Isso não é um Top 10 de fim de ano – Cinema

Cinema sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Este texto faz parte de uma lista que, definitivamente, não é um top 10. Veja o índice aqui.

Não poderia deixar de fazer uma listinha do melhor que pude assistir este ano nos cinemas, obviamente, que para não haver bagunça, vale somente os filmes que entraram em cartaz de janeiro deste ano até hoje. Já vale dizer que alguns filmes que eu gostaria de ter visto e que poderiam estar nesta lista não chegaram onde esta pobre criatura que vos escreve mora, por exemplo, O Assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford, No Vale das Sombras, Conduta de Risco, somente para citar alguns que lembro.

Os piores do ano, provavelmente quase ninguém viu, porque só de olhar ou ler sobre eles vocês se afastariam, no entanto, eu como um bom louco por filmes confiro todos que eu consigo, vai ver é minha tendência masoquista. O ano em si foi muito estranho, foram incontáveis continuações, trilogias e refilmagens, além da sensação dos filmes serem todos meios parecidos.

Piores Filmes de 2007

7 – Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado
Se o primeiro já era idiota o que dizer da continuação, o filme se acha engraçadinho demais, ressuscita um vilão sem explicação mas, pelo menos, temos a beleza em cena de Jessica Alba.

6 – Motoqueiro Fantasma
Nem mesmo Eva Mendes (morenaça) consegue fazer alguma coisa nesta adaptação medooonha dos quadrinhos, vilões fracos e Nicolas Cage de peruca derrubam este fraco blockbuster.

5 – Luzes do Além
Odeio continuações que se apropiam do título original somente para vender/locar em cima dos fãs do filme anterior. Se em Vozes do Além existia uma história, pelo menos, interessante, este naufraga na intenção de assustar em virtude de uma experiência de quase morte, parece um filme feito pra tevê e exibido no Supercine sábado á noite.

4 – A Estranha Perfeita
Outro representante do Supercine, suspense que tenta ser “sensual” com um elenco acima da média, Bruce Willis e Halle Berry mas, completamente, perdidos em cena e na confusa história. Também, dizem que o filme foi rodado com quatro finais diferentes, como pode haver uma lógica na trama se quatro pessoas podem ser os assassinos da história.

3 – Turistas
Esta onda de filmes torture porn (onde imperam cenas de tortura) já mostra sinais de fraqueza neste Albergue tupiniquim. Aqui, um médico caça órgãos em turistas estrangeiros para “doar” a hospitais públicos, parece piada mas é verdade, ou seria então o filme uma comédia.

2 – Caçados
Aventura medonha e medíocre que se passa na Africa (pelo menos os cenários são verdadeiros), onde uma família fica presa num jipe rodeado de leões, é isto, como não havia muito dinheiro os leões parecem saídos de um documentário da Discovery Channel, mas o mais divertido é a “brilhante idéia” do diretor de utilizar a visão dos leões em determinadas cenas, bizarro!

1 – Sangue & Chocolate
A cada ano ainda surge algum adaptação de Vampiros ou Lobisomens como se ainda houvesse necessidade. Neste filme, claramente copiado de Anjos da Noite (que já não é nenhuma maravilha), uma lobisomen mulher se apaixona por um simples humano, não preciso dizer mais nada, o pior é que os lobisomens na verdade são, lobos (o animal) numa transformação que faria o criador de Um Lobisomem Americano em Londres (feito há mais te 30 anos, até hoje imbatível) ficar envergonhado.

Para os Melhores decidi diversificar os gêneros, acho que há um pouco de tudo da produção deste ano, claro que diversos ficaram de fora, e se fosse montar uma nova lista provavelmente estaria diferente desta apresentada aqui, estas listas nunca são definitivas.

Melhores Filmes de 2007

7 – Superbad – É Hoje
Melhor comédia do ano, vindo da mesma turma responsável por Ligeiramente Grávidos, aqui o acerto continua sendo o retrato dos jovens e das situações pelos quais eles passam, nada como um toque de nostalgia e carisma para os torcermos pelos personagens principais. Detalhe, como não esquecer McLovin, o melhor personagem de todos.

6 – Labirinto do Fauno
O cinema fantástico continua entregando filme muitos bons, aqui, o mérito é do cineasta mexicano Guillermo del toro (responsável por filmes como A Espinha do Diabo e Hellboy), diretor e roteirista, através de uma fábula sobre uma menina refugiada na floresta, com a mãe e o padrasto representante da ditadura, que entra em contato com um misterioso Fauno, destaque para os aspectos técnicos e pelo roteiro com metafóras sobre a Espanha fascista de Franco em 1944.

5 – O Ultimato Bourne
Melhor representante da temporada de blockbuster, a trlogia do ex-agente Jason Bourne fechou com chave de ouro, criando inúmeras cenas de tirar o fôlego, contando com um ótimo elenco e um roteiro bastante sintonizado com os temas atuais.

4 – Possuídos
Um pequeno filme, baseado numa peça teatral, dirigido pelo mestre William Friedkin (o mesmo de Exorcista) que retrata o terror da paranóia, conspiração e da solidão do ser humano, como poucas vezes se viu no cinema. Um filme para poucos até porque a ação ocorre quase que num mesmo cenário com poucos atores em cena, destaque para Ahley Judd, espetacular.

3 – O Hospedeiro
Vocês poderiam imaginar que um filme de monstro poderia entrar na minha lista? Pois é, mas isto aconteceu, O Hospedeiro mostra a força criativa do cinema coreano (alguém aí lembrou de OldBoy), como um cinema que consegue pegar elementos clichês bastante usados e estabelecer uma nova fórmula, aqui há terror, ação, suspense, drama social e comédia, numa mistura impecável e sedutora.

2 – Zodíaco
Depois de mostrar como executar um filme de “serial killer” em Seven, David Fincher subverte o tema que lhe consagrou e entrega um épico (devido a duração) sobre personagens obsessivos, há um serial killer, mas ele não foi realmente encontrado, a história é real e as investigações que começaram nos anos 70 até hoje ainda estão em aberto (claro que há teorias que fecham a trama no filme). Cinema para gente grande, Zodíaco é um trabalho de mestre de Fincher, do seu elenco e da excelente produção que cerca o roteiro.

1 – Tropa de Elite
Não havia como essa posição pertencer a outro filme em 2007, o filme é f…, tem ação, drama e toques de comédia. Há uma excelente discussão por trás dele (mesmo que seja alienada), o filme incomoda por jogas na nossa cara algumas verdades, além disso, Tropa de Elite já virou referência de frases (“Pede pra Sair”, “Pega o Saco”), comédias e o Capitão Nascimento é nossa versão para o Jack Bauer, da série 24 Horas.

Quer mais dicas e comentários sobre os outras tantos filmes, toda sexta-feira a coluna Primeira Fila, deste que vos escreve, tenta mostrar o que tem de interessante e curioso no universo dos cine maníacos.

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Friederichs

    Cara, por mim esse ano o Ultimato leva o primeiro lugar!!! é um filme muiiiiito foda!

  • joao

    eu ja assisti a maioria dos melhores…MENOS…o ultimato. to pretendendo localo!

  • niptuck

    Eu colocaria Ultimato na frente de Tropa de Elite também. Jason Bourne me agrada cada vez mais.

  • Badabim

    Sangue & Chocolate eh baseado em um livro, faca melhor suas pesquisas…

  • théo

    @Badabim
    Só por ter sido baseado em um livro não foi ruim? Se ele PESQUISASSE, ou melhor, ESCREVESSE exatamente o que você disse, a crítica seria mais construtiva?

  • ztch

    Quarteto fantastico e o surfista prateado só gostei por causa da jessica alba alem de gata ela é fan do Nintendo ds uhul *-* numa entrevista ela disse que sempre que dava ficava jogando no ds dela.

busca

confira

quem?

baconfrito