eu até ficaria tranquilo e nem estaria fazendo agora esse post. Mas depois de ver e ouvir as inumeras versões de dubstep que os fãs andam fazendo por aí, ver que isso não é mais necessário e os próprios artistas estão se dubstepzando acaba estragando tudo. É o fim do mundo?

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • ClaytonSlayer

    Na década de 90 algo parecido (mas sem tais proporções) aconteceu com o “industrial”, estilo cujo maior expoente era o Ministry. Pelo menos no metal da época houve uma contaminação “level: ebola”. Vários discos de veteranos influenciados pelo som pesado e repetitivo, e novas bandas surgiram tocando só aquilo. Depois a moda passou, quase não se ouve mais falar (em comparação com o que foi), e ninguém morreu por isso. Provável fim do dubstep.

  • ai nmrl.. huashusauhsuhasuh vai se fuder maluco, eu curto dubstep , mas se geral gosta pq é bom ue , vc sabe pq o skrillex faz hits com bandas de rock boa?! (justin bieber é ruim mais n foi cm o skrillex) na adolecencia o skrillex era cantor de rock , so que ele desistiu e tentou criar uma musica que transmitisse a msm sensaçao . dai saiu o dubstep(que n é o verdadeiro dubstep, mais como ele é reconhecido) sahuashusauhhusa , a diferença é instrumental pra digital!

  • Se geral gosta é porque é bom? Então vai comer merda, cara. Bilhões de moscas comem.

  • HUURRR DUURRR DABSTEP!

  • Guest

    Como tá escrito lá em cima, não foi nem de longe o Skrilex quem inventou essa modinha, campeão.

busca

confira

quem?

baconfrito