Fragmentado (Split)

Cinema terça-feira, 04 de Abril de 2017

 Kevin (James McAvoy) possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.

Os hereges dizem que esse filme marca o retorno triunfal de M. Night Shyamalan ao posto de um dos melhores diretores/roteirista de Hollywood. Mas como retornar a um posto que nunca deixou de ser seu? S2 tio M!

O que você precisa saber aqui é que você não pode ler esse texto antes de assistir o filme. Quer dizer, poder você pode, mas eu não aconselho. Afinal, como todos os filmes do Shyamalan, o spoiler assassina uma experiência de vida. Seja ela boa ou ruim. Então não dá mole e assiste o filme antes que cê perca essa maravilhosa chance de ser feito de trouxa de novo. De uma forma boa, é claro. Se é que isso existe.

Não sabia muito bem o que esperar de Fragmentado. Os críticos gringos, que assistiram o filme dois meses antes de nós, meros indígenas, estavam pirando não somente com a atuação do Professor X James McAvoy, mas também com o clássico plot twist final dos filmes do Shyamalan. Que segundo eles, tinha voltado a ser um plot twist final de qualidade. E a verdade é que Fragmentado sustentaria-se muito bem mesmo sem aquela cena pós créditos antes dos créditos, mas de fato aquela cena, que pode ser considerada um plot twist pós final, muda a porra toda. Mas deixemos isso pra depois.

A atuação de James McAvoy realmente tá do balacobaco, meu irmãozinho. Tá tão foda que no decorrer do filme você começa a notar qual personalidade está controlando o corpo de Kevin sem ele precisar dizer nada. A expressão facial de McAvoy muda completamente pra cada uma das personalidades apresentadas no filme, que não chegam a ser todas as 23, e você realmente consegue enxergar a criança doidinha, a tia malvada ou o maluquinho punheteiro, entre outras personalidades mais, apenas olhando pro rosto de McAvoy.

Eu poderia continuar aqui elogiando o filme e as atuações, afinal, Anya Taylor-Joy tá destruindo aqui também, mas o que eu quero falar mesmo é sobre a revelação final de que eu tava vendo novamente um filme de super herói do Shyamalan e não sabia. Ou seria super vilão? E melhor, um filme de super herói num universo compartilhado de super heróis do Shyamalan. Sim, meus amigos. Não somente David FODENDO Dunn dá as caras no final do filme, como tá com uma expressão nada legal de: Puta que me pariu, sobrou essa giromba pra mim.

Pois é, Corpo Fechado e Fragmentado estão no mesmo universo cinematográfico. A questão aqui é: Quem mais integra esse universo? Tudo o que se sabe até o momento é que Shyamalan está trabalhando em Corpo Fechado 2, mas poderiam outros personagens de antigos filmes do Shyamalan darem as caras nessa brincadeira? Bom, levando em conta a não citação de invasões alienígenas e extermínio de certa parte da população por plantinhas, duvido muito que Sinais e Fim dos Tempos estejam no rolo. E se considerarmos que a galera de A Vila, Demônio e A Visita não tem muito o que fazer numa treta de super caras, a não ser que o capeta seja o grande vilão da bagaça, também não acho que eles darão as caras por aqui. Sendo assim, sobram O Sexto Sentido e A Dama na Água, mas também não vejo como criaturas fantásticas e um rapaz que conversa com fantasmas encaixam-se nesse rolo todo.

Fragmentado não somente expande o universo de Corpo Fechado como também garante a primeira sequência de um filme do Shyamalan com Corpo Fechado 2. Prum cara que disse que não queria fazer mais filmes de ação (embora já tenha voltado atrás), Bruce Willys tá se saindo muito bem entrando na onda de filmes de super heróis. Taca-lhe pau, Shyamalan!

Fragmentado

Split (117 minutos – Terror)
Lançamento: EUA, 2017
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Elenco: James McAvoy, Anya Taylor-Joy, Betty Buckley

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito