Fallout Shelter (Android, iOS e PC)

Games quarta-feira, 09 de novembro de 2016

Tem um bom tempo desde que a franquia Fallout passou por aqui, e desde então nunca mais se ouviu dela: Nesse meio tempo foi lançado Fallout 4, que muita gente achou incrível e muita gente achou que distanciou muito do resto da série, e Fallout Shelter, que cê deveria jogar.

Antes de tudo, devo dizer: Eu nunca joguei nada da série, nunca li review e nem nunca vi vídeo. Eu sabia que, na história, deu uma merda lá, guerra nuclear, futuro pós-apocalíptico e é isso aí. E pra falar a real, essa coisa toda não me interessa nem um pouco: Há milhares e milhares de jogos com as mesmas bases, tanto em relação à história quanto à jogabilidade, e nunca fui com a cara de nenhum deles, mesmo que Fallout tenha sido, jogo após jogo, muito bem avaliado e recomendado. Sabe o que é legal de Fallout Shelter? Cê pode cagar pra isso tudo.

Fallout Shelter é um jogo pra celular lançado em 2015 pra Android e iOS, e que, este ano, também ficou disponível no computador: A versão que eu jogo é a do Android, mas até onde eu sabia elas não tem nenhuma mudança de uma pra outra. O update mais recente, 1.8, foi lançado mês passado, então o jogo continua com suporte. E diferentemente do resto da série ele não é um RPG, 3D, com um mundo gigante e tudo mais, mas sim um daqueles simuladores de administração:

 E sim, esse é o meu cofre mesmo.

Eu não conheço o resto da franquia, mas até onde entendi a parada é a seguinte: Antes das bombas explodirem, uma empresa, a Vault-Tec, construiu cofres para salvar a população ou parte dela… e é um desses cofres que você, como um Overseer, tem que administrar: Balancear recursos, aumentar a população do cofre, fazer quests, sair em expedições, juntar roupas, armamentos e animais de estimação e, eventualmente, se defender de ataques e acidentes. Se você já jogou algum jogo do tipo sabe qual o esquema: Fallout Shelter não apresenta nada novo nem em termos de jogabilidade e nem (Até onde joguei) na história do resto da franquia.

Ainda assim, como não poderia deixar de ser, há elementos em comum: A Nuka Cola, Stimpaks, RadAways, o sistema de habilidades SPECIAL, os inimigos/monstros e até mesmo habitantes especiais, que nada mais são que personagens famosos do resto da série, fazendo uma ponta neste jogo. Praticamente a única coisa neste jogo que te obriga conhecer o resto da série são algumas quests, nas quais perguntas são feitas acerca de elementos da história, e se você as acertar não precisa lutar naquela vez: Nada te impede de meter o pau e pronto (Morrer é praticamente o único jeito de falhar nas missões), mas também não é nenhum desafio que dois minutos de pesquisa na internet não resolvam.

Sendo um simulador, bastante do jogo é relativo ao tempo: Os seus habitantes levam tempo para chegar e voltar de quests, demora tempo para fazer armas (Não que seja obrigatório, mas tanto armas quanto roupas podem ser feitas no seu cofre) e, após os estágios iniciais, uma boa parte de jogar Fallout Shelter é simplesmente dar meia dúzia de comandos e aí esperar algumas horas.

Oooooou cê pode comprar as paradas com dinheiro de verdade. Porque é 2016 e foda-se se você quer um jogo bom que não seja safado. Você pode comprar Nuka-Cola Quantum, que te deixa acelerar esse tempo de espera das coisas, ou lancheiras, que te dão itens randômicos como mais recursos, mais dinheiro, etc. Não que você precise comprar nada disso, e isso é o único motivo pelo qual eu não desinstalei o jogo logo após baixá-lo (Sim, ele é de graça para todas as plataformas): Fallout Shelter é bem caridoso com todos esses recursos, e depois que você pegou o ritmo do jogo, ganhá-los dentro do mesmo é relativamente fácil. Claro que gastando dinheiro nele a coisa vai mais rápido, mas ele não é aquele tipo desprezível de armadilha na qual pra você realmente aproveitar o jogo você tem que pagar. Aliás, se não for para atualizações ou compras a parte o jogo pode ser jogado completamente offline.

A bem da verdade, este aqui é o único jogo que tenho jogado há praticamente três meses. Isso mesmo.

O jogo é extremamente competente em sua proposta, recebe atualizações boas, tem bastante conteúdo, te deixa jogar tranquilamente de graça, tem bons gráficos, bom desempenho (No meu celular tive algumas falhas durante os loadings, mas nada de mais) e faz tudo isso sem requerer demais do seu tempo, da capacidade do seu telefone ou computador e nem mesmo do quanto você já sabe do resto da série: Fallout Shelter sabe muito bem que é um spin-off simples e faz isso com perfeição, desde as piadas e referências até a o momento de te recompensar com itens dentro do jogo.

Obviamente o jogo não é perfeito. Como disse alí em cima, eu já tive alguns problemas com os loadings (Por exemplo, ao invés de carregar uma quest ele carrega e volta pro cofre) e, de uma forma geral, a cada atualização é notável as mudanças feitas, algumas para melhor, outras para pior (A última, por exemplo, deixou o combate mais rápido e mais difícil de ganhar dinheiro), sendo que todas as atualizações até agora incluíram coisas novas, como novos inimigos e mais missões. Aliás, até uns dias atrás ainda estava no período especial de Halloween, com missões e itens especiais.

Só tem uma coisa que eu realmente não gostei nesse jogo, e é a limitação dos menus e de administração. É um jogo de simulação no qual você junta itens, armas, roupas e tudo mais, além de ter que ir aumentando a quantidade de habitantes no seu cofre (Até o limite de 200 – pode não parecer, mas é bastante): Os menus simplesmente não te dão todas as ferramentas pra se organizar e botar ordem na casa. Você pode, por exemplo, ranquear os habitantes de acordo com cada uma de suas habilidades, mas não pode, também por exemplo, separar os que estão vivos dos mortos (Sim, seus habitantes podem e vão morrer – cê pode revivê-los… Ou fazer mais). Você não tem como saber que habitante está usando que item a menos que passe um por um, vendo o que cada um tem equipado, do mesmo modo que não pode selecionar mais de um habitante por vez para mandar ir para algum lugar ou fazer uma ação. Não são coisas imediatamente óbvias, mas após um tempo de jogo começa a ficar cansativo ter que lutar com coisas tão simples de serem implementadas.

Fallout Shelter é relativamente leve (Cerca de 250 MB no Android), relativamente fácil, simples e ainda assim muito bom em sua proposta: Cê precisa de 10 minutos por dia pra ter seu cofre rodando bem, fazendo missões, ganhando itens raros e tudo mais. Esse aí das imagens é o meu terceiro cofre (Porque eu baguncei os dois primeiros e resolvi começar de novo) e já estou fazendo um quarto, mais organizado que este aí: Este não é exatamente o tipo de jogo pra agradar aqueles que são fãs do resto da franquia, mas pra quem, assim como eu, que só quer algo pra passar o tempo no dentista ao invés da Caras de agosto de 2004, está mais do que bom.

Fallout Shelter


Plataformas: Android, iOS e Windows
Plataforma Avaliada: Android
Lançamento: 2015
Distribuído por: Bethesda Softworks
Desenvolvido por: Bethesda Game Studios e Behaviour Interactive
Gênero: Simulador

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Matheus Vieira

    Porra, três missile launchers? Eu ganhei um (comprei umas lancheiras no início) e fiquei empolgado.

    E se um dia resolver jogar Fallout (é um puta jogo), eu sugiro Fallout: New Vegas. É considerado por muita gente o melhor da franquia. A história é muito foda

  • Loney

    Ganhei um de lancheira, um de missão e um eu fiz

  • Matheus Vieira

    Legal. Eu ganhei um na lancheira, minhas missões não estão dando muita coisa, a maioria ainda tá com lvl baixo. E como eu só tenho 30 até agora (e não achei o recipe), ainda não consigo fazer. To meio que treinando pra tentar jogar no survival mode.

busca

confira

quem?

baconfrito