Rio Congelado (Frozen River)

Cinema quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

 Rio Congelado é a história de Ray Eddy (Melissa Leo), uma mãe que vive numa região do interior do estado de Nova York, e que ajuda imigrantes a passarem ilegalmente do Canadá para os Estados Unidos através de uma Reserva Indígena Mohawk. Normalmente, uma mulher tímida e reservada, Ray começa a facilitar a entrada de imigrantes ilegais como única forma de manter sua família unida depois de seu marido ter sumido com o dinheiro da entrada da casa de seus sonhos. Para conseguir o dinheiro a tempo, Ray se une a uma contrabandista Mohawk, Lila Littlewolf, e as duas começam a correr pelo congelado rio St. Lawrence transportando imigrantes ilegais, chineses e paquistaneses no porta malas do Dodge Spirit de Ray. Por um lado, a sociedade de Ray e Lila parece estar condenada ao fracasso já que Lila normalmente não “trabalha com brancos”, mas a ansiedade de Lila para reaver seu bebê que foi “roubado” por sua sogra, faz com que ela e Ray formem uma difícil parceria.

Rio Congelado é um filme estranho, não sei dizer bem o motivo. Só consigo dizer que não é um filme comum, talvez por isso tenha sido indicado ao Oscar. Mas veja bem, não é por que foi indicado que é ruim, já que a Academia tem o costume de ignorar alguns filmes bons, seja lá quais forem os motivos deles.

 Talvez seja porque o pessoal atravessa o rio de carro.

É um filme ambientado longe de cenários clichêzisticos, como megalópoles ou buracos no meio do nada, se desenrolando em uma cidade pequena, como tantas outras que existem no mundo. Ray é a mãe de dois moleques, sendo um pirralho e o outro adolescente. O sonho dela, morando num buraco gélido, era comprar uma casa com isolamento térmico. Mas qual a surpresa dela quando o marido foge com a grana que ia ser usada pra isso?

 “Poe na conta do Abreu.”

Ai, ela chega a brilhante conclusão de que não vai conseguir pagar a casa com seu salário de bosta trabalhadora de mercadinho. O que ela faz? Se alia à uma indígena pra atravessar imigrantes ilegais pelo território da selvagem, mesmo que, inicialmente, a aliança tenha sido meio sem querer. Como dá uma boa grana, as duas continuam nesse esquema, Ray pra pagar a casa, Lila pra poder ficar com seu filho, que foi tomado pela sogra [ô raça!]. Ou seja, duas mães se ferrando por conta dos filhos…

 E o babaca ainda caga usando o maçarico!

Porém, o final é mais surpreendente do que você esperava [Dã!], dando uma reviravolta maneira. Cagada após cagada, elas finalmente terminam o que começaram. Por bem ou por mal.

Rio Congelado

Frozen River (97 minutos – Drama)
Lançamento: EUA, 2008
Direção: Courtney Hunt
Roteiro: Courtney Hunt
Elenco: Melissa Leo, Misty Upham, Michael O’Keefe, Mark Boone Junior, Charlie McDermott, James Reilly, Dylan Carusona, Jay Klaitz, Michael Sky, John Canoe

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito