Vida de…

HQs sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Se tem uma sessão que eu aguardo nos blogs e sites de variedades e humor que costumo acessar, é a das tiras da semana, reunidas de forma eclética e diversificada. Apesar de ter várias tiras e artistas repetidos, sempre é possível encontrar algumas boas novidades.

Dentre as webcomics que passei a acompanhar nos últimos meses estão duas co-irmãs quadrinisticas: Vida de Suporte e Vida de Programador. Ambas trabalham o mesmo tema: A vida dos profissionais de informática.

O interessante em ambos são que as tiras em sua maioria são baseadas em fatos reais (Ou quase), narrando o dia-a-dia de atendentes de suporte e de programadores espalhados pelos quatro cantos do país.

O pai de todas as webcomics “vida de” é o pernambucano André Farias de Oliveira, criador do Vida de Suporte. Ele mesmo conta que a idéia de criar a webcomic surgiu de situações bizarras vividas por ele em seu trabalho como atendente e analista de sistema.

O site surgiu em agosto de 2009 e o objetivo inicial de André era usar o mesmo como portfólio, mas o destino bateu em sua porta com uma situação engraçada ocorrida em seu trabalho, o que o levou a desenhar a primeira tirinha, que teve uma excelente aceitação.

De lá pra cá ele vem criando diariamente uma nova história contando com a colaboração de vários atendentes que mandam suas histórias. As tiras contam também com personagens recorrentes como o Gerson, o Mauro e o Estagiário, que são baseados em pessoas reais, dando uma maior verossimilhança as histórias.

Já Vida de Programador é criação de outro André: André Noel, morador de Maringá, e programador de profissão e que após acompanhar as desventuras da webcomics Vida de Suporte resolveu enveredar os fatos pitorescos da programação como fez seu xará por meio de tirinhas.

Ambos os autores admitem que não são desenhistas, por isso seus traços são simples e limpos, sendo o humor basicamente presente no texto. É claro que algumas tiras exigem um certo conhecimento do leitor, já que por vez ou outra aparecem termos técnicos não tão conhecidos, mas que não dificultam o entendimento da história.

Mas esses dias atrás fui surpreendido ao acessar o Vida de Suporte e ver Oliveira citar que vários autores se basearam em sua webcomic para criar suas próprias “Vida de…”; entre elas: Vida de Atendente, criada por André Filipe e retrata as desventuras de um atendente de lan house, profissão esta exercida pelo autor, e também são histórias baseadas em fatos reais; Vida de Gordo, que já não tem a ver com informática mas que mesmo assim revela o dia-a-dia de gordinhos.

Agora resta ver se no futuro aparecerá novos “Vida de…” ligado a profissões ou simplesmente ao cotidiano de todos nós.

Leia mais em: , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito