As animações que vão dar o que falar em 2010

Cinema quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O que esperar das animações em 2010? Quais os candidatos a sucesso?

Como não comprei muitos jornais nesse começo de ano e o Google não está ajudando muito, fiz a pesquisa na marra, pesquisando por estúdio. Se faltar algum, avisem que incluo aqui depois.

Agora com a tecnologia 3D a pleno vapor, pode apostar que teremos uma overdose de desenhos explorando esse recurso. Só espero que não esqueçam do roteiro.

Enfim, segue abaixo as animações que vão dar o que falar neste ano:

Astroboy

Será que emplaca?

Ok, esse eu falei que ia estrear ano passado, mas por algum motivo, que não faço ideia e nem quero saber, não estreou. Como o McDonalds já está dando brinquedinhos do desenho com seus lanches, então acredito que dessa vez, sai.

Como estou sem saco para criar um resumo diferente, segue o mesmo do dia primeiro do ano passado:

“Mais uma versão das aventuras do menino robô criado por Osamu Tesuka, praticamente o pai dos mangás e animes. Já contada de várias formas, agora é a vez da computação gráfica hollywoodiana narrar a história do jovem robô que vive em Metro City e se envolve em várias aventuras. A notícia boa para o tanga do Théo é que Nicolas Cage empresta sua voz para a animação. Previsto para outubro.”

Não espero muita coisa.

Toy Story 3D e Toy Story 2 3D

 Clássico em 3D!

Relançamento das duas primeiras aventuras dos brinquedos de Andy, agora em, adivinhem, 3D.

Vale pela roupagem nova que a Disney/Pixar deve ter dado aos longas para serem exibidos nas telonas especiais. Se você ainda não viu, não sei o que está fazendo aqui é bom para conhecer a animação que mudou o mercado de desenhos animados e deu uma sacudida na Disney. Se você já viu, veja de novo para se preparar para o lançamento mais esperado, que vem a seguir.

Toy Story 3

Buzz espanhol fez eu cair da cadeira de tanto rir.

Andy vai para faculdade e, infelizmente, decide se livrar dos seus brinquedos, que estão esquecidos há algum tempo em um depósito. Woody, Buzz e os outros brinquedos são doados a uma espécie de creche, onde as crianças tocam o terror com eles. Como se adaptar e encarar essa nova realidade é o desafio dos brinquedos.

Tenho um pé atrás com partes 3 – está aí Piratas do Caribe, Shrek e Homem Aranha, para ficar nos mais recentes – mas acredito, como sempre, na Pixar.

Candidato ao melhor do ano, desde sempre.

Como Treinar o Seu Dragão

Se liga a marra dos komodos.

O longa inédito da DreamWorks. Pelo trailer, tem tudo para incomodar a Pixar, embora, dessa vez, o estúdio da lampadinha venha com uma história já bem conhecida. Já o time da fábrica de sonhos precisa arrebentar depois do ‘marromeno’ Monstros x Alienígenas.

A história é bem interessante, o filho de um viking faz amizade com um filhote de dragão e começa a treiná-lo para ser o herói que sempre sonhou. O problema é que vikings e dragões são inimigos seculares, o que pode acabar com os planos do garoto. Gostei do trailer, mas vamos ver se entrega o que promete.

Batalha por T.E.R.A.

Avatar rules, embora sempre lembre de Panzerdragon.

Animação de 2007 que só chega aqui agora.

O pouco que li não é muito animador, mas pela sinopse, dá para notar que estão querendo aproveitar o sucesso de Avatar. Mala (olha o nome) é uma adolescente que vive num planeta pacífico. Mas os habitantes da Terra acabaram com tudo por aqui e resolveram que o planeta de Mala é o ideal para os humanos, que só precisam tirar os habitantes de lá para viverem bem. Obviamente que a galera local não curtiu e que vai enfrentar os terráqueos pela permanência e sobrevivência em seu planeta.

Original não? Detalhe que em inglês o nome do planeta é “Terra”, talvez porque não quisessem lançar por aqui, o que fez a galera do mercado latino mudar para T.E.R.A. Sério, acho bom passar longe desse.

Meu Malvado Favorito

Manja a lata de cerveja sendo protegida…

Animação da Universal (não a igreja, noob), dos mesmos produtores da Era do Gelo. Gru é um vilão modafoca que rouba tudo que julga ser importante para todos. Até que resolver fazer o roubo perfeito, que é sumir com a Lua – até aqui, good – aí encontra três garotinhas órfãs abandonadas que dependem dele para viver. Será que sua amada e comparsa esposa vai deixar assim barato.

Pelo teaser trailer, o cara lembra o Pinguim do Batman e parece ser um filme bacana. Pela sinopse, aparentemente está mela cueca demais. Como a voz, no original, é do Steve Carrel, deve ser garantia de boas risadas. Aguardemos.

Guardians of Ga’Hoole

Animação baseada em uma coleção de livros infantis, onde a coruja Soren (quem?) foge de um orfanato e ruma para a Ilha de Ga’Hoole. Até ia ignorar, mas pelo elenco (Hugh Jackman, Ryan Kwanten, Hugo Weaving, Geoffrey Rush, entre outros) deve ser bom e vale dar um voto de confiança.

Around the World in 50 Years

A vida de uma tartaruga marinha nascida em 1959, que sofre com os efeitos do aquecimento global durante os 50 anos em que viaja pelo mundo.

Animação que preenche a cota ecológica do ano.

Shrek para sempre

Acho que não tem como ser pior que o terceiro. Ou tem?

Ou Shrek 4. Última aventura do ogro (segundo a DreamWorks) que conclui a saga de Shrek, Burro, Fiona e Gato de Botas. Sinopse interessante, o ogro está de saco cheio de ser pai de família e, ao ser levado no bico por Rumplestiltskin, o reino de Tão, Tão Distante muda completamente. Com Rumplestiltskin (nome ruim de escrever) assumindo o trono, os ogros sendo caçados, com Fiona como líder da resistência, o Burro como um animal… burro e o Gato de Botas como um bicho gordo, laranja e preguiçoso (sim, sátira em cima de outro gato assim). Resta a Shrek resolver o problema.

Apesar do terceiro, darei um voto de confiança.

Megamente

 Acho que só em 2011.

Previsto para o fim do ano, tenho quase certeza que Megamente, vai ficar para 2011. Ou será que a DreamWorks lança três filmes no mesmo ano? Como achei a sinopse bem interessante, apesar de lembrar Os Incríveis, acreditarei no cronograma deles e colocarei aqui como promessa para vocês.
Megamente é um vilão típico, quer dominar Metro City, cheios dos discursos, extremamente inteligente e com um herói, Metroman, que sempre o derrota. Após a morte do herói, Megamente, ao invés de comemorar, entra em depressão e vê que sua vida perde sentido sem um herói para enfrentá-lo. Decidido a ter alguém para rivalizar, cria Titan, o novo herói de Metro City. Será que Titan é o herói que o vilão tanto precisa?

Muito bom, segue a fórmula de satirizar a cultura pop, como já fizeram com o mundo das artes marciais (Kung Fu Panda), contos de fadas (Shrek) e sci-fi e terror (Monstros x Alienígenas). Acredito nesse também.

Rapunzel

 Heresia ou ousadia? Veremos…

Após o sucesso de A Princesa e o Sapo, pensei que a Disney voltaria com tudo à animação tradicional. Ledo engano. Rapunzel, que teria tudo para ser um mega sucesso como animação 2D, será em CGI, sendo o primeiro conto de fadas do estúdio produzido em 3D.

Sinceramente, não sei o que dizer. Só vendo filme. Mas meu sexto sentido diz que teria mais impacto se fosse feito à mão, como Branca de Neve, Cinderela, A Bela e a Fera, entre outros. Em 3D pode ser até legal, mas será mais um, não um clássico Disney.

Enfim, isso é que os estúdios nos prometem para este ano. Ao contrário de 2009, nada de encher os olhos. Talvez porque a Pixar não lance nada de novo ou a maioria seja de histórias baseadas em contos, lendas ou livros. Espero queimar a língua como sempre.

O que acharam? Mandem bala logo abaixo.

Leia mais em: , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito