Justin Bieber – Never Say Never

Cinema quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

 O documentário acompanha os dias que antecedem a grande apresentação de Justin Bieber no lendário Madison Square Garden, enquanto conta como foi a infância do prodígio cantor em uma pequena cidade no Canadá e como ele sempre mostrou ter o dom para a música, até que foi descoberto pelo produtor Scooter Braun após os vídeos do garoto conseguirem grande sucesso no YouTube. Momentos cruciais que o fizeram seguir o rumo artístico são mostrados durante o longa, que conta com diversas entrevistas de artistas que ajudaram Justin Bieber e diversas pessoas ligadas ao astro teen.

Primeiro: É caça-níquel? Claro que é. É dispensável um documentário desse? Sim, é. O filme é horrível? Não, não é. Pelo contrário, é um bom documentário. Claro, como eu disse, totalmente dispensável, afinal, quem, além das (Muitas, muitas, muitas) fãs mais fervorosas quer saber da vida do garoto que nasceu em 94? Mas é, também, um meio de fazer Justin ser respeitado pelo talentoso artista que ele é.

Antes de me atirarem aos leões, olhem um pouco pra trás. Você, amigo, aposto que via todo dia os clipes do Backstreet Boys e das Spice Girls na MTV. Ou você aí, mais velho, que acha que tá por cima, aposto que você dançou Não Se Reprima e usou um mullets vergonhoso por causa do Paulo Ricardo, do RPM. Ou seja, toda geração tem a sua mania vergonhosa, a sua obsessão. E execrar a atual só porque não é da sua época é hipocrisia. Por melhor que seja ver uma Emma, uma Geri ou uma Britney Spears dançando no palco e nos clipes, Justin Bieber é, sim, melhor artista que essas três. E as Spice Girls fizeram aquela bobagem daquele Spice World e a Britney Spears fez aquela outra bobagem Crossroads. Ao menos, o filme do Justin Bieber é tragável.

 “Baby, baby, baby, ohhh”

Todos esses artistas pop (Soma aí N’Sync) levaram um certo tempo para emplacar. Backstreet Boys, por exemplo, lançou um disco primeiro na Alemanha, pra só depois estourar na casa natal, os EUA. E basta pensar que todos esses astros desses grupos hoje são ex-astros, exceção feita apenas à Justin Timberlake e, sendo bonzinho demais, à trôpega Britney Spears. Mas Bieber participou de um concurso aos 12, postou vídeos na internet aos 14 e, aos 16, já é o maior astro da cenário musical mundial. E é melhor que Lady Gaga e Daft Punk, podem apostar.

O filme alterna diversas apresentações de músicas no Madison Square Garden com entrevistas, imagens de arquivo e o cotidiano do garoto nos dez dias que antecedem o grande show no MSG. E isso pode se mostrar meio confuso algumas vezes, já que o filme larga um assunto repentinamente, pra voltar a ele muito tempo depois. E por tratar de um assunto tão supérfulo e não tão rico como a vida de um garoto de 16 anos, é fácil para o público perder o foco, mas a concentração volta nas boas performances do garoto no MSG.

 Nesse instante ele canta a melhor música dele, a Down to Earth.

Algumas participações são dispensáveis (Miley Cyrus), enquanto outras são inspiradas, como a de Snoop Dogg, que faz apenas uma entrevista, mas esbanja todo seu carisma já característico ao brincar com o seu cabelo e o de Justin Bieber. As entrevistas com as pessoas mais próximas a ele e as com seus familiares mostram como o garoto está vivendo sua infância e não está tendo sua infância roubada, como aconteceu com Michael Jackson, que também experimentou um enorme sucesso muito cedo.

A personalidade do garoto, sempre brincalhão e atento, mas ainda criança, ajuda o filme a não se perder completamente e só crescer nos números musicais, ainda mais grandiosos com o ótimo 3D. É fácil simpatizar com ele.

Só espero que esse documentário faça com que os tr00s de plantão deixem o preconceito de lado e passem a respeitar Justin Bieber como artista. Não precisa gostar; eu não gosto (Apenas a música Down to Earth, que conheci no filme, e que é excelente), mas parar de desprezar apenas pela legião de fãs não muito espertas que ele tem e por ele ser um garoto. E é o que ele é: Apenas um garoto. Mas que com apenas 16 anos já conquistou o mundo. E vai continuar no topo por muito tempo.

Justin Bieber – Never Say Never

Justin Bieber – Never Say Never (105 minutos – Documentário)
Lançamento: EUA, 2011
Direção: Jon Chu
Elenco: Justin Bieber, Jaden Smith, Usher, Miley Cyrus, L.A. Reid, Scooter Braun

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito