Top 5 Hanna-Barbera

Televisão quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Por conta de uns pontos que eu tinha por ter estourado feito umas comprinhas no cartão de crédito, resolvi resgatá-los para não perdê-los e deixar o banco de Santo André mais feliz do que já é. Eis que me deparei com três opções: Box com toda temporada de 34 capítulos da Corrida Maluca e trilogias de O Senhor do Anéis e Matrix.

Obviamente que escolhi a primeira opção, e ainda peguei 2 ingressos para o cinema.

Por conta disso, resolvi fazer um top-qualquer-coisa sobre a Hanna-Barbera. Como o universo de animações desse estúdio é gigante, decidi fazer um Top 5 de desenho que vêm à minha cabeça da Hanna-Barbera.

Original, não? Seguem aí:

5) Scooby-Doo

Imagine ver um desenho com uma equipe de detetives com aquela que seria uma das fórmulas de bolo do estúdio: O bonitão sabichão, a nerd inteligente, a gostosinha que se mete em perigo, o medroso maconheiro comilão e o animal falante.

E foi assim que Fred, Velma, Daphne, Salsicha e Scooby entraram para a história das animações, investigando supostas atividades sobrenaturais, que na maioria das vezes eram farsas, descobertas sem querer por Salsicha e Scooby. Foram mais de 350 episódios ao ar, e continua até hoje, ou seja, não poderia ser ruim.

4) Tom & Jerry

O eterno embate entre seres totalmente diferentes entre si, com alguns momentos de união para enfrentar um inimigo comum, representado pelo gato meio burro, Tom, e pelo rato (Ou era rata?) esperto e inteligente, Jerry.

Um desenho que influenciou a criação de Comichão e Coçadinha, um desenho, dentro de outro – Os Simpsons, maior animação de todos os tempos da TV mundial – merece ser citado.

3) Corrida Maluca

Pegue todo o segundo escalão das criações da dupla Joseph-William e coloque cada um num veículo mais amalucado possível e que tenha a ver com a personalidade de cada um e, voilá, temos um dos desenhos mais legais sobre corridas de todos os tempos.

2) Os Jetsons

Não sei se Os Jetsons mereciam entrar nessa lista, já que dizem que são “cópias” do próximo desenho da lista. Mas, se reparar bem, Os Jetsons, apesar da semelhança, tinha muita coisa original, explorando um roteiro bem interessante sobre o dia a dia de uma família no futuro, que diga-se de passagem, nunca chegou.

1) Os Flintstones

Primeira animação a ser exibida em horário nobre da TV americana, a história do cotidiano dos amigos Fred e Barney e suas famílias foi, durante muito tempo, um dos desenhos com maior tempo em exibição, sucesso absoluto entre 60 e 66 e que alçou os estúdios Hanna-Barbera a um dos maiores de Hollywood.

Interessante notar que, apesar de estar na idade da pedra, os moradores de Bedrock tinha à sua disposição o melhor da tecnologia pré-histórica, com vários eletrodomésticos que, na realidade, eram animais que tinham a ver com tal função, como um mamute servindo de lava-rápido.

Os Flintstones influenciou o modo de fazer desenho, sendo os primeiros a terem meia hora de duração em um episódio contínuo. Talvez, sem Fred, Vilmaaaaa, Barney, Beth e Dino, não tivéssemos Os Simpsons, American Dad, Family Guy e diversos outros desenhos que são exibidos como séries.

Merece a primeira posição.

Provavelmente eu retornarei a esse assunto, já que faltou um monte de animações aí, mas como só queria escolher 5, qual que vocês tirariam e colocariam no lugar?

Castiguem os comentários!

Leia mais em: , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Cara, esses dias tava me lembrando da época em que eu via desenhos no sbt de manhã, e um que era muito foda era o Silverhawks (ou algo assim), só não sei se é da Hanna-Barbera, provavelmente não deve ser, mas era foda.

  • @Ches

    Silverhawks era da Rankin/Bass, a mesma do Thundercats.

busca

confira

quem?

baconfrito