Kung Fu Panda (Kung Fu Panda)

Cinema sábado, 05 de julho de 2008

 Olha, por mais que eu não goste do Jack Black, considero-o respeitável por Escola de Rock. Neste caso, Black não faz tanta diferença, tendo em vista que ele não atua – só dubla. E você, não sabe NADA sobre Kung Fu Panda? Eu explico: Um Panda deveras preguiçoso, Po (voz de Jack Black), descobre que é… O Escolhido, segundo uma profecia. Ele deverá salvar o Vale da Paz. Então, uma verdadeira equipe de mestres de Kung Fu irão treiná-lo, transformando-o em um grande lutador – o bastante para seguir seu destino. E isso não vai ser fácil.

Já vou dizendo que subestimei PRA CARÍI este filme, demonstrando um certo cansaço dessas animações que não traziam nada de novo. Ledo engano, queimei a língua pela segunda vez.*

 Já imaginou um LOUVA-DEUS lutador de kung fu?

EFEITOS VISUAIS / SONOROS

Temos aqui uma animação muito bem feita, por sinal. Nenhum “traço feio”, e a empolgação MESMO está nos trechos em desenho animado, no maior estilo Samurai Jack. Nem preciso dizer que, como TIETE de Samurai Jack, eu pirei nesses trechos. Bom, o som também está bem respeitável, inclusive a dublagem. Desencane: Vá ver o filme, mesmo dublado. Afinal, é um ponto positivo: Você não vai ter que ouvir a voz de Jack Black.

ENREDO

É a prova de que trailers enganam. Você vê por aí alguns filmes sendo divulgados aos poucos com uma enxurrada de vídeos, certo? Você acaba ficando puto, afinal, você já viu o filme “inteiro” ali. Mas, porra, quando você vê o filme, percebe que tudo aquilo foi indiferente em relação ao resultado final da obra, e percebe que essa enxurrada causou uma PUTA expectativa que te levou ao cinema na estréia da bagaça. Bom, eu não me animei nem um pouco com a divulgação de Kung Fu Panda, mas me animei pra carái do início ao fim: A história é muito boa. Não é a mais original da galáxia e tem lá seus clichês, mas, porra, você se depara com algo completamente inesperado.

Em uns trechos você acaba ficando puto por não estar vendo o que você queria, ou o que você esperava. Um tempo depois você cai na real e continua se divertindo com aquela loucura toda, afinal, foda-se o mais provável. É uma animação, e SURPREENDEU você. :amd:

PERSONAGENS

Po encarna um exemplo muito real de um fracassado, porém sonhador (nerd, mas adaptado a um… panda chinês). No fim, você vai acabar se identificando com um PANDA, véi. Shifu é um modelo padrão de mestre de Kung Fu desacreditado e mau humorado, mas só posso dizer isso pra não estragar tudo. Tai Lung é um vilão e tanto, espetacularmente forte e preciso. De resto, os personagens não são muito explorados á fundo, mas cada um tem seu momento hilário, dramático ou decisivo. Eu diria que temos um elenco perfeito se isso não parecesse loucura.

EXPECTATIVA DE ANIMAÇÕES PóS KUNG FU PANDA

Fiz questão de inventar este novo tópico para dar aquela analisada nas animações em geral. Bom, que Kung Fu Panda não chega nem na sombra de Wall-E é fato, é quase proibido citar a melhor animação de todos os tempos em uma análise. Então, o que nos resta (de pelo menos relevante) é Star Wars – The Clone Wars e Space Chimps. Eu me recuso a ver o primeiro e, aparentemente, o segundo será no mínimo muito descartável. Eu até poderia dizer que estamos em um ano fraco para animações, mas foi em 2008 o lançamento da melhor de todos os tempos. Kung Fu Panda é uma animação e tanto, uma das melhores já feitas. Mas isso fica pra um nTop de animações.

 Chutou bundas.

Resumindo: Vale o ingresso. Garante boas risadas, além de ser um ótimo passa-tempo. E que venha 2009 com A Era do Gelo 3.

Kung Fu Panda

Kung Fu Panda (88 minutos – Animação / Aventura / Comédia)
Lançamento: EUA, 2008
Direção: Mark Osborne, John Stevenson
Roteiro: Jonathan Aibel, Glenn Berger
Elenco: Jack Black, Dustin Hoffman, Angelina Jolie, Ian McShane, Jackie Chan, Seth Rogen, Lucy Liu

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Pô, véi. A despeito do fato de você não gostar do Jack Black, tem que levar em consideração que não haveria um dublador melhor pra um panda gordo, comilão, preguiçoso e idiota como o Po. E eu achei engraçado pra carai apesar de ter uma enxurrada de clichês. E a cena inicial + a cena da fuga da prisão são simplesmente sensacionais.

  • Eduardo

    Um mestre de kung-fu na verdade é Si-fu, a não ser que tenha mudado isto no filme… Whatever..

    To praticando kung-fu há um ano e os estilos de animais são supimpas, to loco para ver estilo louva-deus nesse filme o.o.

  • Red

    Querido Théo,

    eu gostaria de saber qual o motivo para colocar duas vezes o nome do filme no titulo se a tradução e o original são homonimos.

    ps: os captchas melhoraram :)

  • @Red
    Eu sou obsessivo.

  • Olaf

    Obsessivos dominarão o MUNDO.. MWAMWUAMUAMUMUMUMAMUAAMAUAMW!!!!

  • Leef

    Shifu é a pronuncia de quando se chama o mestre em chines.

    Quero assistir o filme só pra ver os estilos também, pratiquei shaolin do norte por um bom tempo.

busca

confira

quem?

baconfrito