A semana de um gamer ocupado [3]

Nerd-O-Matic quinta-feira, 12 de junho de 2008

Cês são um bando de frango que joga pouco. Então vou continuar contando pra vocês o que estou jogando, pois preciso desovar essas experiências gamísticas a fim de poder abandonar os jogos em questão e partir para outros novos.

“Novos” em termos, claro. Aliás, ótima deixa para eu começar com:

The Firemen (Super Nintendo)

Pois é, já me diverti o suficiente com o Super Metroid e tava pensando em largar do emulador de novo. Aí né, eu tava assistindo um canal aí de tv a cabo e começou a passar “Cortina de Fogo” (Backdraft), um filme de 1991. Não sei se vocês conhecem, mas é aquele tipo de filme que sempre que passa eu assisto. A história é do caralho, embora não interesse aqui. O que interessa é que tem Robert de Niro, Kurt Russel, e é um filme de BOMBEIROS, cara.

Meu, quando eu era pequeno eu tacava fogo em coisas só pra apagar o fogo mijando nelas depois. Eu tenho certeza que eu tenho um desejo frustrado de ser bombeiro. Aí o filme terminou e eu fiquei pensando “porra, seria um tesão jogar um jogo de bombeiro agora; por que esse tipo de merda não existe?”

OLOLCO, não existe jogo de bombeiro e nem jogo de sonda anal.

Aliás… mangueira… sonda anal… estão sentindo um padrão aqui? Acho que gosto de enfiar coisas compridas nos outros. Coisas invasoras, coisas que esguicham. Como eu sou agressor. Se um dia me pagarem cerveja no bar tentem não me irritar, ok?

Mas ok, fui pesquisar pra ver se existia algum jogo de pegar na mangueira e sair esguichando. Foi assim que achei essa pérola vídeo-gamística chamada “The Firemen”, um jogo de 1994 para o Super Nintendo. Eu nunca tinha ouvido falar desse jogo na minha época de jogador do Super NES, o que me faz pensar que ele nunca fez muito sucesso. Esquisito, pois o jogo é bom. Acho que o jogo virou meio “cult”, pois hoje em dia é relativamente fácil achar a ROM pra download.

Legal o jogo cara. Bem legal. Ele quebra um pouco a narrativa-padrão dos jogos do Super NES que faziam sucesso na época e até que é bem inovador. O objetivo do jogo inteiro é chegar no topo do prédio da Metrotech, para acessar o reservatório de água e acabar com o incêndio que acometeu o edifício. Assim, você vai passando por todos os andares, enfrentando um tipo de problema diferente em cada um. E o tempo todo tu vai apagar fogo com sua mangueira, claro. Não tem menus ou pausa entre as fases, e o lance todo se torna uma experiência contínua, sem muita interrupção, quase como um filme. Se fosse feito com a capacidade dos consoles atuais, imagino que a experiência ficaria bem interessante, quase como os survival-horror que temos hoje em dia.

E durante o jogo todo é você com uma mangueira e o seu companheiro com um machado, controlado pelo computador. E, que surpresa, é um dos personagens controlados pelo computador mais eficientes que eu já vi no Super NES. Ele realmente te ajuda, e você não precisa dar nenhum tipo de comando pra ele. Espetacular, considerando a extensão do jogo e a limitação de ações que você tem.

Recomendo que você dê uma olhada, se não conhece. O jogo vai ficando difícil conforme você sobe os andares. Mas é uma experiência única mesmo assim. Não lembro de nenhum jogo similar desde então.

Echochrome (Playstation Portable)

Taí um jogo que não disseram que sairia do Japão, mas acabou aparecendo em inglês. Estou jogando desde que peguei a versão japonesa do jogo e ele é… interessante.

O objetivo é simplesmente levar o seu personagem do ponto A até o ponto B do cenário, e pra isso você precisa manipular o ambiente. Na verdade você apenas gira o cenário onde o personagem está, em todas as direções possíveis, a fim de descobrir e criar novos caminhos até o ponto de chegada estabelecido.

Esse jogo me lembra dois jogos bem distintos: Crush (PSP) e Super Paper Mario (Wii). A premissa de mover tridimensionalmente o cenário para resolver problemas é pouco explorada nos jogos em geral, extremamente lineares no que oferecem aos jogadores. Echochrome é muito econômico em termos de gráficos, e todo o esforço foi colocado mesmo na jogabilidade e no lance de FODER SUA CABEÇA pra fazer você encontrar a solução de cada cenário.

Puzzlezinho interessante para o PSP, e bem diferente do que estamos acostumados a ver. Se torna frustrante com o tempo, então eu não consigo jogar por horas seguidas. Ele fala um pouco sobre como sua mente funciona, e sobre o fato de que ás vezes não adianta ficar insistindo por muito tempo em um problema que você não consegue resolver; a melhor coisa a fazer é largar o console e voltar ao jogo depois. Certamente um jogo que apela mais para jogadores maduros.

Front Mission 4 (Playstation 2)

Orra véi que saco, QUE SACO que foi pra achar esse jogo. Cês não sabem, mas eu sou totalmente fissurado em Front Mission; só perde pra fissura em Final Fantasy Tactics mesmo.

Mas então, a versão em inglês foi lançada em 2004 e desde então eu tô atrás desse jogo. Peguei faz uns dias, finalmente, e me enterrei nele desde então. Esse tipo de jogo tático/estratégico acaba comigo.

As críticas ao jogo não foram tão boas, mas gamer na fissura não liga pra essas coisas, cês sabem do que tô falando. É alucinante poder jogar mais uma vez Front Mission, porque eu não jogava desde o último que saiu pro Playstation 1. As batalhas continuam enormes, durando turnos e mais turnos, exatamente como um jogo de mechs deve ser. Nada se compara com você ir destruindo os mechs inimigos aos poucos, torcendo pro próximo tiro pegar direto no braço do inimigo que segura a arma. Aí o puto fica sem armas e começa a FUGIR FEITO UMA GALINHA pelo cenário. E daí, a grande satisfação de EXPLODIR o puto enquanto ele tenta fugir. Alegria é isso aí. Momentos mágicos do vídeo-game.

Fora as batalhas, o que continua emocionante é fazer a customização dos mechs da sua equipe. Porra, milhares de armas e peças diferentes pra ficar combinando e fazendo funcionar. Junte isso com o monte de habilidades específicas que cada piloto pode comprar e taí a receita pra ficar horas só mexendo nos menus do jogo, personalizando o seu mech pra ele ter uma vantagem de, sei lá, 20 hp em relação ao inimigo. E o pior é que 20 malditos fucking hps fazem a diferença nesse jogo. Incontáveis vezes você fica com… 2 hp no seu braço que segura o escudo. Aí cê toma um tiro de shotgun que deveria te botar no chão, mas o escudo absorveu os tiros. Aí você teve exatamente o UM TURNO que precisava para estourar o inimigo com o teu piledriver. Alegria. Momentos ansiosos do vídeo-game.

Doente, esse jogo é pra nego doente. É o mesmo tipo de doente que curte Final Fantasy Tactics. Não é á toa que os dois são crias da Square. Ah, tem a história. Aquele popular e conhecido enredo de confronto entre nações, conflitos políticos internacionais e tals, tudo sempre ambientado em um futuro próximo. A história é interessante nessa quarta versão, mas confesso que só o lance dos mechs, das armas e do combate estratégico por turnos já me faz perder todas as horas possíveis de se perder num jogo. Alegria. Momentos… obsessivos do vídeo-game.

Queria jogar o Front Mission 5. Mas só tem em japonês. Bando de puto.

Ok, isso encerra o que estou jogando ultimamente. Na próxima semana retomaremos temas irreverentes ligados á experiência de um jogador hardcore: EU. Noobs.

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Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Um jogo de bombeiros me soa realmente estranho… Mas vou procurar, algum dia quando eu estiver totalmente sem nada para fazer, vou tentar.

    Nunca consegui jogar um Front Mission, mas essa é uma série pela qual me interesso bastante.

    E puzzles sempre são legais! Okay, quase sempre.

    o/

  • Feanor

    Quando tinha meu dreamcast, eu possuia um emulador com milhares de jogos de SNES, mo qual fireman estava =P, salvei ele muito bom mesmo. Se você quer alguns jogos legais de SNES, procura a saga SIM … SIM ant, SIM earth, SIN city são todo muito bons.

    Front Mission é oque há, muito fodha! Um de estrateegia que eu jogo atualmente é o Nobunagas Ambidition, muito bom tambem.

    Boa Jogatina aeowls

  • tchunako

    ae foi dan e não debborahgabbrielah

    Front Mission ein…explodir?Um turno?Momentos ansiosos? por um momento eu pensei que vc estivesse falando de Dragon Quarter (Breath of Fire 5) onde sair vivo em cada batalha e a maior vitoria

    Nem no começo do jogo ele ta da uma brexinha. Primera missão vc tem que ir de A a B mas no caminho você encontra muito bixo (não e aleatorio) e grande maioria ou e forte ou vem em bandos de 4-5 estratégia e crucial para sua sobrevivência

    recomendo esse jogo para masoquistas eu ainda não salvei

    Echochrome tah ai um jogo que eu queria dar uma testada

    E exite um Arcade (estilo Time Crisis) de Bombeiro e aposto que o nome e Fireman alguma coisa

  • tchunako

    Dan 2×0 debborahgabbrielah

    e eu errei o nome e Brave Firefighters arcade

    usado em treinamento para bombeiros

    google images confirma

  • atillah

    HAHAHAHHA belo achado tchunako. Eu queria jogar essa parada, olha só:

    http://www.klov.com/images/11/118124206512.jpg

  • Nico

    “Mas ok, fui pesquisar pra ver se existia algum jogo de pegar na mangueira e sair esguichando.”
    Na ETEP tinha campeonato de tiro ao alvo no último reservado. Galera pioneira…

    “Na verdade você apenas gira o cenário onde o personagem está, em todas as direções possíveis, a fim de descobrir e criar novos caminhos até o ponto de chegada estabelecido.”
    Tem um jogo chamado FEZ que eu não faço idéia se já saiu pra alguma coisa mas que explora isso de maneira menos cerebral e mais ágil, bem interessante, estou perdendo semanas programando um jogo só ligeiramente parecido…

  • tchunako

    estou começando a sentir saudades de digitar debborahgabbrielah

    Hey Atilah você joga os jogos do SNES num Super Nintendo,Emulador ou no PS2?

    Nico@
    Lol me fala que isso e uma SD

  • Nico

    tchunako, SD? mashein?

  • atillah

    @ tchunako

    Jogo no emulador cara. Muito embaçado pra achar fitinha de SNES em bom estado hoje em dia. Sem falar que emulador salva em qualquer parte do jogo, o que é uma mão na roda.

  • Olaf

    @ Atillah
    Achar fita de SNES é facil, é só ter dinheiro pra comprar e pequisar no mercado livre.
    Salvar em qualquer lugar é e não é uma mão na roda… pensa bem é coisa de noob, pra mim é igual game shark (não sei escrever isso) ou coisa do tipo… é quase jogar no easy.

  • bel

    “Aliás… mangueira… sonda anal… estão sentindo um padrão aqui? Acho que gosto de enfiar coisas compridas nos outros. Coisas invasoras, coisas que esguicham. Como eu sou agressor. Se um dia me pagarem cerveja no bar tentem não me irritar, ok?”

    too much information.
    fora esse ataque nonsense, adorei o texto. reconheço minha noobice perante sua sabedoria gamística.

    e fiquei com vontade de jogar esse front mission. o echochrome também parece legal, mas também parece o tipo de jogo que me faria jogar o psp na parede ;T

  • Cara, onde se arruma tanto tempo pra jogar?

  • atillah

    @ Olaf

    Save a qualquer hora não é coisa de noob não cara; é coisa de quem tem pouco tempo pra jogar. ás vezes eu preciso largar o jogo no meio e sair pra fazer outra coisa, e o save instantâneo permite isso. Caso contrário eu nem começaria a jogar, já que não saberia se conseguiria jogar até o próximo save.

    @ tchulanguero

    Você tem que priorizar o que é importante na vida. No meu caso é: mulher, cerveja e vídeo-game. Por exemplo, você diria que você NÃO TEM TEMPO pra pegar mulher? Ou NÃO TEM TEMPO pra ir pro bar entornar com os colegas? Então…

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