Transmetropolitan – A Nova Escória

HQs terça-feira, 07 de agosto de 2007

Bogart é TANGA!Certo, suponho que Transmetropolitan não seja completamente desconhecido por aqui. A HQ foi lançada aqui no brasil pela Brainstore, faz algum tempo, mas os caras pararam de lançar a revista durante o arco “O Ano do Bastardo”, lá pela décima nona revistinha. Para quem conhece e já leu, recomendo que leiam mais uma vez. Para quem já ouviu falar e não leu, recomendo que leia e pra quem nem ouviu falar, eis aí sua chance pra largar de ser TANGA.

A HQ lançada pela Vertigo (o mesmo selo da DC que lançou Sandman), que tem um clima completamente cyberpunk numa atmosfera futurista, tem tudo o que precisa pra fritar seu cérebro enquanto você lê: Polêmicas políticas, religiosas, sociais… enfim, todo o podre da humanidade, e o mais puro ódio urbano em quadrinhos.

O mais interessante nesse maravilhoso trabalho de Warren Ellis é que, por mais que se aponte a toda hora que o trabalho é de ficção extrema, é possível notar claramente que a revista é extremamente realista. A coisa toda funciona como uma ótima ironização da cidade grande nos tempos atuais, sendo mostrado tudo o que acontece hoje em dia, mas de um modo mais alegórico e exagerado: Como a mídia cria e destrói rápido as “tribos” da cidade; religiões que surgem como Frankenstein, a partir de pedaços retalhados de outras religiões/ideologias/o que quer que seja; a polícia sendo usada como a mão pesada de ferro de políticos corruptos; a noção de como o ser humano lucra vendendo meios para outros seres humanos se auto-destruírem(aliás, a idéia da ebola cola foi simplesmente fantástica); entre diversas outras coisas.

Bogart é TANGA!

A HQ gira em torno de Spider Jerusalem, um colunista do jornal The World que largou o jornalismo para viver o maior tempo possível nas montanhas, longe da civilização. Quando as contas começam a apertar e uma editora a cobrar o livro que ele se propôs a lançar, Spider se vê obrigado a voltar á cidade atrás de dinheiro, usando de todo o seu ódio doentio para escrever sua coluna semanal.

Recomendo que, ao ler a HQ, o leitor preste bastante atenção em cada detalhe dos quadros, pois várias sátiras maravilhosas ao mundo atual podem ser vistas no canto mais escondido de um quadro sem importância.

Enfim, o negócio é torcer pra que algum dia alguém resolva lançar o resto das sessenta edições da revista aqui no Brasil, porque Transmet sem dúvida nenhuma deixa qualquer Sandman no chinelo. Espero que a bagaça volte a ser exibida por aqui logo, porque, rapaz, PENSE numa HQ do caráio!

ORRÔ!

Leia mais em:

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Sandmanaddicted

    RESPEITE.

    Sandman é insuperável, essa hqzinha de SEGUNDA nunca vai chegar aos pés de sandman seu colunista de TERCEIRA que posta num site de QUARTA, com um dono que usa um oculoszinho de QUINTA.

    E digo mais, de QUINTA.

  • Friederichs

    UHAUHAUHAUH cara, eu li Sandman, e não acho q seja assim tão simples deixa-lo no chinelo, mas lerei sim.

  • Capitão Piratão

    AHEhaeaHHE, pois é, mas isso vai fazer o povo ler o bagulho, pelo menos pra criticar. Propaganda, rapá.

  • atillah

    Não li Transmetropolitan. Mas a obra parece transmitir valores masculinos, ergo, farei o esforço. Sem falar que Alan Moore é sempre Alan Moore.

    Tu pisou na bola ao comparar com Sandman, marujo. Sandman é total mindfuck, e Neil Gaiman é um corsário a ser respeitado. Lave a boca ao falar mal de Sandman.

  • atillah

    Ah, e boa sua review. Precisamos de acesso a mais material desse calibre. A tripulação clama por entretenimento. Ahoy!

  • Joao

    Ei! ACHO SANDMAN MELHOR!!!

  • marcia

    “O mais interessante nesse maravilhoso trabalho de Alan Moore…”
    a história é do Warren Ellis, o desenho do Darick Robertson, onde é que tem trabalho do Alan Moore?

  • Capitão Piratão

    Na minha cabeça. O Spider no começo é desenhado quase como uma homenagem ao Alan Moore. Eu viajei quando tava escrevendo o texto, mesmo. Muito obrigado pela correção, maruja!

  • bd

    treta cyberpunk!

    bd

  • Red

    só vim postar q esse Sandmanaddicted é uma bixa

  • Spider Jerusalem

    Transmetropolitan é do caralho ! Bem melhor que qualquer HQ ou Mangá por aí !

busca

confira

quem?

baconfrito