Destaques da Semana em DVD (12 à 16/01)

Cinema sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

 Linha de Passe: Filme nacional mais elogiado do ano, dirigido pelo excepcional Walter Salles e Daniela Thomas. Óbvio que não passou nem perto dos cinemas que eu frequento. Na trama passada em São Paulo, Reginaldo é um jovem que procura seu pai obsessivamente. Dario sonha em se tornar jogador de futebol mas, aos 18 anos, vê a idéia cada vez mais distante. Dinho dedica-se à religião. Dênis enfrenta dificuldades em se manter, sendo também pai involuntário de um menino. Os quatro são irmãos, tendo sido criados por Cleuza, sua mãe, que trabalha como empregada doméstica e está mais uma vez grávida, de  um desconhecido. Eles precisam lidar com as transformações religiosas pelas quais o Brasil passa, assim como a inserção no meio do futebol e a ausência de uma figura paterna.

A Casa da Mãe Joana: Inspirado numa experiência real – na juventude, o diretor Hugo Carvana morou com três amigos num apartamento no bairro carioca do Leblon. O filme imagina como essa turma estaria nos dias de hoje caso tivessem envelhecido e permanecido sob as mesmas condições de vida do passado.  Na trama, quatro amigos que só pensam em curtir a vida, com grandes farras, lindas mulheres e bebidas. Mas um belo dia, eles são surpreendidos com uma notícia nada agradável, uma ação de despejo. Sem nenhuma solução imediata a turma é obrigada a pensar naquilo que mais abominam: trabalhar! A confusão está formada quando cada um busca um meio fácil de conseguir dinheiro, com o mínimo de esforço. Os dias se passam as confusões hilárias aumentam e o dinheiro não aparece…será que a situação vai piorar?

Os Desafinados: Cinco amigos que formam a banda Rio Bossa Cinco e buscam o sucesso, alimentando o sonho de tocar no Carnegie Hall, a célebre sala de concertos de Nova York que detonou o sucesso internacional de Tom Jobim e da Bossa Nova. Assim, desembarcam em Manhattan e lá encontram uma musa (Cláudia Abreu), filha de brasileira com americano, que voltará com eles ao Brasil ditatorial. Além de tocar flauta e clarineta, ela vai se tornar a chave para o florescimento pessoal dos rapazes. Dirigido por Walter Lima Jr., acabou não tendo o resultado esperado de bilheteria, era uma das apostas para o cinema nacional em 2008. No elenco: Rodrigo Santoro, Selton Mello, Ângelo Paes Leme, Jair de Oliveira, e Alessandra Negrini.

Na Mira do Chefe: Filme inglês bastante elogiado em sua estréia e que acabou ganhando alguns prêmios ao final da temporada 2008, inclusive, Colin Farrel levou o prêmio de ator coadjuvante em Comédia/Musical no recente Globo de Ouro. Na trama, os matadores de aluguel Ray e Ken acabam de realizar um “trabalho” em que tudo deu errado. Para esfriarem a cabeça, seu chefe Harry os envia para Bruges, na Bélgica. Enquanto aguardam o telefonema chamando-os de volta, eles se misturam aos milhares de turistas na cidade medieval e vivem experiências inusitadas. Entram em brigas, saem com prostitutas holandesas, conhecem um anão americano que está rodando um filme, e Ray chega até a se envolver com uma mulher. Mas quando o chefe finalmente liga, o que parecia uma viagem de férias se transforma numa corrida de vida ou morte. Confira a resenha AQUI.

A Questão Humana: O filme dirigido por Nicolas Klotz toca profundamente em questões relacionadas ao ambiente corporativo e como a frieza nos negócios acaba prejudicando as relações sociais. Simon (Mathieu Amalric, do recente O Escafandro e a Borboleta) trabalha como psicólogo no departamento de recursos humanos da filial francesa de uma corporação petroquímica de origem alemã. Quando o vice-presidente lhe pede que investigue a vida do presidente, suspeito de insanidade mental, a percepção de Simon torna-se caótica. O passado volta à tona durante o inquérito, revelando ligações indeléveis da empresa com o regime nazista. Confira a resenha AQUI.

Perigo em Bangkok: O que falar de Nicolas Cage nestes últimos anos? A coisa chega a ser constrangedora; que um ganhador do Oscar, um ator bom, perdido em filmes de ação de segunda categoria, se não em coisas piores (como esquecer O Sacrifício). Na trama, Joe é um matador sem remorsos que está em Bangkok para executar quatro inimigos de um brutal criminoso chamado Surat. Para ajudá-lo, Joe contrata Kong, um ladrão de rua, para enviar mensagens para ele com a intenção de cobrir seus passos. A intenção, é claro, seria matá-lo ao fim do serviço. Estranhamente, no entanto, Joe, solitário por natureza, se pega na posição de mentor do garoto, enquanto emenda um romance com uma garota local. Enquanto se apaixona pela beleza quase tóxica de Bangkok, ele começa a questionar sua existência e baixa a guarda… justamente quando Surat decide que é hora de fazer uma limpeza geral. Os irmãos tailandeses Oxide e Danny Pang dirigem este remake de Bangkok Dangerous (1999), originalmente assinado pela própria dupla. Confira a resenha AQUI.

 Uma Viagem Muito Louca: Continuação da divertida comédia non-sense, para se divertir mesmo, Madrugada Muito Louca. Na trama, Harold Lee (John Cho) e Kumar Patel (Kal Penn, atualmente na série House) vão parar na mira das autoridades ao tentar embarcar num vôo para Amsterdam com um “bomba” de maconha. Dentro do avião são confundidos com terroristas e, após passarem por uma série de interrogatórios, vão parar na famigerada prisão de Guantânamo, Cuba. Desesperados, terão que encarar os mais diversos problemas para finalmente conseguirem chegar até Amsterdam, onde Harold espera encontrar sua amada Maria.

Leia mais em: , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito