Destaques da Semana em DVD (23/03 à 03/04)

Cinema sexta-feira, 03 de abril de 2009

Queime Depois de Ler: os irmãos Coen provam sua versatilidade aliada ao talento como roteiristas num ano onde ganharam o Oscar pelo violento e sisudo Onde os Fracos Não Tem Vez e, meses depois, lançam esta comédia americana paranóica calçada num excelente elenco (George Clooney, Brad Pitt, John Malkovich, Frances Mc Dormand, entre outros). Na trama, ao ser demitido por alcoolismo, o veterano da CIA Osborne Cox decide escrever um livro revelando segredos do governo. Ao saber disso, sua mulher Katie rouba os arquivos para usar contra ele no processo de divórcio. Acidentalmente, o material cai nas mãos de dois funcionários de uma academia nos subúrbios de Washington, Linda e Chad. Visando arranjar dinheiro para pagar as cirurgias plásticas que Linda sonha em fazer, eles chantageiam Cox. Para resolver o caso, é contratado o agente Harry Pfarrer, que coincidentemente é amante de Katie e mantém uma relação virtual com Linda. Confira a resenha AQUI.

Rede de Mentiras: não achei tudo isso essa nova aventura de ação de Ridley Scott, mesmo contando com os talentosos DiCaprio e Crowe no elenco, parece que faltou ousadia ao roteiro (principalmente, em função da temática) de William Monahan (recém oscarizado por Os Infiltrados), ficou um filme somente ok. Na trama, Roger Ferris é um espião disfarçado da CIA trabalhando no Oriente Médio à caça de terroristas, quando descobre preciosas informações sobre uma das principais mentes do terror, Al-Saleem. A partir daí, uma perigosa operação de infiltração na rede será realizada, colocando a vida de Ferris e outros em constante perigo.

007 – Quantum of Solace: mais nova aventura de James Bond, agora num roteiro que retoma a trama do anterior, Cassino Royale, novamente defendido por Daniel Craig. Estreando atrás das câmeras na cinessérie, e também no gênero, o eclético diretor Marc Foster (Em Busca da Terra do Nunca, A Passagem, A Última Ceia, O Caçador de Pipas). Na trama, traído por Vesper, a mulher que amou, 007 luta contra o impulso de tornar pessoal sua última missão. Em sua determinação de descobrir a verdade, Bond e M interrogam Mr. White, que revela que a organização que chantageou Vesper é muito mais complexa e perigosa do que seria possível imaginar. Informações forenses vinculam um traidor do Mi6 a uma conta bancária no Haiti, onde um erro de identidade apresenta a Bond a bela e agressiva Camille, uma mulher que já possui sua vendeta particular. Camille leva Bond diretamente a Dominic Greene, um empresário cruel e importante peça da misteriosa organização. Confira a resenha AQUI.

Carga Explosiva 3: Jason Stathan, atual Rei da Ação, retoma seu personagem Frank Martin, nesta cinessérie criada por Luc Besson. Na trama, que sinceramente é o que menos importa, Frank Martin é obrigado a transportar de Marselha até Odessa, no Mar Negro, Valentina, a filha seqüestrada de Leonid Vasilev, chefe da Agência de Proteção Ambiental da Ucrânia. No longo caminho, com a ajuda do Inspetor Tarconi, Frank tem de lidar com as pessoas que o forçaram a fazer esse trabalho, como os agentes enviados por Vasilev para o interceptar e a total não cooperação de Valentina. Apesar da sua personalidade cínica, seu constante sarcasmo, e sua vontade de resistir a Frank, eles se apaixonam, enquanto tentam fugir de situações bizarras, perigosas e fatais. Confira a resenha AQUI.

Gomorra: um dos favoritos na corrida do Oscar de filme estrangeiro, no entanto, o representanto italiano ficou de fora dos finalistas. Na trama, poder, dinheiro e sangue: esses são os “valores” que os residentes das províncias de Nápoles e Caserta têm de enfrentar todos os dias. Eles raramente têm alguma chance e praticamente são obrigados a obedecer as regras do sistema – chamado Camorra. Apenas alguns poucos podem pensar em ter uma vida normal. Neste cenário são desenvolvidas cinco histórias de pessoas que vivem num mundo aparentemente imaginário, mas profundamente afogado na realidade.

Choke – No Sufoco: inédito nos cinemas, o grande atrativo deste filme é sua origem literária, escrito por Chuck Palahniuk, mesmo autor de Clube da Luta, no elenco Sam Rockwell e Angelica Huston. Na trama, Victor Mancini é um viciado em sexo que trabalha num museu encenando eventos históricos. Para pagar a clínica em que sua mãe está internada, à noite ele vai a restaurantes chiques e finge engasgar com a comida, dando um jeito de conseguir dinheiro de quem lhe presta socorro. Um dia, num momento de lucidez, sua mãe revela que escondeu propositadamente a identidade de seu pai ilustre. Victor terá então que contar com a ajuda do amigo Denny, um masturbador crônico, para descobrir toda a verdade antes que ela se perca para sempre.

A Guerra dos Rocha: dirigido por Jorge Fernando, parece mais uma homenagem as comédia escrachadas de antigamente, a começar pela matriarca da família interpretada por Ary Fontoura (?). O filme é sobre uma simpática e desastrada velhinha, Dina Rocha, e seus quatro filhos adultos – Marcos Vinicius, César e Marcelo – que vivem em pé de guerra sobre quem deve ficar com a mãe. Durante uma das muitas batalhas familiares, Dona Dina some e quando os filhos percebem a ausência da mãe, parece que já é tarde demais. No IML, os filhos recebem a trágica notícia de que dera a entrada uma velhinha atropelada por um ônibus cuja descrição é igual as de sua mãe. Enquanto os irmãos preparam o velório, eles mal poderiam imaginar que na verdade a mãe fora seqüestrada por dois desastrados e divertidos ladrões na casa ao lado junto com sua amiga Nonô… Confira a resenha AQUI.

No Limite: legítimo filme americano, produzido em massa, é uma biografia de um esportista (sempre edificante), que até chegou a ser citada nas premiações no final do ano, mas, obviamente, não teve fôlego para tanto. A direção é do, normalmente, diretor (de suspenses) Gary Fleder (O Júri e Refém do Silêncio) e no elenco temos Dennis Quaid e Rob Brown. Na trama, a trajetória do jovem atleta Ernie Davis, o primeiro negro norte-americano a vencer o Prêmio Heisman e mesmo assim impedido de disputar a liga profissional. Ele superou os mais terríveis obstáculos, econômicos e raciais, para se tornar um dos mais rápidos e habilidosos “running back” do time Syracuse Orangemen. Sob a orientação do técnico linha dura Ben Schwatzwalter, um pai de família obcecado pelo Título Nacional, Ernie se transforma numa verdadeira lenda do esporte universitário.

Madagascar 2: continuação de bastante sucesso de bilheteria, assim como no primeiro filme, no entanto, não me agradou muito, obviamente, não sou o público alvo. No entanto, me parece estranho quando os coadjuvantes são os melhores personagens, claro que me refiro aos pinguins e ao rei Julien (na brilhante interpretação de Sacha Baron Cohen), e os protagonistas estão tão dispersos em cena. Na trama, os animais do zôo de Nova York, ainda em Madagascar, começam a deixar a ilha. Depois de todos os acontecimentos, eles pousam em um lugar selvagem da África. Lá, Alex logo encontra o restante de sua família e começa a ter problemas de comunicação com eles após tanto tempo no zoológico.

Orquestra dos Meninos: filme nacional que passou rapidamente nos cinemas, como a suprema maioria dos filmes nacionais, tem a oportunidade de ser descoberto agora em DVD, no elenco Murilo Rosa e Priscila Fantin. Na trama, Janeiro de 1995. Um jovem músico de 13 anos, integrante da Orquestra Sinfônica do Agreste da pequena cidade de São Caetano, a 150 km de Recife, é sequestrado. Os policiais acreditam que o responsável é o criador da orquestra, o maestro Mozart Vieira. Com a acusação, o trabalho realizado até então com a comunidade carente da cidade corre o risco de desaparecer.

Leia mais em: , , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito