Como Enlouquecer Seu Chefe (Office Space)

Filmes bons que passam batidos domingo, 14 de junho de 2009

Hey yo, i am back again… sinto pela ausência na coluna no quadro, algumas coisas aconteceram:

- Théo, meu parceiro de coluna, entrou em HIATO CRIATIVO, me deixando sozinho por aqui.

- Mês passado quebrei minha mão esquerda, o que realmente impossibilitava qualquer tentativa de comunicação escrita digitada. Ok, eu poderia tenter digitar com a direita só, mas não queria. Muito cansativo.

Voltamos então com seu amado, idolatrado e não lido quadro: FILMES BONS QUE PASSARAM BATIDO. O filme dessa semana se chama “Como enlouquecer seu chefe”.

Já assistiu The Office? Independente da versão, britânica ou americana, The Office é o equivalente moderno mais próximo dessa comédia de 1999 estrelando nomes pouco conhecidos (com exceção de Jennifer Aniston, que na época fazia sucesso por ser a garota mais bonita do Friends e também por ser a senhora Brad Pitt).

 Nunca vi uma garçonete gata desse jeito

O filme conta a história de Peter Gibbons, que é um sujeito… infeliz. Ele não está profundamente deprimido, só se sente chateado e desmotivado, e realmente não tem a menor idéia do porquê. Afinal, ele não tem razão pra ser infeliz: é dependente de seu emprego, onde é responsável por atualizar sistemas bancários para prepará-los para a virada de 1999 para 2000 e evitar o bug do milênio (nos anos 90 tínhamos paranóias tão ridículas… só de pensar no Kim Jong-il testando mísseis inter-continentais, me vem uma saudade daquela época); se deixa ser dominado por seu chefe, Bill Lumbergh, que o ocupa com funções que ele julga inúteis e cansativas; vive um relacionamento desgastante com uma namorada, que o guia como uma criança; não corre riscos em sua vida, apenas escolhe a cadeira mais próxima e se senta esperando que tudo fique bem no final. São boas razões pra se ver estressado e insatisfeito, certo? Mas ele não percebe, e segue a mesma vidinha dia após dia. É um erro comum, você talvez faça a mesma coisa e nem se dá conta.

 Peter Gibbons

Para aumentar seu desânimo e stress, ele fica sabendo que a companhia vai realizar um estudo com os funcionários, afim de descobrir quem trabalha e quem não faz nada lá dentro. Isso é pra realizar cortes de pessoal e economizar no orçamento. Cabeças vão rolar.

 O tal chefe

Um belo dia sua namorada, cheia de boas intenções, o convence a participar de uma sessão de auto-ajuda com um psicólogo. Ele conta a esse psicólogo como se sente e como é sua vida. O psicólogo compreende e toma a inusitada decisão, “vou fazer uma experiência, vou hipnotizá-lo…”. Durante a hipnose, o que é sugerido a Peter é que ele não se preocupe tanto, e que só faça o que lhe agrada. Que ligue o botão de foda-se, resumidamente. Era algo só pra fazê-lo se sentir bem por alguns momentos e… virar freguês do psicólogo, claro (cha-ching motherfucker $$$, leia nas entrelinhas). Mas o psicólogo sofre um enfarte e morre no meio da hipnose… tornando o estado de graça em Peter permanente e travando o botão do foda-se na posição de ligado.

 O tal psique… pisco… pisuke… o doutor

A partir daí sua rotina vai pro espaço (trocadilho não intencional). Ele vai trabalhar quando quer, e quando vai, faz o que quer (não necessariamente trabalho). Ignora completamente seu chefe e vive feliz assim. Sua namorada? Ela termina com ele, mas ele não liga a mínima. A vida de repente é boa e o ar é doce de se respirar. Lembra do estudo com os funcionários? Ele seria realizado mediante entrevistas, onde dois analistas julgariam a importância de cada um dos funcionários pra empresa. Acontece que eles acabam adorando Peter… ele vira um tipo de funcionário modelo, e até ganha um aumento. Pra surpresa do seu próprio chefe que se antes o achava um boneco em que podia mandar e desmandar, e que agora o via como candidato à rua, devido ao seu novo comportamento. Estranho não? A galera de RH é malucaça mesmo.

 A galera do RH

Alguns amigos de empresa de Peter não têm a mesma sorte. Samir e Michael Bolton são demitidos, algo visto por ambos como uma tremenda injustiça. Peter também acha. Ele mesmo admite que é uma bruta sacanagem que ele, um cara que faz o que quer do próprio serviço ganhe um aumento de salário, e seus colegas que levam o serviço a sério levam um “passar bem e rua” como prêmio.

 Samir is actually ANGRY

E ele decide sacanear com a empresa, instalando um vírus que Michael possuía, pra roubar milésimos de centavos das contas presentes nos ditos bancos.

 Théo. haha, mentira, é o Michael Bolton (sem relação com o cantor). MAS PODE FALAR, É A CARA DO THÉO!

Já falei demais sobre o filme, mas não falei nem metade do que ocorre. Veja-o porque vale muito a pena.

 “I believe you have my stapler.”

Mas agora, algo que eu gostaria de questionar: esse filme bom passou batido por qual razão?

- bom, a princípio um filme que se passa em um ambiente moroso como um escritório não parece ser lá muito atraente, certo? Quanto mais uma comédia.

- o filme teve um lançamento pequeno, em poucas salas de cinema lá fora… e provavelmente em umas duas aqui no Brasil.

- é um filme do Mike Judge. Ele se dá muito bem fazendo coisas pra tv, Beavis e Butt-head foi exibido por anos na MTV, virando referência cultural nos anos 90 e King of the Hill tem várias premiações. Mas quanto a filmes… ele simplesmente não dá sorte. Os filmes são bons, ele é que dá azar. Na verdade, na época do lançamento desse filme, ele mesmo declarou que lidar com a indústria cinematográfica é algo muito emputecedor, e disse que não ia fazer mais filmes após o fracasso de Office Space. Insistiu com Idiocracy, e fracassou novamente. Os filmes são ÓTIMOS. Mike Judge só não tem a sorte de se chamar Michael Bay, um nome que chama gente pro cinema fazendo até ARMAGGEDON.

 Esse é o vizinho do Peter. eu nem falei dele na resenha, mas JESUS, ele é um dos caras mais engraçados do filme. Então eu tive que botar uma imagem dele aqui.

Como Enlouquecer Seu Chefe

Office Space (89 minutos – Comédia)
Lançamento: EUA, 1999
Direção: Mike Judge
Roteiro: Mike Judge
Elenco: Ron Livingston, Jennifer Aniston, David Herman, Ajay Naidu, Gary Cole, Diedrich Bader

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Felipe

    Foi apenas impressão, ou este filme lembra BASTANTE o filme do Jim Carrey que estreiou recentemente, Sim senhor?

  • santhyago

    lembro desse filme, passando nas noites da globo. o inicio, na auto estrada é ótimo.

  • http://www.baconfrito.com TCZ Q

    Ah que droga, eu lembrava que no filme ele porralocava sozinho, sem popotizador mimimi. Well, mais um pra regra dos quinze anos.

    E de qualquer maneira um cara com esse nome NUNCA será um bom diretor. Quem sabe se ele tivesse feito direito…

  • roger

    ae Felipe.

    eu não cheguei a ver esse filme do Jim Carrey… pra falar a verdade faz anos que não vejo um filme dele. mas mesmo assim, office space é de 99, logo, é pelo menos tem pelo menos 9 anos de originalidade na frente. :o)

    santhyago: sim! essa cena do engarrafamento é sensacional, muitobem editada. além disso, eu adora as cenas em que eles botam algum gangsta rap ferrado de fundo. “DIE MOTHERFUCKER, DIE MOTHERFUCKER STILL FOOL!”.

    tcz: regra dos 15 anos passou longe desse, reveja, relembre e regoste. ;-)

  • http://vetorerabisco.blogspot.com deeego

    Eu já vi esse filme…quando era garoto…é muito bom..isso antes de eu entrar nesse mundo corporativo… e já me cagava de rir…a parte que eles arrebentam os pcs e impressoras da empresa com taco de beisebol e o caro no engarrafamento são geniais

  • Geibson

    Essa e pra quem já assitiu o filme.
    Eu posso por fogo nesse predio….

  • Caio, The Eldar

    esse filme é muito bom.. e eu só assisti a primeira vez pq achava a aniston gostosa… mas… eu ainda acho!

  • http://www.brunomoraes.fot.br bruno moraes

    Esse ator que faz o vizinho é muito bom, mas infelizmente não vingou muito não… ele também faz o Jethro em Família Buscapé, sensacional!!!

busca

confira

Trutas
  • Ahnão
  • Bobolhando
  • Corvo
  • Di Vasca
  • Estranho Sem Nome
  • Facada no Fígado
  • Fail Wars
  • Gamer Sith
  • Lógica Feminina
  • Manolagem
  • MauoÊ
  • O Macho Alpha
  • Petit Cookie
  • Que Diabos?
  • Sake Com Sal
  • Uarevaa

quem?

baconfrito