Game of Thrones é série de MULHER

Televisão terça-feira, 16 de junho de 2015

E esta é uma verdade absoluta. A série não é sobre mortes, sobre Starks, sobre “zumbis”, sobre estações do ano, sobre quem sabe ou não sabe de nada, sobre dragões, lobos ou veados, a série é simplesmente sobre mulheres. Sim, mulheres fortes e independentes (Talvez não no início) em uma época, que mesmo em um mundo fictício, remete à idade média, onde as mulheres não podiam ser fortes, independentes ou qualquer outra coisa que não fosse ser submissa aos homens. Pelo menos não por muito tempo. E eu não sei qual o probleminha de vocês, mas eu acho um tanto quanto absurdo chamar uma série como Game of Thrones de machista!

Quantos personagens femininos temos em Game of Thrones? Como eu ainda não li todos os livros, vou basear esse texto apenas na série, então vamos lá… Na 5° temporada nós temos Cersei, Daenerys, Arya, Brienne e Sansa, que apesar de muitos terem reclamado que ela voltou ao papel de vítima, pra mim ela apenas mostrou o quão forte havia se tornado. Ela sabia que ao se casar com Ramsey teria que transar com ele, o choro dela na hora do estupro não foi um sinal de fraqueza, não totalmente, mas deve ser um pouco difícil pra uma menina perder a virgindade daquele jeito e fingir que nada está acontecendo.

Mas a questão que não sai da minha cabeça é… Depois de tantos estupros, incluindo o da Daenerys logo no início da primeira temporada e o da Cersei na temporada passada, por que só o estupro da Sansa causou tamanha comoção? Tá meio estranho isso aí, hein! “Ain, mas é que o estupro da Sansa foi desnecessário”. Cê tá me dizendo que o estupro das outras personagens era necessário? Cê é a favor do estupro pra mulher babaca? É isso? Não, é claro que você não é a favor do estupro. A não ser que você seja um estuprador, ninguém é a favor do estupro. Mas a grande parada é que você, leite com pera, não está acostumado a ver seus personagens favoritos se fodendo, e quando isso acontece você entra em choque e age como um idiota. Ok, eu entendo você, apenas torço para que você aprenda com os seus erros.

É mesmo um amor de menino!

Como disse antes, tudo o que acontece em Game of Thrones é por causa de uma cambada de homens idiotas que não sabem lidar com as decisões das mulheres, ou que são idiotas o suficiente para serem manipulados pelas mesmas. A importância das mulheres em Game of Thrones está explícita em toda parte, inclusive na lenda de Azor Ahai, que precisou de três tentativas para criar a espada que mataria os Caminhantes Brancos: Na primeira vez, a espada quebrou ao tocar a água, na segunda vez ao tocar o coração de um leão e na terceira e última vez, ela funcionou após atravessar o coração da amada do salvador. Porra, vai me dizer que isso é machismo?

Se bem que essa é uma história relatada apenas nos livros até agora, mas a série também deixa clara a importância da mulher, uma vez que a tal rebelião do Robert só começou por causa de outra mulher, mais precisamente a Lyanna Stark, que era prometida pro Robert mas preferiu seguir o próprio coração e fugir com o amado. Ou seja, toda a treta que se desenvolve após essa rebelião, foi porque um cara não soube lidar com o pé na bunda da mulher amada. Nós somos babacas, sempre fazemos cagadas por amor e acho que o Jaime é a prova viva disso na série. Mas se essas duas mulheres já não fossem prova o suficiente de que As Crônicas de Gelo e Fogo são sobre mulheres, temos ainda Arya, que porra, não há como ser mais independente, forte e livre do que aquilo; Cersei, que é uma vadia manipuladora, mas que teve uma das cenas mais fodas de todas as séries existentes até o momento, recriando meio que a Via Crucis no último episódio da quinta temporada e também remetendo à relação da igreja com a mulher na época da Inquisição e mostrando o quanto crentes são babacas e hipócritas. Mermão, me arrepio ao lembrar daquela cena. Aliás, não interessa o quanto a mina seja escrota, nada justifica aquela babaquice humilhante que a Cersei teve que encarar.

E é claro, temos a Sansa, que foi a personagem que mais evoluiu, começando como a mocinha que queria ser princesa e transformando-se em alguém que não tem medo de tomar uma flechada na cara. Aliás, acho que nada exemplifica melhor o “mimimi” de fãs do que o episódio em que a personagem foi estuprada. Sério, cês são muito chatos. E voltando para os livros, não podemos esquecer de Lady Stoneheart, que todos temos uma pequena esperança de que apareça na série, mesmo que na pele da Sansa. Enfim… Ah, a Brienne, né? Bom, ela não tá sendo de muita utilidade recentemente, mas ok, é definitivamente uma personagem forte. Sem falar das “mina treta” de Dorne, que são “perifa” total!

É engraçado que a série com o maior número de personagens femininos fortes e independentes seja tachada de machista por causa de uma cena de estupro, que todo mundo sabia que ia acontecer desde que descobrimos que a Sansa e o Ramsay iriam se encontrar. O cara é um louco sádico, por que diabos eles não estupraria a Sansa? Ele não é um mocinho, não é o protagonista, não serve de exemplo pra ninguém (Bem, talvez para outros loucos sádicos) e o que vocês esperavam que fosse acontecer quando ele finalmente ficasse sozinho com a Sansa? Cês tem noção do quão escroto seria para o personagem se esse estupro não acontecesse? Não, é claro que não, vocês são idiotinhas que ainda nutrem alguma esperança pelos Starks no Trono de Ferro, né? Tsc, tsc, tsc…

O problema de hoje em dia é que nada pode. Tem uma patrulha da censura muito forte rondando a internet, e as vezes ela acerta, mas na maioria das vezes erra e faz estardalhaço por nada. É tipo aquele comercial do Conar, lembram? Então. Vocês conseguem me dar um bom motivo para o estupro da Sansa não ter acontecido? Faria algum sentido o Ramsay não zoar com ela? Pois é, não faz o menor sentido. Você sabe que não faz o menor sentido. Aliás, não sei nem o que eu to fazendo aqui, perdendo meu tempo com vocês. Vão ser chatos pra lá da muralha e deixem os vilões da ficção agirem como vilões.

Leia mais em: ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito