O Mundo de Beakman

Televisão sexta-feira, 23 de março de 2012

Caso você, assim como eu, tenha dado a sorte de ter uma infância decente, com certeza reconhece que alguns programas de TV formaram seu caráter, e te ensinaram muito mais do que a escola: TV Cruj, TV Globinho, Castelo Rá-Tim-Bum, Senta que lá vem a História e, claro, O Mundo de Beakman.

 Cê tá ficando velho.

Apesar do programa ter começado em 1992, só em 94 que veio para cá, graças à TV Cultura, ficando no ar até 1998, e aqui no Brasil até 2002 (Com várias reprises das quatro temporadas, tendo 91 episódios). Sendo baseado num quadrinho (!), o You Can with Beakman and Jax (De Jok Church), o programa é uma das melhores coisas que você poderia assistir na TV aberta. Aliás, a Cultura sempre teve uma boa programação, mas a falta de incentivo tornou os programas ou muito chatos ou para criança.

Beakman era incrível não pelas experiências, as explicações e toda a ciência, mas sim porque faziam isso de forma simples, fácil e infinitamente mais divertida que qualquer outra aula que você poderia ter. Beakman (Paul Zaloom) e Lester (Mark Ritts) eram como aquele tio abastado da família, mas que eram mais legais que todos os outros tios. Além dos dois, o programa ainda contou com as três assistentes:

Interpretadas por Alanna Ubach, Eliza Schneider (Minha favorita) e Senta Moses, elas eram as responsáveis por ler as cartas, que movimentavam o programa. Esses três (Ou cinco, como quiser) te ensinavam desde termodinâmica até refrigerante, e mesmo que você não ligasse para as explicações científicas, elas FAZIAM SENTIDO, e as presenças ilustres de Thomas Edison, Albert Einstein, Charles Darwin e tantos outros só deixavam a coisa ainda melhor.

 E os pinguins, Don e Leo.

Quadros como a Beakmania e o Desafio de Beakman, as invenções e a interação entre os personagens, criaram um daqueles programas que eram absurdamente legais para as crianças, e tão legais quanto para os pais dessas crianças. Ligue no Discovery Kids hoje e tente assistir por mais de 15 minutos: É praticamente uma tortura. O Mundo de Beakman não era genial por si só, mas pelo conteúdo que passava. Porra, estou assistindo vários vídeos para fazer este post, e é incrível até hoje, mais de DEZ anos depois.

O Mundo de Beakman acabou há muito tempo, e feliz ou infelizmente, as coisas não ficam iguais para sempre. Josie, Liza e Phoebe cresceram, Beakman ficou velho e o Lester morreu em 2009. Destruindo ainda mais suas vidas, Beakman é gay. E vegetariano. Sim, aqui ainda é o Bacon Frito, mas o Mundo de Beakman é uma das melhores coisas que já aconteceu em nossas vidas, e creio que na de vocês também.

Há DVDs da série, centenas de vídeos no Youtube (Primeiro episódio aqui e aqui!) e uma entrevista com o Paul Zaloom que eu recomendo à vocês. Para fazer este post vi vários vídeos, fotos e tudo mais, e digo com sinceridade que este foi um dos melhores programas que já assisti em toda minha vida. Muito mais do que os muitos prêmios que a série ganhou, o maior triunfo foi ter mudado tantas vidas no mundo, as dos atores e as nossas, pivetes que assistiam TV o dia todo… Crianças, vocês não sabem o que estão perdendo.

Leia mais em: , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Acho que passou um pouquinho mais de 2002, não/?

  • Loney

     Originalmente não, é que vários canais passaram um pouquinho só mas pararam.

  • Fernando

    Senta que lá vem a estória, lembro como se fosse hoje, era do Rá-tim-bum! Tinha um cara vestido de esfinge que me dava calafrios, aliás eu sentia um medo danado de tudo naquele programa, não sei o porquê… Mas era muito bom! Definitivamente não se fazem mais programas como aqueles da antiga TVE! Depois vieram O Mundo da Lua, A Família Twist, Beakman… saudades disso!

  • Jade Zamarchi

    Tenho tooodos os episódios e digo que com certeza foi o melhor programa infantil que já inventaram! Ainda assisto e acho o máximo (até hoje penso em tentar fazer o vidro de açucar! hahaha). Don e Leo são sensacionais e o treco é realmente atemporal… Dó de quem é criança hoje.

  • Allyne

    Concordo com a Jade, Beakman foi o melhor programa infantil já criado EVER!! SE eu tiver filhos, eles crescerão vendo Beakman e derivados…

  • Loney

     Oh, a inveja…

  • Janine

    Ainda passa na cultura, eu acho que o horário é 6:30, de segunda a sexta.

  • Samuel

    Genial! Me deu vontade de rever todos os episódios. Pena que golpes incríveis de genialidade como esses acontecem bem raramente…

  • Eu assistia no youtube Beakman. E SIM minha predileta é a Liza também. Dia desses estava passando na tv cultura.

  • Loney

     Olhaí gente!

  • muito bom mesmo, não conhecia, programa infantil uma ova estou viciado hauhauah

  • melhor dos melhores s2

  • Melhor programa da TV Cultura! Aquilo sim era conteúdo de qualidade…
    E a Liza era a minha favorita também. xD

busca

confira

quem?

baconfrito