Top 10 Filmes sobre o Fim do Mundo (NÃO É TOP 10 FILMES DO MICHAEL BAY!)

Cinema sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O mundo vai acabar amanhã, e você aí comprando as coisas a vista. Mas o Bacon vai te deixar no clima pro fim do mundo com o Top 10 Filmes sobre o fim do mundo. Acredite, você vai realmente clamar pelo fim do mundo depois destes filmes (Eu pelo menos estou, depois de fazer essa lista). Mas antes de ver a lista, saiba que por motivos obvios, a lista está recheada de SPOILERS, e que não são filmes pós-apocalipticos ou filmes dirigidos pelo Michael Bay. O mote aqui são filmes onde dá tudo errado mesmo e a vida na Terra acaba e morre todo mundo (Primeiro SPOILER). Mas antes, uma pitada de Michael Bay:

E oremos que o mundo acabe de uma forma mais tranquila do que se fosse um filme dirigido por ele.

10 – O Guia do Mochileiro das Galáxias

Aqui, vemos um cara normal, que está tendo um péssimo dia (Ou seja: Um dia normal), mas tudo muda quando ele descobre que o planeta Terra será imediatamente destruído para a construção de uma rodovia espacial. Então ele é convidado pelo seu melhor amigo para tomar umas cervejas e ele lhe conta que na verdade é um alienígena e um jornalista trabalhando num guia das galáxias. Ele pega uma carona com seu amigo alien e o planeta é destruído. Ops, isso foi um belo de um SPOILER, mas você já leu. Relaxa aí, o mundo vai acabar mesmo e nem vai dar tempo de ficar chateado.

9 – 4:44: Último Dia na Terra

O mundo vai acabar (De novo) e restam apenas algumas horas até o apocalipse que irá acontecer na madrugada seguinte. Então, um casal nova-iorquino interpretado por Willem Dafoe e Shanen Leigh, até então super apaixonado e cheio de planos, procura viver o tempo que resta fazendo sexo, usando o Skype e o iPad, entre outras coisas ultra-hipsters. Infelizmente, tudo se torna um melodrama arrastado que nos faz torcer para o fim do mundo chegar logo.

8 – O Juízo Final

Imagina uma telefonista entediada que preenche sua vida monótona em casas de swing, até o dia em que dois homens a convencem que o apocalipse virá em breve. Acontece então uma reviravolta aonde ela pira e se converte ao cristianismo, se casando com um de seus parceiros de orgia. Juntos, eles têm uma filha, mas o marido morre e ela se isola num deserto pra esperar pelo fim dos tempos, que demora muito. Demora muito mesmo. Entre muitos SPOILERS que nem valem a pena serem dados, ela termina renegando a própria fé recém adquirida e junto com ela a existência de deus. Mas aí o fim do mundo finalmente acontece e ela vai parar no purgatório. Se ferrou.

7 – Terra Tranquila

Depois do fim do mundo, um cientista especialista em tecnologia nuclear se vê sozinho no planeta, devastado por alguma hecatombe. Ele também descobre que as experiências com energia nuclear deram errado e aparentemente só restou ele no mundo inteiro. Mas então ele encontra mais dois sobreviventes, um pessoal mais chato do que ele. No final, ele percebe que foi ele quem ferrou com o mundo e resolve destruir tudo de novo. Eita, outro SPOILER. Já que você leu até aqui, no final, arrependido de sua contribuição para o fim da humanidade, ele resolve destruir as instalações nucleares, destruindo o mundo que sobrou. Aparentemente ele sobrevive (E os outros dois sobreviventes não), ou não né, será que ele foi parar no paraíso? Só sei que dá pra ver o planeta Saturno nascendo no horizonte, muito louco.

6 – O Fim do Mundo

Um filme clássico de ficção científica, filmado em 1951. Mais uma vez, um cientista descobre que a Terra será destruída, atingida por um outro planeta que vai se chocar contra o nosso. Mas nem tudo está perdido, pois um milionário resolve construir uma nave espacial que levará alguns habitantes a outro planeta seguro. Só que ele é um cara muito legal e democrático e faz uma loteria para escolher os passageiros aleatoriamente. Não me lembro depois de tudo se dá certo, não importa, mas no final do filmes vemos a Terra sendo atingida e sendo completamente destruída pela primeira vez no cinema. O detalhe são os efeitos especiais, que só eram especiais mesmo na época. Muito tosco. E muito bom. Conseguiram me fazer gargalhar alto.

5 – Presságio

Também nos anos 50, mais precisamente em 1959, alunos de uma escola infantil guardam numa cápsula desenhos e objetos da época para serem guardados durante 50 anos. Então, em 2009, abrem a capsula e analisam todos os objetos. Um deles intriga a todos: Números aparentemente aleatórios escritos por uma garotinha, mas que são na verdade previsões de várias catástrofes que iriam acontecer, incluindo a maior de todas: O fim do mundo. O filme começa bem, e termina mal, como o fim do mundo teria que ser. Foi dirigido pelo ótimo Alex Proyas e estrelado por ninguém menos que Nicolas Cage. O filme tem cenas impressionantes e consegue estragá-las com o final previsível e babaca. Um bom exemplo de como não desperdiçar tempo antes do fim do mundo.

4 – Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo

Quer algo mais previsível que um meteoro em rota de colisão com a Terra e as tentativas de desviá-lo fracassaram? Bem, é isso. Restam três semanas de existência e as pessoas aproveitam para beber, fazer sexo, se rebelar, reconciliar-se com a família e seus amores perdidos, essas coisas melosas e clichês. Então, surge a amizade de um cara solitário e abandonado pela mulher, interpretado pelo excelente Steve Carell e a sua vizinha triste, mal comida e maconheira, não necessariamente nesta ordem, interpretada pela sempre mais ou menos sósia da Natalie Portman, Keira Knightley. É um filme previsível, simpático e com um final honesto, com o mundo acabando e pronto, sem efeitos especiais mirabolantes. Quase pus no topo da lista.

3 – A Última Noite

E eis que o mundo ia acabar no dia 31 de dezembro de 1999. Poucas horas antes do fim do mundo, que tinha sido anunciado meses antes, a maioria das pessoas está resignada, buscando concretizar seus planos de usar o tempo que resta até a hora zero. Aqui felizmente temos um filmes barato, sem pretensões, escrito, dirigido e estrelado em 1998 por Don McKellar, roteirista do sofrível Ensaio sobre Cegueira. Interessante até o final, quando o mundo finalmente acaba e morre todo mundo.

2 – Melancolia

Mais uma vez, um planeta está prestes a ser chocar com a Terra, chamado simplesmente de Melancolia. Kirsten Dunst interpreta uma noiva que mesmo as vésperas do fim dos tempos está realizando uma suntuosa cerimônia de casamento, com a ajuda da irmã e do rico cunhado. Metáforas sobre a depressão extremada a parte, é um bom filme de Lars von Trier, com um roteiro bastante verossímil e diálogos afiados. Bom pra ver na véspera do apocalipse, quando um sentimento muito estranho pode tomar conta de todos nós. Ou não.

1 – Dr. Fantástico

Filme feito exatamente no auge da Guerra Fria, mostra um enlouquecido general americano que confusamente decide atacar a União Soviética com bombas atômicas, o que poderá gerar um hecatombe nuclear, enquanto o resto do mundo tenta em vão impedí-lo. O final, com um soldado dando uma de cowboy montado numa bomba atômica ficará para sempre em minha memória, pelo menos até a minha morte durante o fim do mundo, dia 21/12. Uma da obra-prima do diretor Stanley Kubrick.

Menção honrosa extraordinária: 2012

Incrivelmente, neste filme o mundo não chega realmente a acabar, apesar de termos um dos maiores festivais de explosões da história do cinema. O enredo não existe, aparentemente a profecia dos maias de que o mundo iria acabar em dezembro de 2012 se concretiza sem nenhum motivo aparente e a superprodução catástrofe de Rolland Emmerich de 2009 se desenrola com um amontoado de efeitos especiais e muito barulho por nada. O filme nem tem a coragem de acabar de vez com tudo, terminando com alguns sobreviventes indo em direção de um novo continente que se formou. Uma verdadeira bosta. Grande e mole, digna de deixar Michael Bay com inveja. Se você como eu parou pra assistir a isso, você é um imbecil. Igual a todo mundo que mergulhou de cabeça na modinha de fim do mundo.

Bom fim do mundo pra todos!

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • TRÓU

    Chego nem perto do filme do Guia do Mochileiro pra não me decepcionar e acabar com a minha visão idealizada que o livro me proporcionou.

    E sobre Presságio e 2012… Ô finais bosta, hein?

busca

confira

quem?

baconfrito